Rio Grande do Norte

Escolha um destino:

Conheça o estado do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é um retrato do paraíso no nordeste. Suas praias são de areia branca e fina, contrastando com o azul marcante das piscinas naturais repletas de corais. 

Dunas e falésias também compõem o cenário, além do clima, que chama a atenção de muitos turistas ansiosos para aproveitar esse destino. Mas além das belíssimas paisagens, conheça o estado do Rio Grande do Norte e encante-se pela história e cultura por trás do turismo.

Você vai ler sobre
  • Estado do Rio Grande do Norte
  • Capital do estado do Rio Grande do Norte
  • Cidades do estado de Rio Grande do Norte
  • História do estado do Rio Grande do Norte
  • Geografia do estado do Rio Grande do Norte
  • Economia do estado do Rio Grande do Norte

Estado do Rio Grande do Norte

Localizado na Região Nordeste do Brasil, o Rio Grande do Norte é o quinto menor estado do Brasil. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em 2021 o território conta com uma população estimada de 3.560.903 habitantes, divididos em 167 municípios.

Entre as cidades, algumas se destacam, como a capital do estado, Natal, que concentra boa parte das praias e principais pontos turísticos, como o Forte dos Reis Magos, Centro Histórico e Parque das Dunas, e municípios como Tibau do Sul, onde fica a famosa Praia de Pipa, uma das preferidas para o turismo.

No interior do estado, alguns municípios se destacam por festas como carnaval (Caicó, Macau e Guamaré), São João (Mossoró) e de datas religiosas (Festa de Santana em Caicó e Currais Novos; de Santa Luzia em Mossoró; de Nossa Senhora da Guia, em Acari; e de São Sebastião em Parelhas e Caraúbas).

As altas dunas de Natal, em conjunto com o azul do céu e do mar, criam um cenário encantador

Além da capital, os maiores municípios do Rio Grande do Norte são: Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Capital do estado de Rio Grande do Norte: Natal

A capital do Rio Grande do Norte é Natal, considerada uma das cidades mais belas e ensolaradas do país, por isso é um destino que está sempre em pauta no turismo brasileiro. Veja o porquê nessa matéria especial do Conexão123 - Pontos Turistícos e Passeios em Natal.  

Entre os pontos turísticos mais famosos da capital estão a Praia de Ponta Negra, onde fica o Morro do Careca, uma gigantesca duna de areia onde os visitantes podem curtir diversas atividades, inclusive no mar logo abaixo do Morro.

Além disso, a orla da praia possui diversas opções de bares e restaurantes para quem quer aproveitar a culinária e a vida noturna nos bares e restaurantes da cidade.

Cidades do estado do Rio Grande do Norte

As cidades que mais se destacam, entre os 167 municípios potiguares, em termos de população e importância econômica e turística, são Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso.

Segunda cidade mais populosa do estado, com cerca de 300 mil habitantes, Mossoró é um destino conhecido por suas atrações culturais e festejos que agitam o calendário local: só a festa junina dura mais de um mês!

Terra de salinas, muito petróleo e ensolarada o ano inteiro, a cidade se orgulha de ter sido a primeira no Rio Grande do Norte a fazer campanha pela libertação dos escravos e de ter resistido aos ataques de Lampião, o rei do cangaço.

Colada à capital, a aproximadamente 12 km de Natal, Parnamirim é conhecida por abrigar o maior cajueiro do mundo, com uma área equivalente a um campo de futebol. As principais atividades que contribuem para o crescimento do PIB do município  são a agropecuária, o setor de serviços, a indústria e o comércio.

Seus principais atrativos são os belos recantos de mar calmo, protegidos por corais. Destacam-se as praias do Cotovelo, Pirangi do Norte e Pium.

Já Tibau do Sul está situada na faixa litorânea meridional do estado do Rio Grande do Norte, distante 77 km ao sul de Natal. Ocupa uma área de 102 km² e sua população foi estimada no ano de 2020 em pouco mais de 14 mil habitantes. 

O município abriga uma das praias mais famosas de todo o Nordeste brasileiro. A Praia de Pipa é considerada o principal destino praiano do sul do Estado, conhecida internacionalmente, com suas falésias e enseadas idílicas e bem preservadas. 

Conheça o estado do Rio Grande do Norte | Falésias de Pipa | Conexão123

As falésias da Praia da Pipa compõem o cenário paradisíaco de Natal

São Miguel do Gostoso é uma charmosa vila de pescadores, com cerca de 10 mil moradores, e está localizada a 110 km da capital potiguar. Por sua localização, bem na “esquina do continente”, é onde os ventos do Brasil literalmente se encontram. Por isso, a cidade é conhecida pelos amantes do windsurf e kitesurf.

Geografia do estado do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte localiza-se na Região Nordeste, sendo banhado pelo oceano Atlântico, e faz divisa com os estados da Paraíba e do Ceará. A influência do oceano é muito importante em aspectos como relevo, clima e vegetação. Na costa do estado, que é o quinto menor do país, fica localizado o ponto do continente americano mais próximo da África, o Cabo de São Roque. 

O relevo potiguar apresenta uma extensa planície litorânea. Já no interior, existem regiões de planalto, como parte do planalto da Borborema, e também de depressões e chapadas, como a chapada do Apodi. A serra do Coqueiro, no extremo oeste, é o ponto mais elevado do estado, com cerca de 860 metros de altitude.

O clima do Rio Grande do Norte é do tipo tropical, sendo mais úmido no litoral e mais seco conforme se avança pelo interior do estado. Na região do Semiárido, na porção oeste do território, inclusive, a escassez de chuvas é muito comum. A vegetação potiguar é predominantemente de caatinga, com formações de mangue, restinga e mata atlântica na faixa litorânea.

Assim como boa parte dos estados nordestinos, graças às altas temperaturas que duram praticamente o ano todo, qualquer estação é boa para se visitar o Rio Grande do Norte, porém existem alguns períodos chuvosos, e para que você não perca nenhum dia de praia, vamos te ensinar como programar melhor a sua viagem!

As temperaturas médias no verão podem ultrapassar os 27o C e no inverno ficam em torno de 23o e 25o C, ou seja, não muda tanto com a mudança de estações, porém, o inverno vem trazendo chuvas.

Esse período geralmente acontece entre os meses de março a julho. Isso não significa que chove todos os dias, mas que a incidência de chuvas é maior que nos outros meses.

Tanto que julho, por ser um mês de férias escolares, é sempre alta estação na região nordeste do país, mesmo sendo um período mais chuvoso. Logo, viajando nessa época, é possível pegar dias de sol, nublados ou de chuva.

Já o verão fica entre os meses de setembro a  fevereiro, onde o clima fica mais seco, a temperatura aumenta e é mais difícil a ocorrência de chuvas. Por tanto, você já pode programar sua viagem ao Rio Grande do Norte sabendo as datas onde pode ou não se deparar com dias mais chuvosos.

História do estado do Rio Grande do Norte

O estado do Rio Grande do Norte possui 167 municípios e uma área total de 52.881,107 km², segundo dados do IBGE. Sua história, assim como a do restante do país, foi marcada por diversas lutas por território no período do Brasil Colônia.

A disputa da capitania hereditária destinada a ser o Rio Grande do Norte ocorreu entre os franceses e a Coroa portuguesa, que enviou uma expedição de Portugal especialmente para recuperar a capitania e expulsar o domínio francês, como assim aconteceu.

Conheça o estado do Rio Grande do Norte | Fortaleza dos Reis Magos | Conexão123

Vista aérea da Fortaleza dos Reis Magos, edificada em Natal em 1599

Um símbolo da vitória de Portugal sobre a França foi a Fortaleza dos Reis Magos, construída para ajudar na reconquista da terra, tornou-se o ponto inicial onde um pequeno povoado daria origem à cidade que hoje é Natal, capital do estado.

Economia do estado do Rio Grande do Norte

Basicamente firmada no setor primário, a economia do Rio Grande do Norte está ligada a atividades de agricultura e extrativismo. O estado produz gêneros agrícolas, como cana-de-açúcar, e frutas, como melão, abacaxi, mamão e manga. 

Já no extrativismo, as produções de petróleo, gás natural e sal marinho têm destaque na economia do estado. 

Também merece destaque a carcinicultura marinha, que nada mais é do que uma técnica de criação de camarões em viveiros, muito utilizada no litoral do estado do Rio Grande do Norte e do Piauí, as principais regiões dessa cultura no Brasil.

O turismo é uma das principais atividades e fontes de receitas do estado, que de acordo com informações do governo estadual gera mais de 100 mil empregos e aproximadamente 54 atividades indiretamente ligadas a ele.

Para conhecer os melhores destinos do Brasil, conte com a 123milhas. Aproveite as condições para comprar passagens aéreas em promoção ou escolher pacotes de viagem!

RESERVAR

RESPOSTAS123

Os principais destinos turísticos do RN são:

  • Natal
  • Pipa
  • São Miguel do Gostoso
  • Mossoró

Para aproveitar o estado, é recomendado ficar de 8 a 10 dias em Rio Grande do Norte

A região nordeste tem a característica de ter altas temperaturas e sol em todas as estações do ano, mesmo no inverno, por isso é possível visitar o Rio Grande do Norte em qualquer época, sabendo:

  • Março a Julho são meses com maior incidência de chuvas
  • Setembro a Fevereiro são meses mais secos e quentes