Tem que comer em Ubatuba - Blog 123Milhas
Tem que comer em Ubatuba

Tem que comer em Ubatuba

23 de novembro de 2021

Rodeada pela Mata Atlântica e com mais de 100 praias, Ubatuba é um destino que vale a pena incluir no seu radar de viagens. Para além das belezas naturais e variedade de esportes náuticos, outra grande atração é a gastronomia. Com grande destaque para os frutos do mar e com temperos tradicionais, esta cidade do litoral paulista cativa pelo paladar. Venha com a 123Milhas descobrir tudo o que você tem que comer em Ubatuba!

 

Peixes e frutos do Mar

Por sua localização no litoral, quem está em Ubatuba tem fácil acesso aos peixes e frutos do mar. Logo, a culinária local é voltada para os pescados, com ingredientes sempre frescos e produtos de alta qualidade.

 

Raízes de Ubatuba

Localizado na Praia do Itaguá, onde se concentra boa parte dos restaurantes, está o Raízes de Ubatuba. É muito frequentado por moradores e turistas, que o recomendam de olhos fechados.

Os deliciosos peixes e frutos do mar são aliados a massas, risotos, saladas e outros acompanhamentos, com pratos para todos os gostos. Peixes, camarões, polvos, lagostas, lá tem de tudo! Para quem prefere carne ou frango, também há opções no cardápio, assim como refeições vegetarianas e sem glúten


O Raízes de Ubatuba é imperdível para quem ama frutos do mar.

O destaque da casa vai para a coxinha de lagosta, arroz de polvo, camarão à grega e espaguete de frutos do mar. Você pode conferir o cardápio aqui.

A casa também oferece pizzas muito saborosas, todas feitas com farinha italiana e fermentação natural. Além dos sabores tradicionais, como marguerita, quatro queijos e frango com catupiry, o menu também tem sabores autorais. A pizza Ubatuba, que leva lombo, bacon, catupiry, palmito e cebola é uma das queridinhas, junto com a Vovó Edith, feita com muçarela, picanha e gorgonzola. Deu água na boca por aí? Confira as opções de pizzas aqui e se apaixone ainda mais.

O restaurante Raízes abre todos os dias, das 11h30 às 23h. Quem gosta de vinhos, cerveja gelada e bons drinks também ficará muito satisfeito!

 

O Rei do Peixe

Um lugar muito tradicional, com mais de 30 anos de história, é o restaurante O Rei do Peixe. É um referência na culinária caiçara, com pratos consagrados e também opções autorais e modernas.

A casquinha de siri é uma das entradas mais pedidas. Tem que experimentar! Dos pratos consagrados, o destaque vai para a caldeirada completa, com camarão, polvo, lula, marisco e peixe, acompanhado por arroz branco, pirão e farofa de dendê. O peixe à moda do chef, um filé de badejo empanado e recheado com camarão e catupiry, também recebe muitos elogios.

O Rei do Peixe é conhecido pela casquinha de siri.

Há opções de pratos individuais e também para duas ou três pessoas. As porções são muito fartas! O cardápio inclui carnes e frango, refeições infantis e pratos vegetarianos. Você pode incrementar seu pedido com guarnições, com vários tipos de arroz, farofas, molho de camarão e outras delícias. Confira aqui o cardápio.

O Rei do Peixe abre todos os dias, das 11h30 às 22h. Também está localizado na Praia de Itaguá.

Não deixe de ir

 

Jundu Praia Bar

Para quem gosta de restaurante pé na areia, para aproveitar as iguarias enquanto curte a praia, não pode deixar de ir ao Jundu Praia Bar. Para combinar com o ambiente, o cardápio oferece variados drinks, cervejas e sucos, sempre super- geladinhos! De quitutes, há diversos pastéis, porções como casquinha de siri, batata frita e mandioca e vários pratos com frutos do mar. Um bem tradicional é o chamado Azul Marinho, um peixe ensopado com banana verde, acompanhado de arroz, salada, pirão e farofa de banana. Delícia!


Beba ótimos drinks no Jundu.

Os vegetarianos não precisam se preocupar, pois o cardápio conta com pratos especiais. Para quem não é chegado aos pescados, também há opções com carne e frango. Veja aqui o menu completo.

Esse bar fica na Praia do Prumirim, uma das mais deliciosas da cidade. Além da areia branquinha e mar limpíssimo, também chama a atenção por ser cercada pela natureza e ter trilhas e cachoeiras nas proximidades. O bar fica aberto todos os dias, das 9h às 18h.

Para quem prefere um restaurante menos rústico e fora da areia, mas com vista para o mar, a mesma rede tem o Jundu Restaurante, na Praia de Itaguá. É igualmente delicioso, com cardápio extenso e ambiente aconchegante. Também abre todos os dias, das 11h30 às 23h. Vale a pena conhecer os dois!

 

Bixiga

Quem gosta de comida italiana tem que incluir a Pizzaria Bixiga na rota dos restaurantes! Existem duas unidades, a Forneria e a Cantina, uma do lado da outra, com cardápios diferentes.

A Forneria Bixiga é conhecida pela pizza, tanto dos sabores tradicionais quanto dos criados pela casa. Também é popular pelos calzones e lasanhas, além de oferecer saladas, bruschettas e sobremesas variadas, como pudim, petit gateau e tiramisu. Confira aqui o cardápio completo.

O cardápio da Forneria Bixiga tem ótimas lasanhas.

Enquanto a Forneria é voltada para os pratos que vão ao forno, a Cantina traz outras opções. O menu tem várias massas, risotos, carnes, frango e peixe. Tem para todos os gostos! Desde salada caprese e espaguete à bolonhesa até bife de ancho e filé de peixe grelhado. Para conhecer outras refeições, o cardápio está disponível no site.

Outra delícia do cardápio da Cantina é a feijoada completíssima. O prato vem com bacon, costela, carne seca e linguiça defumada. Para acompanhar, arroz, torresmo, vinagrete, laranja, linguicinha e farofa.

Às quintas-feiras, a casa tem uma programação especial: rodízio de massa, com 12 tipos diferentes. Perfeito para quem quer experimentar as delícias italianas.

Os restaurantes abrem às segundas, das 18h às 22h, e de quarta a domingo das 12h às 22h.

 

Uba! Sorvetes Artesanais

Praia combina com sorvete! Para refrescar do calor em Ubatuba – ou adoçar o dia, afinal de contas, não precisa estar quente para curtir um docinho gelado! Não deixe de ir ao Uba! Sorvetes Artesanais, na Praia de Itaguá.

O cardápio tem deliciosos gelatos, na casquinha ou no copinho, como você preferir. Todos feitos com frutas frescas e ingredientes de qualidade. Delicie-se com um gelato de morango, amora, abacate ou doce de leite.


Uba! é parada obrigatória em Ubatuba.

Para quem prefere picolé, também há muitas opções. Experimente um picolé de pistache, melancia, iogurte com frutas vermelhas, chocolate belga ou banana com avelã.

A casa também tem outras sobremesas, como banana split, sundae, waffle, brownie, petit gateau e outros doces maravilhosos. Deu água na boca, né?

O Uba! fica aberto de segunda a sexta, das 12h às 20h. Aos sábados e domingos, das 12h às 21h. Não deixe de ir!

 

Experimente

Bala gelada recheada

A bala gelada recheada é um quitute que você tem que comer em Ubatuba! O doce é um clássico da cidade há muitos anos. Começou a ser vendida na praia, mas com a popularidade ganhou uma loja na Praia das Toninhas.

É feita artesanalmente e, inicialmente, somente de coco. Agora ganhou vários sabores, como leite condensado, Prestígio, beijinho, Sonho de Valsa, leite Ninho e outros maravilhosos. A vontade é de encher uma mala inteira só com essa bala!

A bala gelada recheada tradicionalmente é de coco.

Você pode encontrar em outros lugares da cidade, mas o ponto oficial é no trevo da Praia das Toninhas. Não pode deixar de ir!

O que você achou desse pequeno tour gastronômico? Deu mais vontade ainda de ir para esse paraíso? Aproveite para conhecer as melhores hospedagens com a 123Milhas e saiba onde você tem que ficar em Ubatuba!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!