
Manchester, berço da Revolução Industrial
Por Raphael Ursino
Seguindo viagem de carro no mini mochilão pela Inglaterra e Escócia, saí de Liverpool e fui para Manchester, berço da Revolução Industrial, e que fica a cerca de 30 km da Terra dos Beatles, e a aproximadamente 320 km da capital Londres.
Pioneirismo no uso da máquina a vapor
Manchester é uma das principais cidades inglesas, se destacando em diversos segmentos. Ela é um importante centro econômico do país, tendo um papel fundamental para a Inglaterra, já que é o berço da Revolução Industrial, onde a máquina a vapor na indústria têxtil foi usada pela primeira vez, em 1789.
Gigantes do futebol
No futebol, é inegável a grandiosidade e a popularidade dos seus principais times, o Manchester United e o Manchester City. Você ainda pode fazer um tour pelo Old Trafford, o estádio do United e também conhecer o Etihad, que pertence ao City.

Old Trafford, estádio do Manchester United

O Etihad Stadium pertence ao Manchester City
Nomes de peso da música mundial
Já ouviu falar de bandas como New Order, Oasis e The Smiths? Pois é, elas são algumas das principais bandas mundialmente famosas que saíram de Manchester. Sem falar de Joy Division, Magazine, The Stone Roses, entre diversos outros.

Painel em homenagem aos principais nomes do rock de Manchester
Albert Square
O passeio pode começar pela Albert Square, uma praça bem no centro da cidade. É lá que fica o Manchester Town Hall, que é o prédio da prefeitura, além de monumentos e estátuas.

Manchester Town Hall, prédio da prefeitura de Manchester
Catedral de Manchester
Construída entre 1421 e 1882, a Catedral de Manchester é a Igreja Matriz da Diocese anglicana da cidade. Ela possui um estilo gótico, e, ao longo dos anos, chegou a ser restaurada e ampliada. A catedral é lindíssima, por dentro.

A Catedral de Manchester é a Igreja Matriz da Diocese anglicana da cidade
Shambles Square
Este lugarzinho de Manchester é muito aconchegante, com restaurantes e lojinhas de souvenirs. Cercado de casinhas que remontam a era medieval, é lá que fica a única construção em estilo Tudor que restou intacta na cidade depois dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Vale a pena dar uma paradinha para lanchar e tomar uma cerveja enquanto contempla a arquitetura.

Shambles Square
Não fui, mas recomendo
Se você tiver mais tempo para desbravar a cidade, que tal visitar os seguintes locais?
Manchester Art Gallery
A Manchester Art Gallery é uma galeria de arte com um incrível acervo de esculturas, desenhos, pinturas, miniaturas, vestuário e impressões, espalhados em um espaço de três andares. Lá também possui lanchonete e uma lojinha a galeria abriga exposições periódicas de temas variados.
Bairro de Northern Quarter
Este bairro é um ótimo lugar para viver a atmosfera industrial de Manchester, já que é uma região com antigos prédios de tijolinhos vermelhos e é considerada uma área alternativa da cidade, com bares e restaurantes, onde acontece também um mercado de pulgas.
Castlefield
A Castlefield é uma área conservada da cidade, onde ficava o forte romano de Mamacium, que deu o nome à cidade.
Hora de partir
No fim do dia, me despedi de Manchester, berço da Revolução Industrial, e retornei ao hostel para descansar e seguir viagem no dia seguinte para a cidade de Glasgow, na Escócia. Veja também como foi a minha passagem por Liverpool, Glasgow, Edimburgo e Newcastle.