Colunistas

Como não se apaixonar por Florença e pelas fazendas da Toscana?

Por Marcello Oliveira

Como não se apaixonar por uma viagem à Toscana, a região de cultura mais rica da Itália? Hoje vou focar na cidade de Florença e seus arredores, que consegui explorar a bordo de um clássico Fiat de mais de 50 anos que aluguei e que ainda funciona a todo vapor.

Andar pelo Centro Histórico é viajar no tempo e logo você aprende a explorar cada canto. Você se localiza pela bela Catedral de Santa Maria Del Fiore, a Duomo de Florença. Uma imponente construção que começou a ser erguida em 1296 e só ficou completamente pronta em 1436. É considerada uma das maiores igrejas da Itália e pode acomodar até 30 mil pessoas.

A dica é se hospedar próximo dela, pois assim você fica por dentro de tudo que ocorre no centro da cidade, dia ou noite e não perde nada. Consegue fazer tudo a pé. E nessa região sempre tem algo interessante para fazer. Um belo dia, enquanto tirava um bom “cochilo” pós almoço no hotel, fui acordado por tenores que iniciavam ali uma agradável apresentação. Ao longo do dia e da noite, talentosos artistas de rua se apresentam pelas ruelas históricas.

Para visitar as fazendas que produzem vinhos e azeites na região você vai precisar de um carro. Por 100 euros eu aluguei um clássico Fiat 500, dos anos 1960, ainda em pleno funcionamento. Com ele eu fui na bela praça Michelangelo, de onde se tem a melhor vista de Florença. Aqui, mais uma dica: vá ao pôr do sol. Ao lado fica a Basílica San Miniato al Monte, que tem mais de mil anos de construção.

O colunista que vos escreve ao lado do valente Fiat 500 de 1957

O colunista que vos escreve ao lado do valente Fiat 500, dos anos 1960

Na parte gastronômica, além do almoço nas fazendas da região, você pode comer um prato de pasta feita na hora com o molho a sua escolha por apenas 5 euros. Foi um achado. Depois que descobri esse singelo e tradicional restaurante dentro do Mercado Municipal de Florença, passei a almoçar lá todos os dias.

Uma das fazendas que recebe visitantes para acompanhar o processo de produção de vinho

Uma das fazendas que recebe visitantes para acompanhar o processo de produção de vinho

Se tiver mais tempo e disposição para dirigir, vá até outras cidades da região como Pisa e Siena, de carro, passando pelas estradas de terra da região. Não são raras as fazendinhas que recebem viajantes para visitar sua plantação de oliva e de uvas assim como os processos de produção artesanal de azeite e vinhos. Muitos poderão te convidar para um almoço ou jantar em casa, junto da família. É uma oportunidade de ouro de conhecer os costumes de uma típica família italiana. Quer conhecer mais da Toscana, então dê o play no vídeo.