Colunistas

Acredite, o melhor pastrami dos EUA está em Los Angeles

Por Nenel Neto

Quando se fala em pastrami, o primeiro lugar que vem à mente é Nova Iorque, já que a cidade é mundialmente famosa por suas delicatessens judaicas que servem caprichados sanduíches recheados com esta carne condimentada, curada, cozida e defumada. Mas, acredite, o melhor pastrami dos EUA está em Los Angeles.

Pelo menos é o que afirmam vários especialistas no assunto, a exemplo do jornalista canadense David Sax, autor do livro Save the Deli – In Search of Perfect Pastrami, Crusty Rye and the Heart of Jewish Delicatessen (Salve as delicatessens – Em busca do pastrami perfeito, do pão de centeio crocante no coração da guloseima judaica; em tradução livre), lançado em 2009.

Para David, o pastrami perfeito é o da Langer’s, delicatessen famosa de Los Angeles, fundada em 1947. O motivo, segundo ele, é o equilíbrio entre o sal e os condimentos da carne e a casca crocante do pão.

Clássico absoluto do cardápio, o lendário “pastrami nº 19” é produzido com pastrami cortado à mão, salada de repolho (cole slaw), molho russo (russian dressing) e queijo suíço entre duas fatias de pão de centeio. Um pedaço de picles de pepino também está incluso, só que fora do pão.

Até o jornal Los Angeles Times se derreteu pelo sanduíche em questão, que foi considerado pela publicação como “a Marilyn Monroe dos sanduíches de pastrami”.

Quanto ao molho russo, ele é feito com ketchup, maionese, pepino e outros ingredientes secretos.

O pastrami da Langer’s não é feito na casa, apenas finalizado nela. Já chega curado e defumado, mas passa por longo cozimento no vapor (de 3 a 5 horas), que faz com que as fibras da carne se desmanchem, deixando-a macia e suculenta.

Aos amantes do sanduíche de pastrami, Los Angeles é sim um destino certeiro. Nova Iorque também, é claro.

Se ainda há dúvidas, o especialista David Sax é enfático: “O mais perto da perfeição que já provei é o sanduíche da Langer’s, em Los Angeles. É cozido corretamente, fatiado na medida certa e servido em um pão recém-tirado do forno”.

LANGER’S DELICATESSEN
Endereço: 704 South Alvarado St. (Los Angeles).
Experimente: O lendário “pastrami nº 19” (pastrami cortado à mão, cole slaw, molho russo e duas fatias de queijo suíço no pão de centeio, servido com um pedaço de picles de pepino fora do pão).
Site oficial: https://www.langersdeli.com/