Colunistas

Toledo, a cidade de Dom Quixote de La Mancha

Por Raphael Ursino

Toledo é aquele típico lugar para se fazer um bate-volta, mas que poderia muito bem ser aproveitado mais dias, diante de tanta beleza e riqueza histórica e cultural. Ela chegou a ser a capital do país até o século XVIII, e é considerada Patrimônio Nacional da Espanha. Na coluna de hoje, conheça Toledo, a cidade de Dom Quixote de La Mancha.

Cercada pelo Rio Tejo, o mesmo que passa em Portugal, Toledo fica a cerca de 70 km da atual capital, Madrid. De ônibus, a viagem dura cerca de uma hora. Por se tratar de uma cidade medieval, ela oferece aos seus visitantes uma incrível experiência por dentro das suas muralhas e vielas. E por falar em muralhas, comecei o passeio atravessando um dos principais portões de entrada para a antiga fortaleza, a gigantesca Puerta de Bisagra, com suas duas torres circulares, bem próximo ao local de desembarque do ônibus. 

A Puerta de Bisagra é um dos principais portões de entrada para Toledo

Puente de San Martín  

Esta lindíssima ponte medieval é um dos cartões-postais de Toledo. Ela foi construída para dar acesso ao lado Oeste da cidade.

Cidade das três culturas

Ao longo de sua história, Toledo foi construída sob a influência predominante das culturas judaica, islâmica e cristã. O curioso é que estas três religiões conviveram por muitos anos em perfeita harmonia. 

Ao andar pelas ruas, podemos perceber, na arquitetura os estilos destas antigas civilizações. E, diante de tamanha riqueza histórica e cultural, em 1986 a cidade entrou para a lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Toledo, a cidade de Dom Quixote de La Mancha

O mesmo Rio Tejo de Portugal também passa por Toledo

A exemplo dessa pluralidade cultural de Toledo, temos igrejas, mesquitas e sinagogas. Vejamos algumas: 

Catedral de Santa Maria de Toledo 

A Catedral de Toledo é uma imponente edificação, por dentro e por fora. Construída entre os anos de 1226 e 1493, este monumento é uma mistura dos estilos gótico, islâmico, românico e renascentista.  

A rica decoração da igreja impressiona a todos que a visitam. No seu interior, uma abertura no teto promove uma iluminação especial no altar, chamado de El Transparente. As janelas são formadas por mais de 700 vitrais. Vale muito a pena visitá-la. 

A Catedral de Santa María de Toledo é uma mistura dos estilos gótico, islâmico, românico e renascentista

Mesquita Cristo de La Luz

Construída pelos Mouros, este espaço de oração para os muçulmanos é a segunda mesquita mais antiga da Espanha.

A Mesquita Cristo de La Luz é a segunda mesquita mais antiga da Espanha

Sinagoga Santa Maria La Blanca 

O curioso é que esta sinagoga, construída em um bairro judeu de Toledo, foi convertida em igreja católica no século XV.

A Sinagoga Santa Maria La Blanca foi convertida em igreja católica no século XV

Praça Zocodover 

Uma das principais e mais movimentadas praças de Toledo é a Zocodover. Ela é cercada de comércios, bares, cafeterias, lojas de souvenirs, informações turísticas e agências que promovem passeios e city tours pela cidade. Ela é uma ótima opção para começar o passeio pela cidade.

Toledo, a cidade de Dom Quixote de La Mancha

Por entre os becos, muros e portais de Toledo

Homenagem ao grande escritor espanhol  

Pertinho da praça, podemos ver uma porta árabe, que dá acesso à estátua em homenagem a um dos maiores símbolos da cultura espanhola, o escritor Miguel de Cervantes.  

A estátua foi colocada ali em comemoração aos 400 anos de sua principal obra, Dom Quixote de La Mancha, que narra as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança. No imaginário do autor, Toledo era a cidade de Dom Quixote de La mancha.

Toledo, a cidade de Dom Quixote de La Mancha

Estátua de Dom Quixote de La Mancha

Cultura das espadas 

Toledo é famosa também pela criação de armas medievais, desde a época do império romano, devido ao seu aço, bastante rígido e de primeira qualidade. A tradição de 3000 anos atrás se faz presente até os dias de hoje, quando vemos várias lojinhas expondo nas vitrines itens como espadas, armaduras, capacetes…  

Academia de Infantaria  

No alto de uma colina, podemos avistar a Academia de Infantaria de Toledo. O lugar é um centro de formação militar para a especialização de oficiais e sub-oficiais da Infantaria.

Toledo, a cidade de Dom Quixote de La Mancha

A Academia de Infantaria de Toledo é um centro de formação militar para a especialização de oficiais e sub-oficiais da Infantaria

Alcazar de Toledo 

Outra edificação bastante emblemática é o Alcazar de Toledo. O lugar era, originalmente, um palácio. Tempos depois, foi restaurado para se tornar a residência oficial dos Reis da Espanha. Ele já foi usado também como ponto de defesa, durante a Guerra Civil Espanhola. 

A biblioteca Castilla-la mancha, um dos mais importantes acervos bibliográficos de Toledo, também está no Alcazar, além do Museu Militar, que possui um rico acervo composto por réplicas de armaduras e demais objetos de guerras.

O Alcazar de Toledo se destaca na paisagem da cidade

Vale a pena ficar mais de um dia 

Como eu disse no início deste texto, fiz apenas um bate e volta pela cidade de Dom Quixote, mas este incrível lugar merece ser desbravado com mais tempo. Então, fica a dica: se você for a Toledo, a cidade de Dom Quixote de La Mancha, passe pelo menos dois dias e uma noite por lá para aproveitar as outras atrações e também viver uma experiência noturna em uma verdadeira cidade medieval.