Todos

Conheça o impactante Mercado Bazurto, em Cartagena

Por Nenel Neto

 

Anthony Bourdain, o famoso chef e apresentador nova-iorquino, disse certa vez que o Mercado Bazurto foi um dos melhores lugares onde ele já comeu.

É preciso falar de Bazurto!

Estar ali é impactante por uma série de fatores.

Bazurto é uma das veias abertas da América Latina, onde a miséria econômica e a riqueza vinda da terra dividem espaço em uma pequena imensidão formada por labirintos, em que cores, cheiros, sabores e sentimentos são intensos.

Ver pessoas deitadas ao lado de grandes pilhas de carvão é muito triste. Por outro lado, sentir os aromas da comida caribenha vai te deixar feliz.

Na parte aberta, à beira-mar, os peixes frescos atraem até lá os chefs dos badalados e luxuosos restaurantes da Cidade Amurada. Frutas idem. Exalando beleza e frescor.

Não são apenas os renomados chefs da cidade que fazem compras ali. Considerável parte da população de Cartagena também, já que os produtos são de primeira linha e os preços bem em conta.

Para almoçar bem, indico o Restaurante Cecília, onde Bourdain comeu quando esteve na Colômbia, em 2008.
A comida é fresca, saborosa e com muita alma. Comida de verdade, já que alimentos ultra processados não entram ali.

Dos panelões costumam sair mote de queso (tradicional sopa de inhame com queijo costenho), camarão refogado com manteiga e alho, peixe frito, arroz misturado com feijão, banana frita, carne de boi ensopada, tripa de porco idem e arroz com frango e porco.

Pra quem ama comida, aconselho veementemente. Vá de coração aberto e sem preconceitos.

Ah, um guia pode ajudar bem na sua estada em Bazurto. Quando o visitei, contratei um simpático taxista que atendia aos hóspedes de nosso hotel. Inclusive, se planeja conhecer a Colômbia, descubra os três pratos que você precisa experimentar em Bogotá.

O Mercado Bazurto não tem maquiagem. Ele representa a Cartagena desnuda. Despudorada. Desavergonhada.