Três pratos que você precisa experimentar em Bogotá - Dicas de Viagem e Turismo - Conexão123
Três pratos que você precisa experimentar em Bogotá

Três pratos que você precisa experimentar em Bogotá

15 de abril de 2022

Por Nenel Neto

Come-se muito bem na linda Bogotá. E, o melhor, paga-se pouco por tal prazer. Os bogotanos são apaixonados pela boa mesa. E, abaixo, listo três pratos típicos que você precisa experimentar quando estiver na capital da Colômbia.

1 – Ajiaco

Um dos pratos símbolos de Bogotá, o ajiaco é uma sopa espessa preparada com três tipos de batatas – a sabanera, a pastusa e a criolla –, mais frango desfiado e espiga de milho.

Em meio à sopa, adiciona-se folha de guasca, uma erva aromática muito consumida na Colômbia que dá uma “levantada” no tempero do prato.

Por cima do ajiaco são colocados creme de leite e alcaparras, itens que foram introduzidos há cerca de um século por uma senhora da alta sociedade bogotana.

O ajiaco é um prato bem antigo de origem indígena, e o um lugar que indico para experimentar esta iguaria leva o nome de “El Mejor Ajiaco del Mundo”.

Localizado no centro histórico da capital colombiana, o restaurante se chama Antigua Santa Fé, mas, após o falecido cozinheiro escocês de alma e cidadania colombianas, Kendon MacDonald, dizer certa vez que comeu no local o melhor ajiaco do mundo, a casa passou a se auto-proclamar assim: O Melhor Ajiaco do Mundo.

Endereço: Calle 11 #6-20 – Centro Histórico (La Candelária)

Site: http://www.elmejorajiacodelmundo.com/

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @tamerlaneblog

2 – Arepa

Amplamente consumidas em toda a Colômbia, as arepas são panquequinhas redondas e achatadas.

Feitas com farinha de milho, elas aparecem nos mais diversos tamanhos.

Graças aos vendedores ambulantes, é possível encontrar arepas quentinhas pelas ruas de Bogotá, mas a minha preferida é a de um quiosque chamado El Peaje.

Virada para a rua e repleta de arepas e de empanadas, a estufa do El Peaje atrai os transeuntes que passam em frente ao local.

O carro-chefe é a gostosa arepa de carne com ovo (carne e huevo) e os molhos para jogar por cima são bons, especialmente o ají caseiro, levemente picante.

Endereço: Calle 19bis #01-89 – Centro.

Instagram: @el.peaje

3 – Fritanga (picada)

Fritanga, ou picada, é um banquete de carnes variadas de boi, frango e porco, e um dos lugares mais tradicionais de Bogotá é o Piqueteadero Doña Segunda,que fica na Praça do Mercado 12 de Outubro.

Em Doña Segunda, o ator principal é o porco, afinal, o local começou, há mais de meio século, como um pequeno comércio de distribuição de vísceras suínas.

Hoje, o piqueteadero é um patrimônio gastronômico de Bogotá.

Na porção básica, a cesta vem com o carro-chefe da casa, o delicioso chouriço (morcilla) recheado com arroz e ervilha, além de batata criolla e longaniza, que é uma linguiça picante. Some-se a isso coração, fígado, estômago e pulmão suínos.

Tudo frito em óleo e para comer com as mãos, mergulhando os pedaços de carne no ají caseiro – picante e cheio de coentro – servido em um potinho.

Quem quiser pode pagar a mais por itens como chicharrón (torresmo), costelinha, galinha e banana recheada com queijo, entre outros.

Se você gosta de verdadeiras aventuras gastronômicas, o Piqueteadero Doña Segunda é o seu lugar em Bogotá.

Endereço: Calle 73 Nº 50 – 62 (Plaza de Mercado del 12 de Octubre).

Instagram: @piqueteaderodonasegunda

Nenel Neto
Nenel é o jornalista por trás do perfil Baixa Gastronomia, dedicado à pesquisa e aos roteiros de comida boa e acessível em qualquer cantinho do mundo.
Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!