Dia Nacional da Amazônia Azul: as águas marítimas brasileiras
Celebrado no dia 16 de novembro, o Dia Nacional da Amazônia Azul exalta as águas marítimas que banham o território brasileiro. Criado em 2015, o dia foi escolhido em razão da data em que entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Com um litoral que se estende por mais de 7 mil quilômetros, banhado pelo Oceano Atlântico, o Brasil está notadamente vinculado ao mar, seja por influência climática, econômica, alimentação, saúde, lazer e bem-estar. Por isso, o Dia da Amazônia Azul reforça a importância da preservação para políticas e gestão do espaço marítimo brasileiro.
Você vai ler sobre
- O território da Amazônia Azul
- Descubra o que é ecoturismo marinho
- Destinos de ecoturismo marinho no Brasil
O território da Amazônia Azul
A Amazônia Azul corresponde a um extenso território englobado pela Zona Econômica Exclusiva Brasileira. São em média 5,7 milhões de km² no ocidente do Atlântico Sul, além do mar territorial, hidrovias e águas interiores.
Essa área chama atenção mundial pelas suas reservas de pré-sal, onde são extraídos cerca de 95% do petróleo, 85% do gás natural e 45% do pescado produzido no Brasil. Além dos minérios, existe também uma imensa riqueza em recursos vivos, assim como a biotecnologia marinha, nova fronteira de conhecimento nacional.
O que é ecoturismo marinho
Nos últimos anos, o ecoturismo marinho ganhou ainda mais relevância, por estar associado diretamente com o lazer, uma das principais motivações para quem busca destinos sustentáveis.
O aumento do número de visitação em Unidades de Conservação (UCs), onde se destacam os Parques Nacionais Marinhos, também colaboram com a proteção do meio ambiente marinho e áreas costeiras, além de promover a conscientização por meio de atividades aquáticas.
Segmento de atividade turística, o ecoturismo marinho utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural marítimo, incentivando a conscientização, por meio da interação com o meio ambiente.
Destinos para aproveitar o ecoturismo marinho no Brasil
Com centenas de lugares incríveis para visitar, o Brasil é um verdadeiro paraíso para os fãs de ecoturismo marinho. Banhado por um litoral com mais de 7 km de extensão, o país reserva destinos deslumbrantes, ideais para conhecer no Dia Nacional da Amazônia Azul.
Delta do Parnaíba
Dono de uma beleza exuberante, o Delta do Parnaíba é um dos principais destinos da Rota das Emoções. Por estar localizado em uma área de proteção ambiental, conta com fauna e flora preservadas, tesouros do território piauiense.
Um dos cenários mais buscados pelos turistas no Brasil, ele é constituído por cinco braços do Rio Parnaíba que desaguam no mar, além de ser uma junção de igarapés, dunas, praias e ilhas. O rico berçário marinho engloba ainda o oceano Atlântico.
Se estiver pensando em visitar o Delta do Parnaíba, a Ilha do Caju precisa fazer parte do seu roteiro turístico em comemoração ao Dia Nacional da Amazônia Azul. A cerca de 50 km do município de Parnaíba, o local comporta cinco ecossistemas diferentes: mangues, dunas, matas, campos e alagados de água salgada.
Fernando de Noronha
Com 21 ilhas e ilhotas, Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso tropical, situado em Pernambuco. Com diversas atividades perfeitas para os adeptos do ecoturismo marinho, no arquipélago é possível ver de pertinho golfinhos e tartarugas marinhas e acompanhar tubarões e outros animais que compõem o ecossistema local.
Por ser um destino sustentável que prioriza a preservação da biodiversidade, o número de visitantes é restringido. Porém, com um bom planejamento, você consegue vivenciar o melhor de Fernando de Noronha!
A região conta com praias exuberantes de águas cristalinas e esverdeadas, com opções de atrações para os mais aventureiros e também para quem prefere programas mais pacatos.
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, o Parque Nacional dos Abrolhos, localizado em Caravelas, no estado da Bahia, representa um marco para a conservação marinha no Brasil, pois protege o maior banco de corais e mais importante berçário das baleias jubartes do Atlântico Sul.
As translúcidas águas verdes azuladas permitem a observação de toda a beleza marinha, como recife de corais, cardumes coloridos, tartarugas, estrelas do mar, tubarões e outras espécies que mantêm a biodiversidade local.
Destino queridinho dos mergulhadores, o local costuma receber muitos visitantes de julho a novembro, período em que é bem comum avistar baleias jubartes. Nessa época, os passeios de barcos costumam ser bem disputados, então o indicado é reservar com antecedência.
Para adentrar o Parque Nacional dos Abrolhos, é necessário pagar uma taxa ambiental que é revertida para a proteção do local, de aproximadamente R$ 100 por pessoa, porém brasileiros possuem 50% de desconto.
Conte com a 123milhas para conhecer esses e muitos outros destinos incríveis! No nosso site você encontra passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros e ainda consegue utilizar pontos para viajar com o 123fidelidade!