
Charlotte, a maior cidade da Carolina do Norte
Por Marcello Oliveira
Os Estados Unidos tem uma cidade que mistura seu cenário urbano e contemporâneo às belezas ao ar livre e muitos esportes de interação com a natureza, os arranha-céus com as montanhas e uma grande variedade de atrações. Assim é Charlotte, a maior cidade da Carolina do Norte, destino ainda pouco explorado pelos brasileiros.
Conheci Charlotte pela primeira vez em 2010 e foi de forma não proposital. Na ocasião, a companhia aérea US Airways, que mantinha seu centro de distribuição de voos em Charlotte, passou a ligar diariamente a cidade americana com o Rio de Janeiro e, posteriormente, com São Paulo também. Era mais uma opção aos brasileiros que precisavam ir aos Estados Unidos, sempre com conexão em Charlotte.
O vídeo sobre a Carolina do Norte exibido na fila da imigração foi a primeira coisa a me chamar atenção. Descrevia o montanhoso estado com suas belezas, densas florestas, turismo de aventura e tudo mais o que tinha direito para a criação do nosso imaginário baseado no estereótipo americano das produções de Hollywood. Nessas conexões, lembrei que eu estava na capital mundial da NASCAR (popular categoria do automobilismo americano, similar à Stock Car no Brasil). Após uma pesquisa sobre a cidade, resolvi planejar uma viagem para passar uns dias em Charlotte. Como a American Airlines havia comprado a US Airways, os voos diretos ao Brasil foram descontinuados. Na ocasião, cheguei de avião em Nova York e fui de ônibus até Charlotte justamente para conhecer o entorno da cidade e também alguma coisa pelo caminho. A capital americana, Washington, fica no meio do caminho e aproveitei para ficar lá por quatro dias antes de chegar a Charlotte.
A cidade faz jus ao seu slogan, “Charlotte’s Got a Lot” (Charlotte tem muito), graças, em parte, à sua mistura de amenidades urbanas e ênfase em tecer muita beleza ao ar livre entre seus arranha-céus. Com bairros distintos e diversificados, excelentes lojas e comida e cerveja premiadas, Charlotte pode satisfazer uma ampla gama de objetivos de férias. Na coluna de hoje vou listar algumas razões pelas quais você deve visitar Charlotte.
Florestas urbanas
Charlotte atua como líder em metas de arborização urbana, com a cidade a caminho de aumentar sua copa de árvores em 50% até 2050. Esse compromisso com o meio ambiente se estende às iniciativas de áreas verdes da cidade, várias das quais proporcionam um divertido passeio de bicicleta ou caminhada entre cervejarias e bares.
NASCAR
Mesmo as pessoas que nunca viram uma corrida da NASCAR podem apreciar as raízes da categoria e verificar como essas estão profundamente conectadas com Charlotte. O Hall da Fama da NASCAR é um programa simplesmente imperdível e o histórico traçado Charlotte Motor Speedway também. A maioria das equipes de corrida da NASCAR também fez da cidade sua casa, especialmente ao redor do Lago Norman, então o impacto do esporte na cidade se infiltrou na comunidade de várias maneiras.

Hall da Fama da NASCAR
O hall da fama da NASCAR mostra os principais e mais premiados carros de cada época da categoria. É a viagem ao passado no melhor estilo dos velhos tempos no interiorzão dos Estados Unidos, onde as corridas da NASCAR eram o evento mais importante do ano nesses lugares. As máquinas atuais também estão lá, assim como um boxe real de uma corrida para testar suas habilidades na troca de pneus e abastecimento dos carros de corrida. O local conta com uma ampla loja de artigos ligados à NASCAR e também com um café temático.

NASCAR relembra os velhos tempos da categoria
Cena artística NoDa
O norte de Davidson, ou NoDa, é a seção mais artística da cidade, então reserve um tempo para passear entre galerias, butiques e locais de apresentação para ver o lado colorido da cidade. Vale a parada na Amelie’s French Bakery para experimentar algumas das guloseimas que chegaram à franquia Jogos Vorazes, que filmou cenas em Charlotte e arredores.
Distritos cervejeiros
Além disso, ao explorar o NoDa, você encontrará várias cervejarias artesanais, pois o bairro tem a segunda maior concentração de cervejarias da cidade. O outro é South End, uma parte que convida ao passeio em uma agradável caminhada, ambos são considerados os dois bairros mais legais da cidade.
Museus especializados
A escolha de museus de nicho em Charlotte inclui, além do Hall da Fama da NASCAR, que já falamos, o Carolina Aviation Museum, que celebra o ponto de orgulho da Carolina do Norte como o local do primeiro voo americano. As crianças vão adorar o Discovery Place, uma coleção de três museus em um (Ciência, Natureza e Crianças), mas os adultos não vão querer perder as atrações Science on the Rocks entre outras.
Bairros distintos
Como a 16ª maior cidade dos EUA, quase um milhão de pessoas chamam Charlotte de lar. Apesar de ser a maior cidade da Carolina do Norte, Charlotte não é a capital do estado. E embora se estenda por mais de 480 km quadrados, os bairros distintos de Charlotte cresceram ao redor do centro da cidade, primeiro como bairros de bonde que evoluíram para centros caminháveis com prósperos negócios independentes.
Opções vegetarianas
Em uma cidade tão grande quanto Charlotte, praticamente todos os tipos de cozinha podem ser encontrados, e as ofertas vegetarianas vão desde pratos asiáticos autênticos até uma potência de sucos, a Clean Juice, que começou em Charlotte e agora cresceu para mais de 90 locais.
Lago Norman
O playground aquático de Charlotte tem quase uma dúzia de marinas e restaurantes que aceitam animais de estimação. Alugue barcos ou jet skis, ou navegue ao longo das mais de 80 km de superfície a bordo de uma prancha de stand up paddle, caiaque ou canoa.
Talento na cozinha
O 7th Street Public Market foi chamado de centro inovador gastronômico, fornecendo uma plataforma de lançamento para empresas como a It’s Poppin, uma empresa de milho gourmet. Planeje passar algumas horas navegando, bebendo e jantando em mais de 40 fornecedores no coração de Uptown nesta atmosfera de café que só esse canto de Charlotte pode oferecer.
Rafting urbano
Além de muito espaço verde em toda a cidade e nas proximidades do Lago Norman, Charlotte tem várias outras maneiras de curtir a natureza. Para as pessoas aventureiras, dirija-se ao U.S. National Whitewater Center para experimentar suas corredeiras de nível Classe II, III e IV, ou fique em terra apreciando a vista ou então pedale pelas trilhas dos mais cinco hectares do parque. Você também pode observar o parque voando em uma tirolesa.

U.S. National Whitewater Center
Diversão familiar
Duas opções para diversão e aventura garantidas ficam nos arredores da cidade: Carowinds e Carolina Raptor Center. Carowinds tem 13 montanhas-russas e várias opções de passeios aquáticos, bem como um parque aquático separado, o Carolina Harbor. Ou vá ao Carolina Raptor Center, uma organização sem fins lucrativos que se concentra na reabilitação de aves de rapina feridas e na conservação de outras aves de rapina, incluindo falcões e corujas.

Parque aberto ao público recupera aves de rapina feridas
Compras em abundância
Charlotte tem muitos shopping centers e até um shopping suspenso conectado por uma passarela, tornando-se um ótimo destino de compras durante todo o ano. Siga para o distrito histórico de Waxhaw. Várias opções que vão de mercados de agricultores locais a dois shoppings de luxo – Southpark Mall e Ballantyne Village – fazem desta cidade um paraíso de compras para pessoas de todos os orçamentos e interesses.

Southpark reúne as marcas mais luxuosas do mundo em um só lugar
Para quem está em conexão
O Aeroporto Internacional de Charlotte, apesar de não contar mais com voos para o Brasil, ainda é um importante hub nos Estados Unidos. Se você estiver em conexão, não deixe de visitar a loja da NASCAR e de experimentar a famosa maçã confeitada com chocolate da Rocky Montain Chocolate Factory. A marca é original do estado do Colorado, mas fez fama na Carolina do Norte. Garanto que você nunca viu uma maçã tao apetitosa!

As melhore maçãs confeitadas do mundo: do Colorado para a Carolina do Norte