Colunistas

Oslo, a capital verde da Europa

Por Raphael Ursino

Você sabia que Oslo é considerada a capital verde da Europa? Já que somente em 60% de todo o seu território é permitido ter construções, a cidade possui diversos parques e áreas preservadas.

A capital da Noruega é linda. Também pudera, já que ela é formada pela mistura entre natureza, clima urbano e uma arquitetura moderna e antiga dialogando em perfeita harmonia. Sem falar que a sua qualidade de vida é excelente e o nível de conforto e bem-estar  da população, bastante alto.

Oslo, a capital verde da Europa

Estátua de Eva Wenche Steenfeldt Foss, uma famosa atriz de cinema, teatro e televisão norueguesa

Turistar por Oslo é muito agradável e vale muito a pena andar pelas ruas arborizadas, admirar as construções, sentar-se em uma praça para tomar um café e conhecer os parques. E por falar em parque, imagina um onde natureza e arte andam juntas?

Vigeland Park

Este foi um dos parques mais legais que eu já visitei. Para quem gosta de esculturas que retratam a figura humana, é um prato cheio, já que o local possui 212 estátuas de granito, bronze e ferro, com as mais diversas poses.

Oslo, a capital verde da europa

O Parque Vigeland possui 212 esculturas de granito, bronze e ferro com as mais diversas poses.

O curioso é que, além de todas as esculturas serem do mesmo artista, o norueguês Gustav Vigeland, a arquitetura do parque também é dele. Com uma linda e imensa área verde cercada de árvores e um lago, o Vigeland Park é uma atração imperdível em Oslo.

Oslo, a capital verde da Europa

Algumas das 212 esculturas do Parque Vigeland

Palácio Real

Assim como em diversas outras cidades da Europa, a troca da guarda do Palácio Real de Oslo também é uma atração. Ela acontece diariamente, às 13h30. Eu não sabia do horário, mas tive a sorte de passar em frente ao local bem no momento da cerimônia.

Palácio Real de Oslo

Palácio Real de Oslo

 

Cerimônia da Troca da Guarda no Palácio Real de Oslo

Cerimônia da Troca da Guarda no Palácio Real de Oslo

Museu do Barco Viking

A Noruega faz parte da Escandinávia, junto com Dinamarca e Suécia, países onde viveram as antigas civilizações vikings. Um dos lugares onde esta cultura e a história são preservadas, é o Museu do Barco Viking, onde podemos ver um pouco da cultura nórdica e o modo de vida da época. São diversos itens em exposição, como armas, roupas, mobiliários e até alguns barcos resgatados intactos do fundo do mar.

Barco Viking resgatado do fundo do mar

Barco Viking resgatado do fundo do mar

Teatro Nacional

Inaugurado em 1899, o Teatro Nacional é um dos maiores teatros para a dramaturgia norueguesa. O edifício foi projetado pelo arquiteto Henrik Bull e serviu como a principal arena da Noruega para artistas de palco, produções teatrais e grandes celebrações por mais de 100 anos. Na entrada, existem estátuas de grandes escritores noruegueses.

Inaugurado em 1899, o Teatro Nacional é um dos maiores teatros para a dramaturgia norueguesa.

Inaugurado em 1899, o Teatro Nacional é um dos maiores palcos para a dramaturgia norueguesa.

Fortaleza de Akershus

O complexo da Fortaleza de Akershus é muito bonito e rico em detalhes, cultura e história. Construída há cerca de 700 anos para proteger a cidade de Oslo, o local já foi a residência da família real e até prisão.

A Fortaleza de Akershus foi construída há cerca de 700 anos para proteger a cidade de Oslo, a capital verde da europa

A Fortaleza de Akershus foi construída há cerca de 700 anos para proteger a cidade de Oslo, a capital verde da Europa

Atualmente, a fortaleza possui várias atrações turísticas, como museu retratando a história da Noruega na época da Segunda Guerra Mundial, uma igreja e o castelo, de 1299, onde é possível visitar as dependências internas.

As dependências internas do Castelo de Akershus são ricas em detalhes e mobiliários

As dependências internas do Castelo de Akershus são ricas em detalhes e mobiliários

Galeria Nacional

Outro complexo de arte bastante importante de Oslo é formado pela Galeria Nacional, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Nacional. Dentre as obras de arte mais famosas é o quadro “O Grito”, do pintor norueguês Edvar Munch.

Parlamento da Noruega

O belo edifício sede da Assembleia Nacional da Noruega foi construído em 1866. Ele é o principal símbolo da democracia. Para quem quiser conhecer suas dependências internas, o prédio recebe visitas guiadas.

O prédio do Parlamento da Noruega possui uma bela arquitetura

O prédio do Parlamento da Noruega possui uma bela arquitetura

Hard Rock Café

Como amante de música, não pude deixar de conhecer o Hard Rock Café de Oslo, assim como faço em diversos destinos que possuem essa franquia. Além de ser um ambiente superagradável e com boa música, a decoração é feita com objetos e instrumentos musicais de grandes nomes da música mundial.

No de Oslo, podemos ver um vestido usado pela Madonna, uma camisa xadrez do Kurt Cobain, guitarras do Eric Clapton, Nirvana e Guns N´Roses, violão do Oasis, bateria do Queen, dentre muitos outros. É uma ótima pedida para encerrar o dia depois de um passeio por Oslo, a capital verde da Europa.

Hard Rock Cafe - Camisa xadrez usada por Kurt Cobain, vocalista do Nirvana

Hard Rock Cafe – Camisa xadrez usada por Kurt Cobain, vocalista do Nirvana