
|
Sabia que a escolha do assento em um voo pode ser algo totalmente decisivo em sua viagem? Isso porque sentar em um lugar do avião de acordo (ou não) com o seu perfil de viajante pode ser a diferença entre você chegar bem ao destino ou estressado(a) e com dores. Para não errar nunca, confira nossas dicas para escolher o melhor lugar no avião na hora de marcar o seu assento.
Dica #1: Consulte sites que mostrem mapa de assentos do voo
Há sites especializados que mostram todos os detalhes sobre o exato voo que você irá fazer. Acredite: são melhores que qualquer mapa de assentos das companhias aéreas! Dá para saber até se há turbulências na rota e qual a fileira com maior espaço para as pernas. Não é perfeito? Conheça três deles:
Seat Guru (seatguru.com)
Este site mostra os melhores lugares no avião e detalhes do voo. Você também pode saber quantas refeições e o que será servido e quais os melhores lugares naquele avião específico de acordo com critérios técnicos e opiniões de outros passageiros.
O site é bem simples! Basta inserir o dia do seu voo, a companhia aérea e o destino. Pronto! O site já sabe qual é a aeronave que você irá voar e mostra todos os detalhes da rota e do avião.
Seat Expert (seatexpert.com)
O Seat Expert funciona como o Seat Guru. A diferença é que você pode comparar o mapa de assentos de cada companhia aérea, o que pode ser útil antes de comprar a passagem.
Route Happy (routehappy.com)
Escolha o destino e o site mostrará as principais companhia aéreas que realizam o trajeto por ordem de preferência e qualidade de voo. Ao lado da nota aparece também o valor e tudo que o voo oferece.
Dica #2: Faça a marcação do assento o quanto antes
Há dois momentos possíveis para realizar a marcação de assento: no ato da compra da passagem (normalmente cobra-se uma taxa extra); ou há alguns dias do voo (cerca 72 ou 48 horas antes do embarque, de acordo com a companhia aérea).
Se escolher a opção sem taxas, reserve seu assento assim que a companhia disponibilizar a marcação.
Dica #3: Defina prioridades de acordo com seu perfil de viajante
É essencial você ter noção dos seus próprios gostos para saber o que importa para você durante um voo.
Assentos das saídas de emergência
Normalmente, esses assentos estão sobrando se você fizer o check in muito tarde. Há a desvantagem de que não reclinam ou reclinam muito pouco. Por outro lado, há mais espaço para as pernas. Esses lugares também têm um ar condicionado mais forte. Então, se você é “calorento(a)”, já sabe onde sentar!
Primeira fileira
A primeira fileira tem mais espaço para as pernas que qualquer outra parte do avião. Ninguém vai reclinar na sua frente e o ato de sentar é mais fácil, pois não precisará ficar pedindo licença aos passageiros do lado.
Por outro lado, também costuma ser a fileira preferida de pais com bebês de colo, e bebês são imprevisíveis. Então, é melhor ter ciência disso.
Além disso, em várias companhias aéreas, esses assentos só são disponibilizados com pagamento de taxa extra ou para pessoas com necessidades especiais.
Sobre as asas
O meio do avião (sobre as asas) é a parte mais estável da aeronave, onde turbulências são menos sentidas. Além disso, em vários aviões, é uma região com espaço extra para as pernas.
A desvantagem é que nem sempre os bancos da janela possuem de fato uma janela inteira pra você e, às vezes, as asas bloqueiam a vista. Há quem diga que é uma parte mais barulhenta também, por causa das turbinas.
Traseira do avião
Normalmente, sobram assentos no fim do avião e você pode se beneficiar com um poltrona extra do seu lado.
Em contrapartida, as turbulências são mais sentidas nessa parte do avião, você estará próximo(a) a um banheiro e sempre será servido(a) por último nas refeições de bordo.
Corredor ou janela?
Aqui a decisão fica por conta de quantas vezes você levanta durante o voo. Poder levantar e se movimentar, mesmo que não seja para ir ao banheiro é muito importante, principalmente em voos longos.
Lugares mais seguros
Mesmo sendo o avião um dos meios de transporte mais seguros que existem, em caso de acidentes, tem mais chance quem escolhe estar perto das saídas de emergência e no fim do avião (as chances de sobrevivência de quem está na traseira do avião são o dobro de quem está na frente).
Bom, agora que você aprendeu todas as dicas para escolher o melhor lugar no avião, já pode comprar suas passagens com tranquilidade, né? Faça já sua pesquisa e boa viagem!