Colunistas

Contracultura, tecnologia e boa comida em San Francisco

Por Nenel Neto

Não conheço ninguém que, conhecendo San Francisco, na Califórnia, tenha dito algo que não fosse espetacular a respeito desta cidade. Para muitos, inclusive, não há lugar mais bonito no mundo.

San Francisco foi cenário da contracultura hippie do final dos anos 1960 e, hoje, abriga algumas das principais empresas de tecnologia do planeta, já que fica nos arredores do Vale do Silício.

Há a famosa Golden Gate, ponte suspensa que se estende ao longo da baía de San Francisco e cuja travessia pode ser feita de bicicleta, de carro ou a pé.

Tem também a Ilha de Alcatraz, a maravilhosa ladeira da Lombard Street e seus jardins floridos e as coloridas casas vitorianas perto da Praça Álamo.

Enfim, é uma cidade que une o antigo ao moderno e que agrada a todos os estilos de turistas.

Mas San Francisco deveria ser reconhecida também por ser um dos melhores destinos gastronômicos dos Estados Unidos.

Há bares, lanchonetes e restaurantes para todos os gostos e bolsos, e, aqui, deixo três dicas imperdíveis desta linda cidade.

1 – Para comer hambúrguer

Vá ao lendário Red’s Java House, em atividade desde 1955 na orla do Pier 30.

Os hambúrgueres e cachorros-quentes são servidos em pão de fermentação natural e cobertos com mostarda, maionese, picles e cebola. Sem ketchup.

A pedida certeira é um cheeseburguer duplo acompanhando por batatas fritas com queijo e chili.

Anthony Bourdain descreveu o Red’s como um “lugar maravilhoso, tradicional, com alto teor de gordura e proteína e cerveja no café da manhã”, acrescentando: “Sempre que você começar a duvidar da beleza de San Francisco, tudo o que você precisa fazer é vir aqui”.

Endereço: 30 Pier.

O que pedir: Cheeseburguer duplo, batatas fritas com queijo e chili e cerveja.

Site: http://www.redsjavahouse.com/

2 – Para comer burritos

A Califórnia tem ótimas alternativas para quem gosta dos sabores mexicanos. Há várias opções deste tipo de comida em San Francisco, a exemplo da La Taqueria, uma instituição do Mission, bairro em alta na cidade.

O local existe há mais de 40 anos e já foi citado diversas vezes por servir um dos melhores burritos do país. A fila na porta diz tudo.

Os burritos da casa não levam arroz, e o destaque ficar para o “carnitas”, recheado com carne bovina e feijão.

É o local perfeito para uma refeição barata, deliciosa e saciante.

Uma dica: evite os horários de pico.

Endereço: 2889 Mission St.
O que pedir: Burrito carnitas.

3 – Para finalizar, um belo naco de carne

House of Prime Rib é uma churrascaria da velha guarda, com papel de parede flocado e que serve apenas este corte do boi.

Boa opção para um jantar mais formal ou para datas comemorativas, este clássico de San Francisco foi aberto em 1949 e adentrá-lo é como voltar no tempo.

As únicas escolhas a fazer são a temperatura da carne, a espessura do corte e o tipo de batata (purê ou assada). Para beber, martini ou manhattan. E só.

Salada, preparada à mesa, creme de espinafre e pudim de Yorkshire são os acompanhamentos para o prime rib.

Endereço: 1906 Van Ness Ave.
O que pedir: Prime rib.
Site: https://www.houseofprimerib.net/