Conheça o estado do Rio Grande do Sul

Situado na região Sul do país, o estado do Rio Grande do Sul tem a sexta maior população do Brasil. A terra gaúcha reserva tradições, culturas e histórias para os viajantes. Praias, trilhas, paredões rochosos, morros e muito mais integram o turismo pela região. Conheça o estado do Rio Grande do Sul com o Conexão123

Você vai ler sobre

Estado do Rio Grande do Sul 

Gaúcho ou rio-grandense, quem nasce no Rio Grande do Sul carrega muitas histórias e vivencia as influências culturais dos indígenas, portugueses, espanhóis e africanos.

A população do Rio Grande do Sul conta com mais de 11 milhões de habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE (2021). O estado do Rio Grande do Sul é dividido em 497 municípios, entre regiões litorâneas, serranas e centros urbanos. 

Ao lado de Santa Catarina e do Paraná, o Rio Grande do Sul integra a região Sul do Brasil e faz fronteira internacional com Uruguai e Argentina. A extensão territorial de 281.707.156 km² traz à região o título de nono maior estado do país.

As cidades rio-grandenses oferecem diversas oportunidades para o turismo. Da tranquilidade e paisagens deslumbrantes da Serra Gaúcha aos agitados centros urbanos, além dos points praianos norte e sul. O mapa do Rio Grande do Sul é repleto de opções turísticas para todos os gostos de viajantes. 

Conheça o estado do Rio Grande do Sul | Cidade de Porto Alegre | Conexão123

Majestosos edifícios coloniais decoram as ruas de Porto Alegre

Capital do estado do Rio Grande do Sul 

A capital do Rio Grande do Sul é a cidade de Porto Alegre, onde se encontra a sede do governo estadual. O município gaúcho mais populoso tem 1.488.252 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE (2021). O povoamento na região metropolitana teve início com a imigração dos açorianos, povos originários de um arquipélago português chamado Açores, em 1752.

O fluxo migratório que chegou ao Brasil no século XIX também contribuiu para o aumento da população local, que recebeu imigrantes alemães, italianos, africanos, espanhóis, libaneses, judeus e poloneses. Nesse mesmo período, outro acontecimento marcou a região, a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, que estagnou o crescimento populacional entre 1835 e 1845. Após o fim do conflito, a cidade voltou a receber mais pessoas em seu território.

A cidade de Porto Alegre tem extensão de 496 km²  e faz fronteira territorial com outros sete municípios do estado: 

  • Canoas e Nova Santa Rita (norte)
  • Cachoeirinha e Alvorada (nordeste e leste)
  • Viamão (leste e sudeste)
  • Triunfo (noroeste)
  • Eldorado do Sul (oeste)

Aproveite para saber mais sobre o turismo em Porto Alegre: guia de viagem do Conexão123. 

Conheça o estado do Rio Grande do Sul | Porto Alegre | Conexão123

Gramado é a principal cidade da Serra Gaúcha e um dos mais buscados destinos turísticos do Brasil

Principais cidades do estado do Rio Grande do Sul 

Além da capital Porto Alegre, outras cidades do Rio Grande do Sul somam números consideráveis de residentes. Separamos uma lista de municípios considerados centros urbanos e com mais de 200 mil habitantes:

  • Caxias do Sul
  • Canoas
  • Pelotas
  • Gravataí
  • Santa Maria
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo

Os municípios também se destacam pelos inúmeros atrativos turísticos e pela grande procura de viajantes brasileiros e estrangeiros. Se você gosta de curtir um bom vinho, apreciar o frio sulista e deslumbrar-se com paisagens naturais únicas, a Serra Gaúcha é uma ótima oportunidade.

A cerca de 120 km da capital, as influências gaúcha, alemã e italiana marcam o clima europeu, que o local propicia aos turistas. Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul são algumas das cidades mais buscadas pelos visitantes. Aliás, a região é cenário para lindas fotos do Rio Grande do Sul.

Aos turistas que buscam colocar os pés na areia, o litoral gaúcho reserva cenários encantadores. As praias mais conhecidas são: Chuí, Praia do Cassino, Rio Grande, Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Xangri-lá, Atlântida, Capão da Canoa, Arroio Teixeira, Arroio do Sal e Torres.

Além disso, o ecoturismo também está presente na região, como no Parque das Oito Cachoeiras, em São Francisco de Paula (RS), onde é possível desfrutar de um passeio ecológico inesquecível. Destacamos outros lugares para estar em contato com a natureza:

  • Cânion do Itaimbezinho – Cambará do Sul 
  • Cânion Fortaleza – Cambará do Sul 
  • Parque Vale da Ferradura – Canela 
  • Parque de aventuras Gasper – Bento Gonçalves 
  • Parque das Laranjeiras – Três Coroas

Viajar é construir memórias e compartilhar momentos. Se você deseja vivenciar uma nova experiência, a viagem para o Rio Grande do Sul pode surpreender. 

Conheça o estado do Rio Grande do Sul | Porto Alegre | Conexão123

Porto Alegre é a cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e traz muitas atrações turísticas para o viajante

História do estado do Rio Grande do Sul 

A história do Rio Grande do Sul é marcada pela presença dos indígenas até cerca de um século após a chegada dos colonizadores portugueses. Em 1626, os jesuítas iniciaram o processo chamado de missões, que consistia na captura dos índios residentes na região e em localidades vizinhas.

Depois, durante o século XVIII, permeou a luta territorial travada entre portugueses e espanhóis. Os portugueses fundaram a Colônia do Sacramento no Uruguai, em 1680. A cidade de Montevidéu foi fundada em 1726 pela coroa espanhola, que tinha como objetivo diminuir o poderio de Portugal na região. Então, em 1737, os portugueses constituíram o forte de Jesus Maria José, hoje cidade de Rio Grande.

A disputa entre os europeus terminou em 1777, quando Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Santo Ildefonso. O acordo concedeu Colônia do Sacramento aos espanhóis, e Portugal ficou com a área de Rio Grande, que hoje corresponde ao Rio Grande do Sul. Após o período colonial, o estado brasileiro recebeu imigrantes da Europa, entre eles se destacam os alemães.

Outra curiosidade é sobre a bandeira do Rio Grande do Sul. Elaborada em 1835, começou a ser utilizada em 1836 pelos rebeldes que participaram da Revolução Farroupilha.

O símbolo estadual é constituído por uma faixa verde, que representa a mata dos pampas gaúchos; a vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo; e a cor amarela representa as riquezas nacionais do território gaúcho.

A história rio-grandense é rica e contribuiu com a formação do país. Por isso, listamos alguns atrativos turísticos para você incluir em seu roteiro:

  • Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves
  • Parque Aldeia do Imigrante - Nova Petrópolis
  • Vinícola Aurora - Bento Gonçalves
  • Casa do Colono - Gramado
  • Vidraria Madelustre - Garibaldi

Geografia do estado do Rio Grande do Sul 

O relevo do Rio Grande do Sul é diversificado, com presença de planaltos ao norte do estado, que garantem altitudes superiores a 1.000 m. Encontram-se depressões ao centro e planícies ao sul, com média de 100 m no vale do Taquari. Em relação à hidrografia, destaca-se a bacia do Uruguai, que corresponde à drenagem de 57% do território, além do rio Guaíba.

O clima do Rio Grande do Sul é o subtropical, característica que define quatro estações ao longo do ano. A região propicia aos residentes e visitantes invernos rigorosos e verões bem quentes. As temperaturas médias variam entre 15ºC e 18ºC, mas podem ter mínimas de até -10ºC e máximas de 40ºC.

Esses aspectos correspondem à geografia do Rio Grande do Sul. Portanto, se você gosta de apreciar praias, busque viajar no verão, porém se deseja curtir o que há de melhor da Serra Gaúcha, planeje sua viagem para o inverno.

Cultura do estado do Rio Grande do Sul 

A cultura do Rio Grande do Sul traz características argentinas, uruguaias e de imigrantes oriundos da Europa, como os alemães. Essa miscigenação agrega aos hábitos, vestimentas, costumes e crenças.

Na culinária do Rio Grande do Sul revelam-se duas tradições do povo gaúcho, o churrasco e o chimarrão (conheça curiosidades da bebida símbolo do Rio Grande do Sul). Selecionamos algumas comidas do Rio Grande do Sul para você conhecer: 

  • Sagu de vinho
  • Tainha assada
  • Galeto na brasa
  • Arroz carreteiro
  • Pinhão

Já as festas tradicionais de maior relevância são: Festa da Uva (entre fevereiro e março) e Festas das Hortênsias (dezembro). O Rio Grande do Sul tem muito a oferecer para o turismo nacional.

Conheça o estado do Rio Grande do Sul | Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves | Conexão123

O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, traz um ponto turístico deslumbrante aos viajantes

Economia do estado do Rio Grande do Sul 

Considerada a quarta maior economia do país, o Rio Grande do Sul participa de cerca de 6,4% da composição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O destaque econômico estadual fica por conta dos serviços, agricultura, pecuária e indústria. 

As produções de arroz, milho, fumo, trigo, mandioca e feijão se destacam no quesito agropecuário. Já na pecuária, a criação de suínos, aves, ovos e bovinos ganham evidência.

Além disso, o turismo gaúcho também traz renda e geração de diversos empregos para a população do estado. Além de Porto Alegre, outras cidades recebem turistas de diversas regiões do país. 

Aliás, os principais aeroportos do Rio Grande do Sul são: Aeroporto Internacional Salgado Filho - Porto Alegre; Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer - Bagé; Aeroporto Internacional de Pelotas - Pelotas; Aeroporto Internacional Rubem Berta - Uruguaiana; Aeroporto Alegrete Novo - Alegrete; entre outros.

Pudemos descobrir o quanto o estado oferece de história, cultura e curiosidades aos turistas. Programar sua próxima viagem para o Rio Grande do Sul pode ser uma experiência única, além de você curtir dias inesquecíveis. 

Vamos viajar? Conte conte a 123milhas para ver pacotes de viagem ideais!

RESERVAR

RESPOSTAS123

O estado do Rio Grande do Sul está localizado na região Sul do país, ao lado de Santa Catarina e Paraná.

  • Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves
  • Parque Aldeia do Imigrante – Nova Petrópolis
  • Vinícola Aurora – Bento Gonçalves
  • Casa do Colono – Gramado
  • Vidraria Madelustre – Garibaldi
  • Estrada do Imigrante – Caxias do Sul
  • Parque Histórico Jorge Kuhn – Picada Café
  • Centro Histórico Vila de Santa Thereza – Bagé
  • Ponte de Ferro – Rio das Antas – Nova Roma do Sul
  • Casa de Gomes Jardim – Guaíba

  • Rua da Ladeira – Rio Pardo
  • Praça Carlos Telles – Bagé
  • Igreja Matriz De Sant’Ana – Santana do Livramento
  • Casarão dos Veronese – Otávio Rocha
  • Estação férrea Jaboticaba – Bento Gonçalves

A culinária do Rio Grande do Sul é rica e traz sabores únicos. Conheça alguns pratos típicos:

  • Churrasco
  •  Sagu de vinho
  • Tainha assada
  • Galeto na brasa
  • Arroz carreteiro
  • Pinhão

Quem nasce no Rio Grande do Sul é chamado de gaúcho ou rio-grandense.

O clima do Rio Grande do Sul é o subtropical, característica que define quatro estações ao longo do ano. A região propicia aos residentes e visitantes invernos rigorosos e verões bem quentes.

A história do Rio Grande do Sul recebe influências dos indígenas, portugueses, espanhóis e africanos. Confira mais detalhes em nosso tópico sobre a história do estado gaúcho.