Lugares para conhecer

Dia do Imigrante Italiano: conheça lugares que resgatam a cultura italiana no Brasil

21 de fevereiro de 2023

No dia 21 de fevereiro, o Brasil comemora o Dia do Imigrante Italiano, em homenagem aos milhões de italianos que escolheram o nosso país como sua nova casa desde o início do século XX. A cultura italiana é muito presente em diversas regiões do Brasil, e existem inúmeros destinos que resgatam e incentivam as tradições trazidas pelos imigrantes italianos.

O Conexão123 escolheu quatro lugares que vão te fazer se sentir na Itália, sem precisar sair do Brasil.

Você vai ler sobre

História da imigração italiana no Brasil

A imigração italiana para o Brasil iniciou no fim do século XIX, mais precisamente em 1875, com a vinda de um grupo de imigrantes italianos para a região sul do país, especialmente para o Rio Grande do Sul. Esses primeiros imigrantes eram, em sua maioria, agricultores que vieram para cá em busca de novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

Desde então, a imigração italiana para o Brasil cresceu consideravelmente. Cerca de 7 milhões de italianos no período de 1860 a 1920 vieram para o país.

Os imigrantes italianos se estabeleceram em diversas regiões brasileiras, mas se concentraram, sobretudo, nas áreas rurais do sul e sudeste do Brasil, onde trabalhavam, principalmente, nas lavouras de café e na criação de gado. Os italianos também foram importantes para a construção de estradas de ferro e a industrialização do país.

Eles contribuíram muito para a cultura e a economia do Brasil, trouxeram novas técnicas de agricultura, artesanato e culinária. Além disso, também tiveram um impacto importante na política do país, com a criação do Partido Comunista Brasileiro, que teve grande influência na década de 1920.

Hoje, a influência italiana pode ser vista em vários aspectos da cultura brasileira, desde a culinária (com a popularização da pizza e do macarrão, especialmente) até a música, com a influência da ópera e do bel canto italiano.

Destinos que resgatam a cultura italiana no Brasil

Com toda essa influência italiana na nossa cultura, existem alguns pedacinhos do Brasil que te levam até a Itália sem precisar ir até a Europa. Venha com o Conexão123 conhecer quatro lugares que resgatam a cultura italiana pelo país.

Nova Veneza, Santa Catarina

Nova Veneza, em Santa Catarina, é a cidade perfeita para celebrar o Dia do Imigrante Italiano no Brasil. Fundada por imigrantes da região de Veneza em 1891, a cidade mantém viva a cultura e as tradições trazidas de lá.

Os imigrantes italianos que se estabeleceram em Nova Veneza carregaram consigo técnicas de cultivo de uvas e produção de vinho, além da cultura e tradições italianas, que foram preservadas ao longo dos anos. Hoje, é possível conhecer a arquitetura típica italiana, com casas e construções em estilo colonial preservadas ao longo dos anos.

Em Nova Veneza, a Praça Humberto Bortoluzzi é o centro da cidade e abriga a igreja matriz, enquanto a Casa do Centenário conta a história da imigração italiana na região. Já o Parque das Nações é um espaço de lazer e entretenimento que proporciona uma experiência única.

E se você é fã da gastronomia italiana, não pode perder a Festa da Gastronomia Típica Italiana, que ocorre anualmente na segunda quinzena de junho. Durante o evento, é possível experimentar pratos típicos como massas, polenta, queijos, vinhos e doces, em uma celebração única à cultura dos imigrantes italianos.

Bixiga, São Paulo

Localizado em São Paulo, o bairro do Bixiga é um lugar conhecido por sua forte influência italiana. No fim do século XIX e início do século XX, muitos imigrantes italianos se estabeleceram na região e deixaram sua marca na arquitetura, culinária e celebrações do bairro.

A cultura italiana é evidente em muitos aspectos da vida no Bixiga. A arquitetura das casas e prédios antigos remete ao país, especialmente à região da Toscana. A música também é muito presente, com diversas bandas e músicos italianos se apresentando em bares e restaurantes locais.

A gastronomia italiana é uma das principais atrações do bairro, com muitos restaurantes tradicionais que servem pratos típicos, como massas, pizzas, antepastos, vinhos e doces. As cantinas italianas, que são restaurantes mais simples e aconchegantes, são muito comuns no bairro e uma ótima opção para quem quer experimentar pratos deliciosos.

O Bixiga também é famoso por suas celebrações italianas. Em agosto, acontece a Festa de Nossa Senhora Achiropita, um dos maiores eventos italianos do Brasil. Durante a festa, é possível experimentar pratos típicos, assistir a apresentações de música e dança e participar de diversas atividades culturais.

Se você está interessado no “Dia do Imigrante Italiano“, saiba que o Bixiga é um lugar perfeito para celebrar essa data. Como um dos principais refúgios da cultura italiana no Brasil, o bairro é um símbolo da contribuição dos imigrantes italianos para a cultura brasileira.

Dia do Imigrante Italiano: conheça lugares que resgatam a cultura italiana no Brasil | Nossa Senhora de Achiropita em procissão no bairro Bixiga, São Paulo | Conexão123

Procissão da tradicional festa dedicada a Nossa Senhora de Achiropita, no bairro Bixiga, em São Paulo

Santa Teresa, Espírito Santo

Santa Teresa, situada no Espírito Santo, é uma cidade repleta de história. Os imigrantes italianos que a fundaram, em 1875, deixaram sua marca em cada aspecto do lugar e, hoje, é um destino imperdível para conhecer a cultura e a influência italiana.

A Catedral de Santa Teresa de Ávila é uma das principais atrações da cidade. Com uma arquitetura imponente e acervo de obras de arte sacra, a construção impressiona pela beleza e grandiosidade. Uma sugestão para os turistas é assistir à missa, realizada diariamente, para vivenciar a atmosfera religiosa do lugar.

O Museu de Biologia Professor Mello Leitão é outro ponto turístico que não pode ficar de fora do roteiro. Com um acervo de mais de 440 mil exemplares de plantas, animais e fungos, o museu abriga uma das maiores coleções de história natural do país. Além disso, o espaço é cercado por uma reserva de Mata Atlântica.

Para os amantes da culinária italiana, Santa Teresa é um verdadeiro paraíso. A cidade conta com diversos restaurantes que servem pratos típicos, como massas, polentas e risotos. Além disso, é conhecida por produzir vinhos de alta qualidade, graças ao clima ameno e à topografia favorável para o cultivo das uvas.

O Dia do Imigrante Italiano é comemorado no dia 21 de fevereiro no Brasil, mas em Santa Teresa, a Festa do Imigrante é um evento tradicional que ocorre anualmente no mês de julho. O encontro celebra a cultura e a influência dos imigrantes italianos que fundaram a cidade. Durante a festa , é possível experimentar diversas comidas típicas da região, como massas, polentas e doces italianos, além de apreciar apresentações musicais e folclóricas.

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

A Epopeia Italiana é um parque temático localizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, que conta a história da imigração italiana no Brasil. Desde a sua inauguração, em 2004, tornou-se uma das principais atrações turísticas da região.

Dia do Imigrante Italiano: conheça lugares que resgatam a cultura italiana no Brasil | Fachada do Parque Cultural Epopeia Italiana em Bento Gonçalves | Conexão123

Fachada do Parque Cultural Epopeia Italiana, em Bento Gonçalves

O parque é dividido em diversas áreas temáticas que recriam cenas da vida dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no fim do século XIX e início do século XX. As atrações incluem um museu histórico, um cinema em 3D, um simulador de trem e diversos cenários que recriam cenas da vida cotidiana dos imigrantes.

Durante o passeio, os visitantes são guiados por um grupo de atores que interpretam personagens da história da imigração italiana, como um padre, um trabalhador rural e um industrial. É possível aprender sobre a história dos imigrantes italianos, suas dificuldades e suas conquistas, além de experimentar a culinária típica italiana em restaurantes e comprar produtos locais, como vinhos e artesanatos, nas lojas do parque.

O museu histórico do parque apresenta objetos e documentos que retratam a vida dos imigrantes italianos no Brasil, como utensílios domésticos, instrumentos de trabalho, fotografias e cartas. É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a história da imigração italiana no Brasil e a influência dos imigrantes italianos na cultura brasileira.

O parque temático Epopeia Italiana é uma atração imperdível para quem visita a região serrana do Rio Grande do Sul e está interessado em conhecer mais sobre a história da imigração italiana no Brasil. Aproveite para celebrar o Dia do Imigrante Italiano no Brasil, que é comemorado anualmente em 21 de fevereiro, e saiba mais sobre a contribuição dos imigrantes italianos para a formação do nosso país.

Em tempo: o Conexão123 – Expedição Brasil visitou a região serrana do Rio Grande do Sul e fez esse passeio. Para conhecer mais sobre as atrações turísticas do parque Epopeia Italiana assista o vídeo

Com esses destinos, é possível sentir um pouco da Itália no Brasil e se conectar com as tradições trazidas pelos imigrantes italianos. E aí, qual desses lugares você gostaria de visitar?

Escolha onde quer comemorar o Dia do Imigrante Italiano e conte a 123milhas para todos os benefícios para viajar com estilo e tranquilidade, pacotes de viagens com passagens aéreas, seguro-viagem, aluguel de carros e até passagens de ônibus com top ofertas!