Lugares para conhecer

Porto Seguro: curiosidades sobre a cidade baiana

No dia 30 de junho, o município baiano conhecido por carregar uma parte muito importante da história brasileira comemora seus 131 anos de emancipação. E, em comemoração, o Conexão123 vai te mostrar três curiosidades sobre Porto Seguro, na Bahia!Esse destino turístico é muito cobiçado por causa de suas belas praias, emolduradas por coqueiros que dançam ao vento. Mas o município, que é a principal cidade da Costa do Descobrimento, tem muito mais a oferecer.

A cultura, culinária, alegria e energia também fazem com que Porto Seguro encante brasileiros e estrangeiros. Vamos conhecer algumas peculiaridades desse belíssimo destino!

Você vai ler sobre

Curiosidades sobre Porto Seguro

A cidade histórica foi o primeiro núcleo habitacional do Brasil, uma vila no alto de uma falésia com vista para o mar! Hoje ainda conserva construções com mais de 500 anos, usadas como comércio e moradia. Além de história, tem uma indescritível beleza nostálgica. 

Em Porto Seguro também é possível adentrar a cultura indígena na prática e experimentar os sabores que se espalharam pelo Brasil, tornando nossa terra conhecida em todo mundo também pela construção culinária!

Sem demora, vamos às curiosidades que o principal destino da Costa do Descobrimento guarda para uma viagem turística fora de série! 

Porto Seguro abriga um dos marcos do descobrimento do Brasil pelos portugueses 

Porto Seguro possui o primeiro Marco do Descobrimento, um dos monumentos mais antigos do país, que, segundo informações da Biblioteca IBGE, foi instalado no ano de 1503, três anos após Pedro Álvares Cabral pisar na região. Alguns anos depois, em 1506, o monumento atual, feito de mármore e com 2,5 metros de altura, foi erguido, com o objetivo de declarar a propriedade e a soberania da Coroa portuguesa.

A obra fica em cima de uma plataforma, que tem quatro rampas de acesso, e é protegida por uma redoma de vidro. Nela, há o desenho da Cruz de Malta, símbolo da coragem e virtudes cristãs, de acordo com os costumes europeus da época.

O monumento foi tombado pelo IPHAN em 1968 como conjunto paisagístico e arquitetônico que faz parte do patrimônio histórico e nacional de Porto Seguro e do Brasil. 

Porto Seguro: curiosidades sobre a cidade baiana | Primeiro Marco do Descobrimento do Brasil | Conexão123

Porto Seguro, primeiro Marco do Descobrimento do Brasil

Turismo em reserva indígena em Porto Seguro

Porto Seguro tem a oferecer muito mais do que belas praias, festas e uma boa gastronomia. Os povos indígenas não poderiam deixar de ser lembrados, pois são a origem de nosso país. Afinal, como já é de conhecimento de todos, antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses, esses povos já habitavam a terra.

A Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, com aproximadamente 827 hectares de território em meio à Mata Atlântica preservada, abriu as portas para receber os turistas. Lá vivem cerca de 34 famílias, que resguardam os costumes de seus antepassados e compartilham seu conhecimento e cultura milenares com os turistas.

No local, é possível conhecer a cultura e o dia a dia do povo Pataxó na Bahia, ocas em formato original, feitas e habitadas pelos indígenas, além de museu, artesanato e culinária típicas. Os visitantes podem percorrer uma trilha guiada e explorar a beleza da natureza local. 

As visitas acontecem de segunda a sábado. São oferecidos cinco tipos de vivências dentro da reserva, com diferentes atividades e tempos de duração. Os valores vão de R$ 85 (três horas) até R$ 270 (24 horas, com pernoite). É possível estender a estada por até 7 dias (valores sob consulta).

A reserva fica a cerca de 12 km do centro de Porto Seguro e o acesso é pela BR-367, sentido Porto Seguro–Santa Cruz Cabrália (a saída fica em frente ao Barramares). 

Porto Seguro: curiosidades sobre a cidade baiana | Turismo indígena em Porto Seguro | Conexão123

Aldeia Pataxó faz parte do Turismo indígena em Porto Seguro

Porto Seguro tem vida noturna agitada e drink famoso 

Para além das praias, a cidade também se destaca com sua cena noturna. Não é à toa que Porto Seguro é um dos destinos preferidos de jovens estudantes de todo o Brasil em busca de agito e baladas no litoral baiano.  

A famosa Passarela do Álcool, que hoje recebe o nome de Passarela do Descobrimento, um dos principais pontos turísticos da cidade, conta com alguns dos melhores locais para curtir a noite da cidade.

Ao entardecer, o lugar fica repleto de barracas de batidas, que adentram a madrugada, servindo variadas opções de bebidas e drinks. 

O mais famoso deles é o Capeta, coquetel criado na década de 1980 que leva uma mistura de leite condensado, vodca, canela e guaraná em pó. Uma batida clássica da região que conquista os turistas!

Porto Seguro: curiosidades sobre a cidade baiana | drink capeta | Conexão123

Barracas servem o “capeta” na Passarela do Descobrimento | Foto: Diogenes Barbosa/PrimaPagina

Por isso, quando for a Porto Seguro, não deixe de visitar a Passarela e experimentar o “capeta” baiano! E claro, aproveite todos os lugares para comer que existem no município!

Pensando na hospedagem? Com ótimo custo-benefício, o Portal Beach Hotel – Rede Soberado está situado à beira-mar e oferece três piscinas, sauna, restaurante e um bar na área da piscina, de onde os hóspedes podem desfrutar da vista panorâmica do mar ou simplesmente tomar um banho de sol. O endereço é Avenida Beira Mar, 4.500, Praia de Mundaí. 

Curtiu as curiosidades sobre Porto Seguro? Então veja tudo o que precisa para aproveitar os melhores pontos turísticos e passeios em Porto Seguro! Inclua o destino em seu roteiro e conte com a 123milhas para fazer as melhores viagens!