Colunistas

Uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo

Por Marcello Oliveira

Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo e, entre centenas de atrações que a capital francesa nos oferece, está a avenida mais charmosa da Europa. Hoje, te convido a dar uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo que fica no coração de Paris, com o Arco do Triunfo em um dos extremos.

Uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo

A Place de la Concorde e o Jardim des Tuileries (os grandes jardins em frente ao Louvre) estão no extremo leste, com o Grand Palais, Petit Palais e Pont Alexandre III entre os monumentos importantes ao longo da rota.

A Avenue des Champs-Elysées é muitas vezes citada como a “avenida mais bonita do mundo”.  Se isso é verdade ou não – e possivelmente é -, é justo dizer que ela certamente é um destaque imperdível em qualquer visita a Paris!

A avenida tem cerca de dois quilômetros de extensão. Pode não parecer muito, mas você deve reservar algumas horas do seu dia para caminhar do início ao fim da via, olhando vitrines, parando em cafés, entrando em lojas e butiques…

Uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo

É um lugar para passear curtindo a atmosfera, não para andar em velocidade vertiginosa! Se você também quiser explorar os parques e monumentos, pode facilmente levar o dia todo. Começando no Arco do Triunfo, você pode olhar ao longo da Avenue de la Grande Armée até a região de Défense, o centro financeiro de Paris e um imponente contraste moderno com a maior parte do centro da cidade.

A Avenue de la Grande Armée continua a linha reta da Champs-Elysées e termina no Grande “Arche”, o terceiro na linha de arcos ao longo da avenida e que também inclui o Arco do Triunfo e o arco em frente ao Louvre.

Sua visita ao Arco do Triunfo inclui vistas ao longo dessas avenidas e das outras que saem da Place Charles de Gaulle. A partir daqui, você pode começar a caminhar para o leste pela Champs-Elysées.

Uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo

Avenida para todos

A avenida não é mais um passeio exclusivo para os ricos e, embora você encontre várias lojas de luxo, também encontrará muitas marcas de rua e cadeias de lojas, restaurantes sofisticados e restaurantes de fast-food.

Mesmo que você não goste de fazer compras, ainda é divertido caminhar pela Champs-Elysées observando todas as pessoas e curtindo a atmosfera. Você também reconhecerá a avenida por suas muitas aparições na televisão, desde cerimônias militares até o último dia do Tour de France a cada ano.

Após a rotunda chamada Rond-Point des Champs-Elysées, a avenida muda de personalidade, com mais árvores e menos lojas.  Dois teatros bem conhecidos estão a leste da rotatória: o Theatre du Rond-Point e o Theatre Marigny.

Uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo

Para ver o famoso Teatro Champs-Elysées, você precisará fazer um pequeno desvio para o sudoeste ao longo da Avenue Montaigne da rotatória. Construído em 1913, este teatro de estilo art déco forma um contraste interessante com os edifícios circundantes. É também junto à rotunda que se chega a um dos mais importantes conjuntos de edifícios e monumentos do centro de Paris: o Grand Palace, o Petit Palace e a Ponte Alexandre III. Estes estão ao sul dos Champs-Elysées e foram todos construídos ao mesmo tempo, pouco antes de 1900.

A Exposição Universal de 1889, com a Torre Eiffel construída como peça central, foi um grande sucesso e o Grand Palace, o Petit Palace e a Ponte Alexandre III foram construídos para uma exposição semelhante em 1900.

Os dois palácios impressionantes se enfrentam do outro lado da Avenida Winston Churchill e agora são usados ​​para várias exposições de arte, e a ponte Alexandre III é uma das pontes mais ornamentadas de Paris.

Não é fácil ver do lado de fora, mas o telhado do Grande Palácio é uma notável proeza arquitetônica de ferro e vidro que abrange um enorme espaço interior.  Aparentemente há mais ferro neste telhado do que na Torre Eiffel!  Voltando a Champs-Elysées, você pode continuar a curta distância até a praça de la Concorde.  Na Place de la Concorde você pode ver o famoso obelisco que o Egito deu à França em 1829, bem como duas fontes elaboradas.

Você pode encontrar mais ideias para sua viagem a Paris com um bom guia da região ou pedindo dicas na recepção do seu hotel.

Após os desafios do trânsito na praça de la Concorde, você pode continuar até o Jardim des Tuileries e ter um merecido descanso à sombra!

Lojas

Apenas em uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo, podemos perceber que estando na avenida mais chique da Europa somos transportados a um universo paralelo, com lojas para todos os gostos  e também para (quase) todos os bolsos.

Campeã de imitações, a Louis Vuitton é também campeã de visitas na Champs-Elysées. Mesmo com preços altíssimos, os turistas fazem fila para entrar na loja. Não muito longe dali, a Montblanc atrai quem quer comprar canetas, carteiras e relógios de uma das marcas mais prestigiadas do mundo.

Outros destaques da avenida são a Lacoste, MAC, Sephora, Nike, Zara, Disney, Adidas, Abercrombie & Fitch e a loja do PSG, que vende toda a linha comercial do clube, além das camisas, como a do jogador Neymar.

Para os amantes dos automóveis, há super lojas de marcas francesas tradicionais como Peugeot, Citröen e Renault. Isso tudo além de uma Ferrari Store.

Uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo

As marcas automotivas costumam caprichar nas vitrines de suas lojas, que estão entre as mais visitadas de toda a avenida.

Além de expor seus modelos mais atuais, como em uma concessionária, elas expõem conceitos que foram exibidos em salões do automóvel mundo afora, clássicos das marcas que marcaram época e esportivos de suas escuderias de competição. Nas lojas das marcas automotivas, o turista tem a possibilidade de comprar camisas, bonés e outros acessórios temáticos, além de miniaturas dos modelos.

Uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo

E então? Curtiu dar uma volta pela Champs-Elysées, a avenida mais famosa do mundo? É sempre um prazer (re)visitar este endereço parisiense, não importa quantas vezes você vá à capital francesa.