
Um passeio por Glasgow, a maior cidade da Escócia
Por Raphael Ursino
Saindo de Manchester, na Inglaterra, segui de carro para um passeio por Glasgow, a maior cidade da Escócia, localizada a 80 km da capital Edimburgo.
Com bem menos fama que a capital, Glasgow é um destino bastante agitado, com várias atrações, principalmente no centro. Inclusive, passear por essa região é um programa que eu recomendo muito, pois a arquitetura do lugar é incrível, sem falar das diversas opções de bares e restaurantes.

Centro de Glasgow
Um lugar para contemplar a vida urbana
Ali fica a George Square, que é a praça principal. Experimente sentar-se nos banquinhos para apreciar as diversas estátuas e os prédios históricos ao redor. O mais majestoso é o Glasgow City Hall, que são as câmaras da cidade de Glasgow.
Logo em frente a ele, fica o Glasgow Cenotaph, um monumento em homenagem a todos os que morreram nas duas Guerras Mundiais.

Glasgow City Hall e o monumento dedicado aos mortos nas duas Guerras Mundiais
Na George Square também existe um obelisco com a estátua do poeta e historiador escocês Walter Scott.

George Square e o obelisco com a estátua do poeta e historiador escocês Walter Scott
Royal Concert Hall e Gallery of Modern Art (GOMA)
Andando pelas ruas de Glasgow, vimos também o Royal Concert Hall, um grande teatro que recebe desde shows de rock a orquestras sinfônicas.

O Royal Concert Hall recebe shows e outros eventos
E para os amantes de arte moderna, uma ótima opção é o Gallery of Modern Art (GOMA), com um acervo recheado de obras de artistas locais e internacionais. O prédio já foi residência e também biblioteca, antes de se tornar museu. A entrada é gratuita.

Traseira da fachada da Galeria de Arte Moderna (GOMA)
Um acessório nada comum
Mas o que chama atenção de verdade é a estátua do Duque de Wellington montado em seu cavalo, em frente ao GOMA. Isso porque ela possui um cone de trânsito em sua cabeça há décadas. O motivo? Bom, dizem que um estudante bêbado teria subido no monumento e colocado o cone ali, em meados dos anos 1980.
Desde então, apesar de tentativas da prefeitura de retirar o objeto, ele nunca foi, de fato, removido. A população apoia a iniciativa de deixar o ornamento na cabeça do Duque. Engraçado, né?

Estátua do Duque de Wellington montado em seu cavalo, em frente ao GOMA
A noite é uma boa pedida
A noite de Glasgow é muito diversa e animada, com atrações para todos os gostos. Os pubs e casas noturnas da cidade ficam lotados, e tem sempre alguém pronto para fazer um brinde com os turistas que passam por ali.
Apesar de eu não ter ficado muito tempo por lá, apenas um passeio por Glasgow, a maior cidade da Escócia, já foi experiência fantástica. Valeu muito a pena conhecer este destino alegre e com a vida noturna bastante agitada. Recomendo!
Veja também como foi a viagem em Liverpool. Manchester, Edimburgo e Newcastle.