Colunistas

Um mini guia para comer bem na cidade de Lionel Messi

Por Nenel Neto

Terra do icônico cantor Fito Paéz e de um gênio do futebol mundial, Rosário é a maior cidade da província de Santa Fé e a terceira mais populosa da Argentina. Na coluna de hoje, sugiro um mini guia para comer bem na cidade de Lionel Messi.

Em função da famosa faculdade de Medicina sediada neste município localizado a 300 km de Buenos Aires, muitos brasileiros residem por lá.

Mas além de Fito, de Messi e da faculdade de Medicina, Rosário oferece boa comida.

E se você está com viagem marcada para a terra dos tradicional clubes de futebol Rosário Central e Newell’s Old Boys, vão aí três dicas de casas de comestíveis que, garanto, não irão te deixar na mão.

Monreal Sandwiches

Monreal é uma casa especializada em sanduíches que fica localizada na esquina de Entre Ríos e San Lorenzo. Sua história remonta ao ano de 1960 e o local conserva um balcão com banquetas altas e algumas mesas.

Ingredientes como presunto cru, palmito e roquefort recheiam pães de miga – tradicionais na Argentina e que lembram o nosso pão de forma, porém mais leve – que são devorados aos montes pelos clientes.

O sanduíche mais vendido é o pedrito, uma combinação de filé mignon, queijo e molho holandês que cativou a clientela mais jovem. Outra boa pedida é o menditeguy, com sua combinação de peru, molho holandês e queijo gratinado.

A essência do Monreal está, antes de qualquer coisa, no pão. Depois no molho e, por fim, nos ingredientes.

O Monreal Sandwiches fica na San Lorenzo, 1295.

Bar Junior

Junior está separado de Monreal por apenas três quarteirões e meio.

O local é pequeno e a arquitetura é inspirada nos bares nova-iorquinos. Ou pelo menos desde sua reforma, em 1963: mesas retangulares e brancas. Bancos pretos e redondos. A decoração não guarda segredos: o fanatismo pelos Beatles é evidenciado em cinco fotografias. E se estende à carta, oferecendo um Ringo, um Ringo especial, um Harrison ou um triplo John Lennon.

Junior é um marco na rota do sanduíche da cidade, e o clássico da casa é a pavita caliente, sanduíche preparado na chapa com carne de peru, queijo, alface, tomate e ovo.

Ah, se você está curioso, no parágrafo abaixo estão as descrições dos sanduíches em homenagem aos Beatles.

O de Lennon é um sanduíche frio, o de Ringo tem tomates, azeitonas e parmesão, e o de Harrison leva filé mignon.

Já Paul McCartney foi homenageado com uma salada.

Anote o endereço do Bar Junior aí: Mitre, 849.

Comedor Balcarce

Templo do copo e da amizade, o Comedor Balcarce é um bodegón que existe desde 1961 e que até hoje faz a alegria dos locais com suas deliciosas milanesas, com suas almôndegas e com seus guisados.

Os bodegones são mais ou menos como os nossos botecos em termos de valor sentimental para os argentinos.

O cardápio ainda oferta pratos com história e tradições: língua ao vinagrete, matambre, salada waldorf, bife de fígado com cebola e canelone.

Como todo bom bodegón, o Comedor Balcarce oferece comida caseira a bons preços e, o melhor, em fartas porções.

Este clássico está na Brown, 2093.