Tem que conhecer em Aracaju - Blog 123Milhas
Tem que conhecer em Aracaju

Tem que conhecer em Aracaju

17 de novembro de 2021

Aracaju, carinhosamente chamada de Aju pelos moradores, é um maravilhoso destino para viagem. Apesar de ser uma capital, tem clima de cidade pequena. Acolhedora e pacata, recebe os turistas de braços abertos. Quer saber mais sobre esta cidade? Vem com a 123Milhas e saiba tudo o que você tem que conhecer em Aracaju!

Centro histórico, noite agitada, atrações nas redondezas e praias. Por falar nelas, com o mar belo e muito forró, Aju surpreende e apaixona os visitantes. Lugar de gente festeira, sempre que junho chega alegra ainda mais a cidade com o Forró Caju, evento que reúne um milhão de pessoas.

Da mesma forma, o carnaval antecipado é contagiante. Realizado em janeiro, o Précaju movimenta Sergipe. Portanto, se você viajar nessas datas, reserve hospedagem e passagem aérea com antecedência. De setembro a fevereiro, o calor garante o tempo ideal para aproveitar a praia. Por serem tantas as atrações na cidade, aproveite nossas dicas e saiba tudo o quê você tem que conhecer em Aracaju!

 

Praias

 

Praia de Atalaia

A praia mais famosa e movimentada de Aracaju é a de Atalaia. Apesar de ser urbana, surpreende pela limpeza e oferece ótimos mergulhos. Todavia, o grande destaque é sua orla, onde está estruturado um grande complexo de lazer. Por ali está o letreiro “Eu amo Acaraju”, uma tradição em muitas cidades pelo mundo e adorada pelos turistas.

Na orla de Atalaia você encontra lagos com muitos pedalinhos para alugar, parquinhos para crianças e várias quadras esportivas. Do mesmo modo, ciclovia e pista de skate e cooper estão disponíveis para a atividade física. Moradores e turistas aproveitam bem o espaço para movimentar o corpo e se divertir.

Há muitos lagos na Orla da Atalaia.

No complexo estão vários quiosques, bares e restaurantes. A maioria está concentrada na Passarela do Caranguejo, um polo gastronômico da cidade. Lá você encontra de tudo, desde pastéis e espetinhos a hambúrgueres e pratos típicos.

Para quem gosta de tirar fotos, a orla é bem atrativa. Não deixe de conferir a escultura do caranguejo gigante e os Arcos da Orla de Atalaia, um dos cartões postais da cidade. Também separe algumas horas para conhecer a sede do Projeto Tamar.

 

Oceanário

O Oceanário deve estar na sua lista do que tem que conhecer em Aracaju! Faz parte do Projeto Tamar e chama a atenção pela estrutura ser em forma de uma enorme tartaruga! Nada poderia simbolizar tão bem o projeto de proteção delas, não é?

O Oceanário é uma construção em formato de tartaruga. // Créditos: Projeto TAMAR.

O centro de visitantes tem 18 aquários, sendo cinco de água doce e 13 de salgada. Neles estão cerca de 70 espécies aquáticas, todas nativas de Sergipe. Veja de pertinho tartarugas, tubarões, arraias, moreias, moluscos, peixes, crustáceos e outros animais.

A visita garante muitas atividades, como palestras educativas e alimentação de tartarugas, peixes e tubarões. Bem como ver de perto a caminhada dos filhotes e o retorno das tartarugas ao mar. É imperdível!

O Oceanário fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$28, com meia entrada para estudantes, adolescentes até 17 anos, professores e idosos acima de 60. Crianças com menos de um metro de altura e pessoas com deficiência não pagam.

Veja as tartarugas bem de pertinho. // Créditos: Projeto TAMAR

 

Monumento aos Formadores de Nacionalidade

Quando você se deparar com estátuas de figuras importantes da história brasileira saiba que está diante do Monumento aos Formadores de Nacionalidade, localizado na orla. Entre eles estão Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro II, José Bonifácio de Andrade e Silva, Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Duque de Caxias, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek. Não deixe de ir conhecer!

As estátuas do Monumento aos Formadores de Nacionalidade ficam na orla da Atalaia.

 

Praia do Mosqueiro

Para quem gosta de esportes aquáticos, como stand-up paddle e jet ski, a Praia do Mosqueiro é destino obrigatório! A água é muito limpa, calma e morna, excelente para mergulhos!

É considerada uma das praias mais bonitas de Aracaju. A larga faixa de areia e os coqueiros na orla garantem um belo visual. Não se assuste caso veja pequenos caranguejos passeando pela praia. Isso é bem comum e eles são inofensivos!

Por ser relativamente distante da área mais movimentada da cidade, a aproximadamente 20 quilômetros da Praia de Atalaia, é mais vazia e tranquila. Porém, não é um local deserto e você encontra boas opções de quiosques e bares.

 

Praia do Saco

Que tal passear de buggy pelas dunas de areia? Essa atividade é encontrada na Praia do Saco, localizada a um pouco mais de 70 quilômetros de Aracaju. Se você estiver de carro, o caminho é bem tranquilo. Outra opção é pegar um ônibus fretado por alguma agência de turismo.

Chegando na praia, você encontrará vários buggies disponíveis. O passeio dura aproximadamente duas horas e pode ser feito com a família ou grupo de amigos. Os veículos geralmente comportam até quatro pessoas.

Enquanto percorre as grandes dunas de areia, não deixe de parar na Lagoa da Praia do Saco. Essa lagoa é artificial, formada pela água do mar e da chuva, lugar delicioso para se refrescar. O cenário é encantador e você pode tirar fotos no balanço que fica na borda.

Não é tão movimentada, mas tem quiosques e bares. Você não terá problema em comprar petiscos ou água de coco! A dica é ir durante o dia, pois fica bem vazia ao anoitecer.

 

Praia dos Artistas

A Praia dos Artistas, também conhecida como Orlinha ou Havaizinho, é ideal para quem gosta de surfar. O mar é agitado, então é bom tomar cuidado caso vá nadar.

Por ser frequentada pelos surfistas, o ambiente é bem animado e é divertido assisti-los pegando as ondas. Costuma ficar mais movimentada durante o verão.

O mar na Praia dos Artistas é agitado.

 

Crôa do Goré

Coloque a Crôa do Goré na sua listinha do que você tem que conhecer em Aracaju! Esse ponto turístico é um grande banco de areia, localizado no rio Vaza-Barris, que fica bem evidente quando a maré está baixa.

Para chegar até a Crôa, você precisa pegar uma lancha ou catamarã para fazer a travessia. As embarcações saem da Orla do Pôr do Sol, na região do Mosqueiro. O trajeto é bem rápido, com duração de 10 a 15 minutos.

Logo você está na Crôa do Goré para tomar um ótimo banho de rio e curtir os bares flutuantes da região. O local também oferece várias atividades aquáticas, como caiaque, pedalinho, stand-up paddle e jet ski.

 

Ilha dos Namorados

A Ilha dos Namorados é um complemento ao passeio à Crôa do Goré. Geralmente as embarcações navegam os dois destinos em sequência, com pausas para curtir cada lugar.

Não deixe de visitar a Ilha dos Namorados.

Entre o rio Vaza-Barris e o Oceano Atlântico está a Ilha dos Namorados, um lugar paradisíaco. No meio da ilha há uma piscina natural, onde as crianças podem brincar sem preocupações. Descanse nas redes, flutue pela água nas grandes boias, brinde, faça um passeio de caiaque ou jogue vôlei dentro do rio. São diversas opções de lazer para todos os gostos.

 

Parques

 

Parque das Sementeiras

Se você gosta de caminhar ou andar de bicicleta em meio à natureza, não deixe de fazer uma visita ao Parque das Sementeiras. A área também é perfeita para jogar bola, brincar com crianças e passear com os animais de estimação. No lago, você pode alugar um pedalinho e se divertir muito.

Há mais de 110 espécies diferentes de flora e diferentes aves, como corujas, araras, gaviões e canários. É um lugar muito bonito, perfeito para curtir o dia e fazer um piquenique.

 

Parque da Cidade

Para quem está viajando com crianças, a próxima parada é o Parque da Cidade. A área abriga a mata atlântica preservada e é um verdadeiro refúgio do grande centro. Além dos lagos, quadras, parquinhos e pistas de caminhadas, a atração do parque é o teleférico, que garante uma outra vista de Aracaju. É bem legal ver tudo de cima!

Faça um passeio no teleférico do Parque da Cidade. // Créditos: Prefeitura de Aracaju

O parque fica aberto de sexta a domingo, das 9h às 16h. Programe-se para ir!

 

Zoológico

Dentro do Parque da Cidade você pode ver animais de vários cantos do mundo. Afinal, há um mini-zoológico que é a sensação da criançada. Lá abriga leão, macacos, jacarés, araras, papagaios, cobras, raposas, entre outros animais. A entrada é gratuita. Não deixe de ir!


A entrada é gratuita.

 

Catedral Metropolitana

A Igreja Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Catedral Metropolitana de Aracaju, é um grande templo religioso, localizado no centro da cidade. Foi inaugurada em 1875 e possui elementos neoclássicos e neogóticos na arquitetura. É um espetáculo!

A Catedral Metropolitana fica no centro da cidade.

Fica em uma ampla praça, bem conservada, onde você encontra barraquinhas de comidas típicas e artesanato local.

 

Museu da Gente Sergipana

Um ponto turístico indispensável para quem quer conhecer a cultura do estado de Sergipe é o Museu da Gente Sergipana. São muitas exposições, tanto permanentes quanto temporárias, que contam a história de seu povo.

As instalações permanentes mostram a literatura de cordel, trajes, festas, expressões linguísticas, culinária, personagens, história, objetos, produção agropecuária, histórias e outras manifestações culturais. As mostras temporárias são divulgadas no site e também remetem aos traços marcantes do povo.

A entrada ao museu é gratuita. // Créditos: Prefeitura de Aracaju.

O museu fica aberto de terça a sexta, das 10h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é das 10h às 15h. A entrada é gratuita.

 

Festa Junina

As festas juninas são muito marcantes em Aju! As tradições incluem quadrilhas, fogueiras, novenas, muito forró e festejos aos padroeiros Santo Antônio, São Pedro e São João.

As festas juninas são muito importantes para o povo de Aracaju.

As comidas típicas incluem, principalmente, os quitutes feitos com milho, como pamonha, broa de fubá e canjica. Delícia!

Durante todo o mês de junho acontecem festas nas praias, principalmente na de Atalaia, e no Centro Histórico. É comum que famílias se reúnam para fazer suas próprias celebrações.

 

Forró Caju

O grande evento junino é o Forró Caju, que acontece anualmente no mês de junho. São cerca de 14 dias de eventos, com mais de 140 atrações. Os palcos já receberam grandes nomes como Aviões do Forró, Banda Calypso, Wesley Safadão, Elba Ramalho, Alceu Valença e Cavaleiros do Forró.

É totalmente gratuito e possui uma super estrutura, com praça de alimentação, camarotes, posto de atendimento ambulatorial e programação diversificada.

Aracaju disputa com Campina Grande, na Paraíba, o título de “Capital do Forró”. É muita dança e animação! Vá lá e tire suas próprias conclusões!

Deu vontade de viajar, não é mesmo?! Aproveite para conhecer as comidas típicas e os melhores restaurantes do seu destino. Vem descobrir tudo o que você tem que comer em Aracaju!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!