
Um dia em Cardiff, a capital do País de Gales
Por Raphael Ursino
Se você está na Inglaterra, que tal aproveitar e fazer um bate volta para conhecer mais um país logo ali pertinho? Foi o que eu fiz quando decidi passar um dia em Cardiff, a capital do País de Gales, que também fica no Reino Unido.
Localizada a cerca de 250 km a oeste de Londres, Cardiff é a capital e a maior cidade do País de Gales. Apesar de o inglês ser o idioma mais falado, o galês também é uma das línguas oficiais do país.
Saindo de Londres, peguei o trem da estação de Waterloo e, cerca de 2h20 depois, desci no terminal Cardiff Central. Dali, comecei a desbravar a cidade, a pé mesmo. Afinal, tem maneira melhor para sentir a atmosfera de um lugar do que andando pelas suas ruas? E foi despretensiosamente mesmo, já que eu não fiz um roteiro prévio.

O Rio Taff corta a cidade de Cardiff
Castelo de Cardiff
Não demorou muito e logo fui avistando a primeira e mais importante atração, o Castelo de Cardiff, construído em estilo gótico bem no centro da cidade. O curioso é que ele começou a ser construído no século XI, a partir de uma torre de menagem, ou seja, só com a estrutura central do castelo.
Anos mais tarde, a edificação foi ampliada e renovada em estilo neogótico, sendo transformada em um imponente palácio. Em 1947 o castelo passou a pertencer à cidade e virou um dos lugares mais procurados pelos turistas. A visita é imperdível!

O Castelo de Cardiff é a atração principal da cidade
Bute Park
Depois de conhecer o castelo, uma boa pedida é dar uma volta pelo Bute Park, que fica logo ao lado. Inclusive, o nome do parque é uma homenagem ao terceiro marquês de Bute, cuja família foi proprietária do castelo. O lugar possui bastante área verde e fica às margens do Rio Taff. Quer uma dica? Sente-se nos banquinhos e passe um tempinho ali contemplando a paisagem antes de continuar o passeio por Cardiff.

O parque Bute é uma homenagem ao terceiro marquês de Bute
Principality Stadium
Caminhando pela orla, de longe já dava pra ver o Principality Stadium, o maior estádio do país, também localizado às margens do Rio Taff. Inaugurado em 1999, para receber jogos de futebol e rugby, ele tem capacidade para 74.500 pessoas. A sua arquitetura é bastante moderna e conta até com um teto retrátil.

O Principality Stadium é o maior estádio do país
Igreja de São João Batista
Inicialmente, a Igreja de São João Batista foi erguida para ser uma capela, em meados de 1180. Cerca de 300 anos depois, ela passou por uma reforma e também ganhou uma torre de 40 metros de altura. Por ser a construção mais antiga de Cardiff, esta igreja é um dos símbolos da cidade.

A Igreja de São João Batista é um dos símbolos da cidade
Queen Street
Antes de retornar a Londres, resolvi conhecer a Queen Street, uma movimentada rua comercial com várias lojas e restaurantes. Aproveitei para fazer um lanche e seguir para a estação de trem.

Uma das principais ruas de Cardiff
No fim das contas, a minha experiência foi bastante agradável. Então, se você tiver tempo de sobra na sua viagem à Inglaterra, por que não fazer um bate volta e passar um dia em Cardiff, a capital do País de Gales?