Entre terremotos e chorillanas no bar mais icônico de Santiago - Dicas de Viagem e Turismo - Conexão123
Entre terremotos e chorillanas no bar mais icônico de Santiago

Entre terremotos e chorillanas no bar mais icônico de Santiago

22 de abril de 2022

Por Nenel Neto

Você já bebeu um terremoto?

Calma, não se assuste, terremoto é uma bebida histórica que fez a fama do bar mais icônico da capital do Chile, o La Piojera.

Ele é feito com uma mistura de sorvete de abacaxi, vinho branco doce – conhecido como “pipeño” – e granadina ou fernet. Um aviso importante: muitos terremotos causam ressaca.

La Piojera é um bar muito simples, o que seria chamado por nós, carinhosamente, de “pé sujo”.

Localizado próximo ao Mercado Central de Santiago, La Piojera abriu suas portas em 1896 e sempre foi um bar popular.

Mas o nome do boteco só foi dado, mesmo que extraoficialmente, pelo presidente do Chile, Arturo Alessandri Palma, em 1922.

Naquele ano, ele visitou o local para testar sua popularidade entre a classe trabalhadora chilena. Foi quando Arturo exclamou a famosa frase: “Vocês me trouxeram para esta casa de pulgas?”.

O dono do bar achou difícil se livrar desse nome insultuoso, reivindicado pela clientela do bar como um motivo de orgulho. Desde então, o apelido pegou, mas foi somente em 1981 que La Piojera se tornou o nome oficial do estabelecimento, com direito a uma placa acima da entrada do humilde bar.

Antes da visita do presidente chileno, há exatos 100 anos, La Piojera era conhecida por dois nomes: Santiago Antiguo e Bar Democrático.

Voltando ao terremoto, é indicado que o comensal coma algo enquanto aprecia este alcoólico drinque, e a melhor pedida para isso é a clássica chorrillana chilena, uma combinação de batatas fritas cobertas com ovo frito, carne bovina em fatias e cebola. Uma deliciosa bomba calórica para rebater a bebida.

Conhecer La Piojera é fazer parte, mesmo que minimamente, da história de Santiago do Chile.

LA PIOJERA
Endereço: Aillavilú 1030 – Estación Mapocho.
Experimente: Terremoto (para beber) e chorrillana (batatas fritas, carne em fatias e ovos fritos).
Site: https://www.lapiojera.cl/

Nenel Neto
Nenel é o jornalista por trás do perfil Baixa Gastronomia, dedicado à pesquisa e aos roteiros de comida boa e acessível em qualquer cantinho do mundo.
Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!