Guaíba

Guaíba

Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, o município de Guaíba foi o palco do planejamento para a invasão da capital gaúcha durante a Guerra dos Farrapos. Mais do que referência histórica como "Berço da Revolução Farroupilha", Guaíba é local de tomar mate na beira do rio, andar de catamarã e fazer qualquer coisa na "Praça da Maçã". São várias opções para você fazer passeios com muito charme! Quer descobrir mais sobre esse destino da Rota Farroupilha? Neste post, você vai entender por que tem que ir para Guaíba!

Travessia Porto Alegre – Guaíba

Uma forma surpreendente de chegar a Guaíba saindo de Porto Alegre é fazendo a travessia pelo Rio Guaíba de barco catamarã. O trajeto que já era popular está virando uma opção de lazer turístico para os gaúchos. Cada vez mais, os moradores formam grupos para fazer uma visita à cidade vizinha.

Você paga menos de R$ 12, em média, para fazer esse percurso de 25 minutos. Dá pra comprar os ingressos online ou direto nos terminais hidroviários de Porto Alegre, Guaíba e no Píer Barra Shopping Sul.

Informe-se sobre os horários e faça esse trajeto para contemplar o horizonte e os costumes das duas cidades.

Moradores pegam o catamarã para fazer o percurso Porto Alegre – Guaíba todos os dias, incluindo em feriados
Créditos: Reprodução / Repórter Guaibense

Orla do Guaíba

A orla do rio que dá nome ao município é o ponto de encontro de moradores e turistas. Também é um espaço para diversas atividades de entretenimento na região. A "Beira do Guaíba" inclui o conjunto de avenida, praças, calçadão, pista de skate e dezenas de opções que estão entre os destinos que você tem que ir na cidade.

O Píer do Guaíba é um espaço muito visitado na orla. É comum ver moradores tomando um mate e apreciando a vista do pôr-do-sol no Rio Guaíba. O espaço é muito frequentado por moradores, visitantes habituais e turistas nos fins de semana.

O bom é que lá você encontra de tudo – carros com alimentação, ambulantes e uma estrutura para você ficar à vontade para ir a bares, restaurantes, lanchonetes ou, simplesmente, ficar onde quiser para sentir o ambiente.

Descubra os sabores da culinária gaúcha e saiba onde você tem que comer em Guaíba!

O pôr-do-sol no Guaíba, visto do píer, está entre os cenários mais apreciados na cidade
Créditos: Reprodução / Página Píer do Guaíba

Praça da Maçã

Se você perguntar onde fica o Parque da Juventude, pouca gente sabe dizer. Mas se estiver em busca da "Praça da Maçã", vai chegar a um espaço esportivo, de convivência, lazer e muito querido pelos guaibenses. O nome foi inspirado num balanço em formato de maçã e que havia no local.

Agora são os brinquedos para as crianças, a quadra de vôlei, o parque de skate e espaços para a cultura em todas as suas formas de expressão e manifestação. O local também recebe números musicais e até teatro ao ar livre. É um show rico em cultura e interação que atraiu até Frejat e Lulu Santos. Mais recentemente, a banda Melim atraiu grande público para a Praça da Maçã!

É um espaço multiúso para múltiplas opções de gosto, lazer e convivência. Passa lá!

O nome do brinquedo do Parque da Juventude que deu nome à Praça da Maçã faz parte do acervo do Museu Casa Nobre em Guaíba
Créditos: Reprodução / Repórter Guaibense

Casa de Gomes Jardim

Na região do sítio histórico de Guaíba, a Casa de Gomes Jardim é uma construção com arquitetura típica das casas de estância do período colonial. O local chama muitos visitantes por ter sido a residência em que um dos heróis da Revolução Farroupilha, o militar Bento Gonçalves, faleceu.

Entre curiosidades de móveis e objetos do século XVIII, a visita guiada por esse bem histórico tombado é uma forma de mergulhar na história da Guerra dos Farrapos e na da cidade de Guaíba!

A Casa Gomes Jardim guarda fatos e memórias dos tempos coloniais e conta várias histórias
Créditos: Reprodução / Iphae

Gostou desta introdução sobre o berço da Revolução Farroupilha? Então passa lá, conheça uma história sedutora de bravura e os pontos turísticos e históricos que você tem que conhecer em Guaíba!

RESERVAR