Colunistas

All’Antico Vinaio: arte em forma de sanduíche em Florença

Florença é um museu a céu aberto, em que a arte de gênios como Filippo Brunelleschi, Paolo Ucello e Donatello estão ao alcance de nossos olhos.

A gastronomia local segue a mesma ideia, já que as comidas são, antes de tudo, apetitosas e bem apresentadas.

Entre os pratos clássicos locais estão delícias como feijão em azeite, lampredotto (estômago do boi cozido até ficar macio em um caldo aromático de cebola, aipo e tomate) e ela, a famosa bisteca à la fiorentina.

Os sanduíches são um show à parte, e é normal vermos turistas e locais caminhando pela cidade comendo estas maravilhas recheadas com os melhores frios e queijos italianos.

Entre vários bons locais para comer ótimos sanduíches, All’Antico Vinaio é um que você não pode perder.

Em funcionamento desde 1989 no centro de Florença, a loja é um fenômeno mundial, com direito a filas imensas de famintos em busca de seus sanduíches em forma de arte. Ou seria arte em formato de sanduíche?

Os atendentes fatiam em sentido longitudinal quadrados de schiacciata dourada, um pão toscano mais fino que focaccia, e depois recheiam com queijos envelhecidos, salames, mortadela e porchetta, uma carne de porco assada com pele enrolada em ingredientes como alho e erva-doce.

Destaco três sanduíches do cardápio. O primeiro é o “la favolosa”, em que o pão é recheado com salame sbriciolona, cremes de queijo pecorino e de alcachofra, feitos na casa, e berinjela picante. Um espetáculo!

“La summer” é recheado com presunto cru, muçarela fior di latte, tomate e manjericão, e, para os vegetarianos, o preparado com gorgonzola, abobrinha, tomate seco e rúcula é pedida certeira.

O endereço original de All’Antico Vinai é Via dei Neri, 65r, em Florença.

Esta boutique de sanduíches também está em Milão, Roma, Turim, Nova Iorque e Los Angeles.

Site oficial: https://www.allanticovinaio.com/