Comer bem pagando pouco em Salvador - Dicas de Viagem e Turismo - Conexão123
Comer bem pagando pouco em Salvador

Comer bem pagando pouco em Salvador

13 de maio de 2022

Por Nenel Neto

Se você é ligado em vídeos de comida, já deve ter ouvido falar em “Street Food”, série documental da Netflix que apresenta o melhor da comida de rua.

Lançada em 2019, a primeira temporada se passa toda na Ásia, em nove episódios que mostram pérolas da culinária de rua em Bangcoc, na Tailândia; em Osaka, no Japão; em Nova Déli, na Índia; em Yogyakarta, na Indonésia; em Chiayi, em Taiwan; em Seul, na Coréia do Sul; em Ho Chi Min, no Vietnã; em Singapura e em Cebu, nas Filipinas.

Cada parada é um capítulo e, em cada um deles, uma profusão de sabores leva o espectador a uma imersão na cultura local.

A segunda temporada, batizada de “Street Food América Latina” e lançada um ano depois, se baseia em depoimentos de especialistas em gastronomia em cada um dos países para exaltar as culinárias locais. Os personagens principais são os criadores das iguarias, em sua maioria mulheres simples que venceram com sua “arte”, que são humanizados ao terem suas histórias contadas, desde a dificuldade até o sucesso.

São seis episódios de aproximadamente meia hora cada um. O primeiro se passa em Buenos Aires, na Argentina. O segundo, aqui no Brasil, em Salvador. O terceiro em Oaxaca, no México. O quarto, em Lima, no Peru. O quinto em Bogotá, na Colômbia, e o sexto e último em La Paz, na Bolívia.

Em Salvador, o destaque foi para a simpática dona Suzana, do Ré Restaurante, que serve uma famosa moqueca em seu quintal, localizado em uma viela da Comunidade Solar do Unhão.

O espaço é simples, com mesas de plástico e vista para a Baía de Todos os Santos.

As moquecas podem ser de peixe, camarão ou arraia, e os preços são bem atrativos.

Vale destacar que os ingredientes principais do restaurante de Dona Suzana vêm diretamente da rede de pesca de seu marido, o senhor Antônio.

A história de superação de dona Suzana emociona qualquer um, a sua comida, idem.

Se estiver em Salvador, se delicie com as moquecas, com o pirão e com o feijão fradinho refogado com dendê. Tudo feito com muito esmero pela sempre sorridente dona Suzana.

Ré Restaurante Dona Suzana
Endereço: Rua da Conceição da Praia, 1294-1490 – Comércio (Salvador).
Experimente: As moquecas de dona Suzana.
Instagram: @donasuzanarerestaurante

Nenel Neto
Nenel é o jornalista por trás do perfil Baixa Gastronomia, dedicado à pesquisa e aos roteiros de comida boa e acessível em qualquer cantinho do mundo.
Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!