
Oslo, a capital verde da Europa
Por Raphael Ursino
Você sabia que Oslo é considerada a capital verde da Europa? Já que somente em 60% de todo o seu território é permitido ter construções, a cidade possui diversos parques e áreas preservadas.
A capital da Noruega é linda. Também pudera, já que ela é formada pela mistura entre natureza, clima urbano e uma arquitetura moderna e antiga dialogando em perfeita harmonia. Sem falar que a sua qualidade de vida é excelente e o nível de conforto e bem-estar da população, bastante alto.

Estátua de Eva Wenche Steenfeldt Foss, uma famosa atriz de cinema, teatro e televisão norueguesa
Turistar por Oslo é muito agradável e vale muito a pena andar pelas ruas arborizadas, admirar as construções, sentar-se em uma praça para tomar um café e conhecer os parques. E por falar em parque, imagina um onde natureza e arte andam juntas?
Vigeland Park
Este foi um dos parques mais legais que eu já visitei. Para quem gosta de esculturas que retratam a figura humana, é um prato cheio, já que o local possui 212 estátuas de granito, bronze e ferro, com as mais diversas poses.

O Parque Vigeland possui 212 esculturas de granito, bronze e ferro com as mais diversas poses.
O curioso é que, além de todas as esculturas serem do mesmo artista, o norueguês Gustav Vigeland, a arquitetura do parque também é dele. Com uma linda e imensa área verde cercada de árvores e um lago, o Vigeland Park é uma atração imperdível em Oslo.

Algumas das 212 esculturas do Parque Vigeland
Palácio Real
Assim como em diversas outras cidades da Europa, a troca da guarda do Palácio Real de Oslo também é uma atração. Ela acontece diariamente, às 13h30. Eu não sabia do horário, mas tive a sorte de passar em frente ao local bem no momento da cerimônia.

Palácio Real de Oslo

Cerimônia da Troca da Guarda no Palácio Real de Oslo
Museu do Barco Viking
A Noruega faz parte da Escandinávia, junto com Dinamarca e Suécia, países onde viveram as antigas civilizações vikings. Um dos lugares onde esta cultura e a história são preservadas, é o Museu do Barco Viking, onde podemos ver um pouco da cultura nórdica e o modo de vida da época. São diversos itens em exposição, como armas, roupas, mobiliários e até alguns barcos resgatados intactos do fundo do mar.

Barco Viking resgatado do fundo do mar
Teatro Nacional
Inaugurado em 1899, o Teatro Nacional é um dos maiores teatros para a dramaturgia norueguesa. O edifício foi projetado pelo arquiteto Henrik Bull e serviu como a principal arena da Noruega para artistas de palco, produções teatrais e grandes celebrações por mais de 100 anos. Na entrada, existem estátuas de grandes escritores noruegueses.

Inaugurado em 1899, o Teatro Nacional é um dos maiores palcos para a dramaturgia norueguesa.
Fortaleza de Akershus
O complexo da Fortaleza de Akershus é muito bonito e rico em detalhes, cultura e história. Construída há cerca de 700 anos para proteger a cidade de Oslo, o local já foi a residência da família real e até prisão.

A Fortaleza de Akershus foi construída há cerca de 700 anos para proteger a cidade de Oslo, a capital verde da Europa
Atualmente, a fortaleza possui várias atrações turísticas, como museu retratando a história da Noruega na época da Segunda Guerra Mundial, uma igreja e o castelo, de 1299, onde é possível visitar as dependências internas.

As dependências internas do Castelo de Akershus são ricas em detalhes e mobiliários
Galeria Nacional
Outro complexo de arte bastante importante de Oslo é formado pela Galeria Nacional, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Nacional. Dentre as obras de arte mais famosas é o quadro “O Grito”, do pintor norueguês Edvar Munch.
Parlamento da Noruega
O belo edifício sede da Assembleia Nacional da Noruega foi construído em 1866. Ele é o principal símbolo da democracia. Para quem quiser conhecer suas dependências internas, o prédio recebe visitas guiadas.

O prédio do Parlamento da Noruega possui uma bela arquitetura
Hard Rock Café
Como amante de música, não pude deixar de conhecer o Hard Rock Café de Oslo, assim como faço em diversos destinos que possuem essa franquia. Além de ser um ambiente superagradável e com boa música, a decoração é feita com objetos e instrumentos musicais de grandes nomes da música mundial.
No de Oslo, podemos ver um vestido usado pela Madonna, uma camisa xadrez do Kurt Cobain, guitarras do Eric Clapton, Nirvana e Guns N´Roses, violão do Oasis, bateria do Queen, dentre muitos outros. É uma ótima pedida para encerrar o dia depois de um passeio por Oslo, a capital verde da Europa.

Hard Rock Cafe – Camisa xadrez usada por Kurt Cobain, vocalista do Nirvana