Blog 123

ENTENDA O QUE É ETIAS E COMO SOLICITAR A AUTORIZAÇÃO PARA IR À EUROPA

o que é o ETIAS e como solicitar a autorização para ir à Europa

Atualmente, os brasileiros que desejam visitar a maioria dos países europeus, como turistas, podem viajar sem a necessidade de solicitar um visto. Porém, a partir do ano que vem, será preciso uma autorização prévia para embarcar. É o chamado ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem). Neste artigo, entenda o que é ETIAS e como solicitar a autorização para ir à Europa.

O ETIAS é definido como um visto não tradicional, de natureza digital, que, a partir de 2021, será exigido pela União Europeia a todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa.

Sendo assim, brasileiros e cidadãos de outras 14 nações latino-americanas precisarão providenciá-lo antes de sair do seu país. O intuito da exigência é aumentar a segurança nos 26 países signatários do Tratado de Schengen, que passarão a exigir a autorização eletrônica.

Embora seja um documento digital, é aconselhável imprimir o ETIAS como comprovante para apresentação no momento do embarque.

Em quais países será obrigatório apresentar o ETIAS?

O ETIAS será obrigatório para entrar nos seguintes países da Europa:

Alemanha

Áustria

Bélgica

Dinamarca

Eslováquia

Eslovênia

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Grécia

Hungria

Islândia

Itália

Letônia

Liechtenstein

Lituânia

Luxemburgo

Malta

Noruega

Holanda

Polônia

Portugal

República Tcheca

Suécia

Suíça.

Como solicitar o ETIAS? 

O primeiro passo para solicitar o ETIAS é o preencher um formulário online. Para fazê-lo, é preciso ter um passaporte com validade entre três e seis meses, cartão de crédito ou débito para pagar pela solicitação e um e-mail para receber a autorização depois de aprovada.

Além disso, será necessário responder a uma série de perguntas sobre segurança e saúde: uso de drogas, histórico criminal, histórico de trabalho, informações sobre viagens anteriores à Europa, informações gerais de segurança, viagens a zonas de conflito, etc.

Quanto custa o ETIAS? 

O custo da autorização será de sete euros para maiores de 18 anos. Menores de idade são isentos da taxa.

Apesar disso, todos os viajantes que desejam visitar os países do chamado Espaço Schengen, incluindo menores de idade, deverão solicitar o ETIAS.

Quanto tempo antes da viagem o ETIAS deve ser solicitado?

O processo leva aproximadamente 10 minutos, mas, se for necessária uma revisão adicional, pode levar de 96 horas a 2 semanas. Por isso, recomenda-se solicitá-lo com duas semanas de antecedência da viagem, no mínimo.

Qual a validade do ETIAS?

O ETIAS é válido por três anos a partir da data de emissão ou até o vencimento do passaporte. No caso de vencimento do passaporte, uma nova permissão deve ser processada com o novo documento.

Qual o tempo máximo de permanência na Europa com o ETIAS?

As regras de permanência na Europa com ETIAS são as mesmas de um visto de turista: 90 dias dentro de um período de seis meses. Se a estadia tiver entre 90 e 180 dias, será necessário solicitar um visto nacional concedido em casos específicos, como estudo, trabalho ou residência permanente. 

Bom, agora que você já sabe o que é ETIAS e como solicitar a autorização para ir à Europa a partir de 2021, saiba que quando for comprar seus voos, poderá encontrá-los com até 50% de desconto aqui, na 123Milhas!

Gostou? Compartilhe:

Comentários