Colunistas

Entre bifanas, francesinhas e cachorrinhos

Por Nenel Neto

Francesinha, bifana e cachorrinho. Quando estiver na cidade do Porto, em Portugal, não estranhe estes nomes diferentes em se tratando de comida, pois eles são clássicos sanduíches locais.

A verdade é que se come muito bem no Porto, e a cidade não vive só de pratos com bacalhau. Os sandes, como os portugueses chamam os sanduíches, são as pedidas obrigatórias para quem gosta de deliciosas aventuras gastronômicas.

Mas, afinal, como estas iguarias são preparadas e quais ingredientes elas levam entre duas fatias de pão?

Na lista abaixo, explico detalhadamente o que são bifanas, cachorrinhos e francesinhas e indico o melhor local para se degustar cada um destes néctares portuenses.

Francesinha

Ao lado das tripas à moda do Porto, a francesinha é o prato mais típico da cidade.

Trata-se de um petardo de sanduíche que, de tão úmido, deve ser comido utilizando garfo e faca.

A anatomia de uma francesinha é a seguinte, de baixo para cima: bife de boi – às vezes utiliza-se o de porco –, salsicha defumada e presunto entre duas fatias de pão quadrado torrado.

Pra deixar tudo mais gordo e delicioso, a fatia superior do pão recebe queijo derretido e um molho de tomate com infusão de cerveja.

Por falar em molho, a receita dele é guardada a sete chaves no Café Santiago, que existe desde 1959. A francesinha da casa é icônica e mais caprichada que a receita base, pois ainda leva mortadela e um ovo frito, este último fica entre a fatia de cima do pão de forma, assado em forno lenha, e o molho.

Conta a história que um jovem chef, voltando do trabalho na França, concebeu um novo sanduíche, na tentativa de recriar o francês croque-monsieur, o que explica o nome francesinha.

O Café Santiago tem três unidades na cidade do Porto, mas o endereço original é à Rua Passos Manuel, 226.

Bifana

No Porto, as bifanas parecem viver à sombra das francesinhas.

O delicioso sanduíche em questão é preparado com bifes de porco temperados, levemente socados, fatiados ou inteiros, que são cozidos lentamente em molho de alho e depois colocados dentro de pãezinhos portugueses.

Na cidade do Porto, não deixe de experimentar as bifanas do Conga.

Conhecido como a Casa das Bifanas, este restaurante existe desde 1976. Lá, o sanduíche é servido quentinho, com fatias muito finas de carne e molho picante e abundante.

A popularidade da bifana em Portugal reflete-se no fato de até o McDonald’s a ter incluído em seu cardápio com o nome de McBifana, mas, no Porto, elas não têm a mesma fama da francesinha.

O Conga fica na Rua do Bonjardim, 318.

Cachorrinho

Para fechar a lista, o cachorrinho. Calma, não estamos falando de um sanduíche com carne de cachorro. Não mesmo!

Este icônico “sande” da cidade do Porto leva salsicha, queijo e um molho picante. Este último pincelado sobre uma baguete fininha e estaladiça. Uma maravilha dos deuses.

Ele chega até o comensal cortado em pequenos pedaços, o que poderíamos chamar aqui no Brasil de “a palito”.

Cachorrinho é a resposta do Porto ao cachorro-quente. O pão é fino e crocante, a salsicha, fresca e grelhada.

Muitos restaurantes oferecem novas versões deste simples prato, mas na Cervejaria Gazela, em funcionamento há 60 anos, a tradição é mantida.

A casa atingiu notoriedade mundial após a visita de Anthony Bourdain, que, em 2017, ali jantou e gravou parte do episódio da série “Parts Unknown” dedicado a Portugal.

Para acompanhar o cachorrinho, peça uma cerveja gelada e uma porção de batatas fritas.

A Galeza está localizada à Travessa Cimo de Vila, 4, no bairro Batalha.