Colunistas

Os icônicos sanduíches de Montreal

Por Nenel Neto

Quando se pensa em comida canadense, um preparo vem logo à nossa mente: poutine, aquele prato ogro de batatas fritas cobertas por molho de carne e muito queijo.

Mas, em Montreal, há muito mais do que poutines, principalmente em se tratando de sanduíches. Tanto é que dois estabelecimentos desta metrópole canadense são conhecidos por servirem alguns dos melhores sandubas do mundo.

Estes são locais obrigatórios para você visitar em sua próxima viagem a Montreal:

 

1) Schwartz’s

Vá ao Schwartz’s para provar o melhor sanduíche de carne defumada (smoked meat sandwich) de Montreal.

Ele é a resposta do Canadá ao pastrami: a carne é empilhada, coberta com mostarda e servida em pão de centeio.

A carne utilizada é o peito bovino (brisket), que é marinado, curado a seco por dez dias e defumado por oito horas. Depois, ele é cozido no vapor e cortado à mão.

Schwartz’s existe desde 1928 e a decoração não mudou desde então, com menus estampados nas paredes e jogos americanos de papel.

Um fato curioso é que o café é servido à temperatura ambiente, pois, se ele estiver quente, o cliente não sai de lá, e a fila na porta costuma ser grande. Pela mesma razão, não há sobremesas.

Endereço: 3895 St Laurent Blvd.
O que pedir: Sanduíche de carne defumada (smoked meat sandwich).
Site: https://www.schwartzsdeli.com/

 

 

2) Wilensky’s Light Lunch

Lar do famoso sanduíche de mortadela frita (bologna sandwich), Wilensky’s está em funcionamento desde 1932.

O Wilensky Special é um sanduíche de salame e mortadela, ambos bovinos. Após estes dois embutidos irem para a chapa, eles são colocados dentro de um pãozinho achatado, que vai, juntamente com o recheio, para uma outra prancha, onde ele é levemente prensado, dando ao pão uma textura crocante.

Você pode obter o especial com ou sem queijo (escolha entre suíço ou kraft), completando sua refeição com picles e com um refrigerante caseiro, diretamente da fonte e ainda misturado à mão, à moda antiga. A cola de cereja é a escolha mais popular, mas também há chocolate, limão e abacaxi – ou qualquer combinação dos quatro.

Wilensky’s é tão famoso por suas regras quanto por sua comida. A mais famosa, que já foi revogada, era cobrar dos clientes que não queriam mostarda. Até hoje, a equipe da lanchonete recusará categoricamente a demanda de qualquer cliente para cortar seu sanduíche ao meio.

A casa é um dos ícones da culinária judaica em Montreal, e a receita do sanduíche em questão é patenteada.

Endereço: 34, Avenue Fairmount Ouest.
O que pedir: Wilensky special (pode ser pedido com queijo suíço ou com queijo kraft).
Site: http://top2000.ca/wilenskys