Lugares para conhecer

Dia de São Pedro: saiba mais sobre as comemorações do santo da chuva

“Pula a fogueira iaiá, pula a fogueira ioiô!” De norte a sul, diversas cidades convidam os moradores e atraem turistas para os festejos juninos, repletos de comidas típicas, decoração colorida e trajes tradicionais, em programações que se estendem pelo mês inteiro. 

Além da festança, esses eventos celebram figuras da fé católica. Entre os santos homenageados no mês de junho, São Pedro figura como um dos mais populares. Seu dia é comemorado anualmente em 29 de junho e, embora não seja feriado, a data é celebrada nos quatro cantos do Brasil.

Confira a seguir a história do “santo da chuva”, como é popularmente conhecido São Pedro, e as dicas de três destinos nacionais que celebram as festas juninas em grande estilo. Vem com o Conexão123!

 

Você vai ler sobre

 

Conheça a história e as curiosidades sobre o Dia de São Pedro 

O dia 29 de junho é a data anual da celebração de São Pedro e São Paulo, em reconhecimento às virtudes cristãs dos dois importantes apóstolos, que, segundo os relatos bíblicos, defenderam o Evangelho de Jesus Cristo com suas vidas. Os dois são padroeiros de Roma, juntamente com Santa Catarina de Siena. No Brasil, predomina a celebração a São Pedro.

A festividade é mais antiga que o Natal e também ocorre na Igreja Ortodoxa, mas em data diferente, no dia 12, pois os ortodoxos não seguem o calendário gregoriano, como os católicos, e sim o juliano, anterior à reforma do papa Gregório XIII. 

A origem da efeméride está ligada à suposta data da morte e do traslado das relíquias de ambos os santos. Não há consenso em relação ao dia do nascimento de São Pedro. Estudiosos e especialistas estimam, porém, que sua morte tenha ocorrido por volta de 67 d.C., em Roma, na Itália.

Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão). Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista, segundo a Bíblia, foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo.

 

São Pedro é o santo da chuva?

E por que São Pedro é considerado o santo da chuva? Porque Pedro tem fama de porteiro dos céus. Esse “título” é graças a uma passagem do Evangelho de Mateus, na qual Jesus se volta para Pedro e diz: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus”. 

Essa declaração foi suficiente para colocá-lo na história como o responsável por carregar as chaves celestiais e, popularmente, ganhou um poder ainda maior: fazer chover ou cessar as inundações!

Agora que você já conhece a história de vida e as curiosidades que envolvem a figura de São Pedro, confira três destinos nacionais, escolhidos pelo Conexão123, para quem quer curtir as festas juninas, seja para celebrar São João, Santo Antônio ou São Pedro. 


Festas juninas: Recife Antigo

Sanfona, triângulo e zabumbas ditam o ritmo das festas de São Pedro e outros santos juninos que alegram a todos em um dos destinos que arrastam multidões e atraem viajantes de todo o país. 

No Recife Antigo, grupos de cocos de rodas, cirandeiros, bandas de forró e baião transformam a Praça do Arsenal da Marinha em um enorme arraial. O Trem do Forró, que parte do Marco Zero em direção ao Cabo de Santo Agostinho, leva os mais animados rumo a uma celebração ainda mais vibrante. 

O Museu da Cidade, localizado no Bairro de São José, permanece de portas abertas para receber os visitantes. Ele funciona das 10h às 16h, às quartas, quintas e sextas. O local reserva muita história e cultura, além de ser uma ótima opção para quem busca entender melhor o passado da cidade. 

No embalo das comemorações, o museu também conta com uma oficina superdivertida, que convida a criançada e seus familiares a confeccionarem a sua própria bandeira junina, símbolo das festas de São Pedro e São João. 

Na programação, desfiles de bandeiras, concursos de quadrilha, adulto e juvenil, e shows de artistas locais e convidados garantem ainda mais diversão. A Caminhada do Forró, por exemplo, celebração volante que é candidata a Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil e que em 2022 ocorreu no dia 14 de junho, percorre as ruas do Recife Antigo, com muita música e animação. 

Rumo à Praça do Arsenal, com parada no Pátio de São Pedro, a festa aconteceu em homenagem ao orixá Xangô, que corresponde a São João no sincretismo religioso do Nordeste e também à figura do sanfoneiro – ícone da música nordestina. 

E a Frevioca – uma das marcas do Carnaval do Recife – coloca todo mundo no ritmo do forró e se transforma em Forróvioca, tocando os grandes clássicos dos mestres Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos.

Festas Juninas: Programação do Dia de São Pedro nos principais destinos juninos | Recife Antigo | Conexão123

Encenação das comemorações juninas do Recife Antigo

 

Festas juninas: Caruaru

Conhecida como uma das maiores festas juninas do Brasil, o São João e o São Pedro em Caruaru são bem completos e oferecem aos visitantes tudo aquilo que você pode imaginar. O evento começou em 1º de junho e vai até 30 de junho. 

Com muitos pontos turísticos para conhecer, Caruaru, no agreste pernambucano, dispõe de diversas atrações, tanto em São Pedro quanto em outras datas. Um destino turístico muito rico em cultura, culinária típica e construções históricas. 

Um dos principais polos de festas juninas do Nordeste e do Brasil, Caruaru, localizada a 135 quilômetros do Recife, capital do estado de Pernambuco, recebe milhares de turistas todos os anos. O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga é uma das principais atrações durante a comemoração e chega a receber, em média, 100 mil pessoas por dia.

São cerca de 24 palcos, de pura animação, espalhados pela cidade, com atrações como Elba Ramalho, Alceu Valença, Alok, João Gomes, Zé Vaqueiro, Xand Avião, Wesley Safadão, Matheus e Kauan, e mais. 

No total, foram contratados 500 artistas para a festa de 2022, que se apresentam no decorrer dos 30 dias, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, sendo que 65% dos espetáculos são de artistas locais. 

Entre um show e outro, tire um tempinho para explorar o turismo regional. Conheça os principais pontos turísticos da cidade, que valem estar no seu roteiro de viagem: 

  • Centro histórico
  • Museu do Barro Espaço Zé Caboclo
  • Museu do Cordel
  • Casa-Museu Mestre Vitalino
  • Museu do Forró Luiz Gonzaga

A Sala de Reboco, localizada no Bairro de Alto Moura, também não pode ficar fora da sua lista. Por lá, animação, alegria e muito forró estão garantidos o ano inteiro. Assim como a Feira de Caruaru, tida como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é um lugar perfeito para comprar lembrancinhas e adquirir peças de artesanato feitas de barro, tradição recifense que permanece viva. 

Festas Juninas: Programação do Dia de São Pedro nos principais destinos juninos | Caruaru | Conexão123

Conheça o turismo de Caruaru durante as celebrações de São Pedro

 

Festas juninas: Campina Grande

Palco do intitulado Maior São João do Mundo, embalado com as festas do Dia de São Pedro, Campina Grande, na Paraíba, iniciou em junho a festa mais tradicional da região. Após dois anos em pausa, em razão da pandemia, o festejo  retorna neste ano de 2022 com mais de 500 atrações, espalhadas em 31 dias de alegria e diversão. 

Com uma programação intensa, de shows, oficinas, apresentações teatrais e culturais, a cidade paraibana está atraindo diversos turistas que querem se jogar nas brincadeiras típicas e arrasar na pista de dança ao som do forró. São mais de 1.000 horas do ritmo que nasceu no Nordeste e conquistou o coração dos brasileiros e estrangeiros. 

Este ano, inclusive, o homenageado é o artista nordestino Genival Lacerda, intérprete de diversas canções tocadas em celebrações juninas. Além disso, o tradicional Casamento Coletivo, que se repete há mais de 30 anos, uniu em matrimônio 100 casais apaixonados sob as bênçãos de Santo Antônio, o santo casamenteiro, na Pirâmide do Parque do Povo.

Uma cidade cenográfica, com réplicas em tamanho real dos pontos turísticos de Campina Grande, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição e o Cassino Eldorado, toma conta do mesmo parque. A tradicional fogueira de mais de 20 m de altura também está presente, assim como nas celebrações anteriores. 

Em relação aos shows, a cidade recebe grandes nomes do cenário musical, e ainda artistas locais, apresentações de quadrilha e trios de zabumba, triângulo e sanfona, com um som bem pé de serra, que faz a poeira subir. 

Além das comemorações juninas, tire um tempinho na sua agenda para aproveitar um pouco do turismo de Campina Grande. Visite o Museu de Arte Popular da Paraíba, faça um tour pela Vila Sítio São João e conheça os restaurantes de comidas típicas da Vila Abraão. A cidade paraibana reserva muitas atividades e atrações interessantes que você não pode deixar de visitar. 

Festas Juninas: Programação do Dia de São Pedro nos principais destinos juninos | Campina Grande | Conexão123

A festa junina de Campina Grande é uma das maiores do mundo

 

Ficou mais fácil decidir onde vai pular fogueira neste Dia de São Pedro? A 123milhas oferece as melhores condições para você viajar sem preocupação. Aluguel de carros, passagens aéreas, hospedagem que são a sua cara e até mesmo seguro viagem. Embarque com a gente e viva o melhor das festas juninas!