Duas sorveterias brasileiras estão entre as 100 melhores do mundo
O Brasil se consagra como destino gastronômico: desta vez, com dois estabelecimentos no Norte e Nordeste, eleitos entre as melhores sorveterias do mundo pelo guia gastronômico TasteAtlas. As sorveterias Cairu, de Belém, no Pará, e a da Ribeira, de Salvador, na Bahia, aparecem na lista das 100 mais icônicas do mundo. Saiba mais no Conexão123.
Conheça com o Conexão123
- Sabores brasileiros entre os 100 mais icônicos
- Sorveteria Cairu, em Belém (PA)
- Sorveteria da Ribeira, em Salvador (BA)
Sabores brasileiros entre os 100 mais icônicos
O guia TasteAtlas, plataforma colaborativa alimentada por viajantes e que traz as especialidades de cada região, divulgou, em 21 de julho, uma lista das 100 sorveterias mais icônicas do mundo. Entre elas, estão duas brasileiras: a Sorveteria Cairu, de Belém, no Pará, e a Sorveteria da Ribeira, de Salvador, na Bahia.
A lista não é um ranking — não traz uma escala de qual é melhor, mas mostra, a partir de votos de usuários e críticos especializados, os sabores mais icônicos em diversas categorias. As sorveterias brasileiras aparecem ao lado de estabelecimentos italianos, alemães, argentinos e franceses.
O que garantiu essa notoriedade das sorveterias do Norte e Nordeste do país são os sabores dos sorvetes: o de açaí, da sorveteria paraense, e o de tapioca, da sorveteria baiana.
De acordo com a plataforma TasteAtlas, o que garante a colocação na lista não é só o estabelecimento em si (eles precisam ter tradição no ofício), mas, principalmente, o sabor dos sorvetes. Açaí e tapioca são ícones dos sabores brasileiros e agradaram aos jurados do guia para aparecer entre os 100 mais especiais do mundo.
Sorveteria Cairu, em Belém (PA)
Fundada em 1964, a Sorveteria Cairu é uma das mais tradicionais do Pará e já foi consagrada em outras premiações: em 2022, ficou na 32ª posição na lista das 50 melhores sorveterias do mundo, no ranking elaborado pelo Festival Mundial do Gelato.
No cardápio da sorveteria estão sabores típicos da Amazônia, como os das frutas bacuri, tucumã e cupuaçu com castanha do Pará. O mais pedido é o de açaí, que foi o escolhido pelos jurados do TasteAtlas. De acordo com a plataforma, “o açaí é um símbolo de orgulho regional e um embaixador dos sabores amazônicos tanto para os locais quanto para os visitantes”. Ainda de acordo com a TasteAtlas, os sabores da sorveteria “se destacam pelo uso de frutas nativas da Amazônia, evidenciando os sabores únicos da região”.
Para conhecer a Sorveteria Cairu, uma das 100 mais icônicas do mundo, a 123milhas disponibiliza passagens aéreas para Belém do Pará.
Endereço: Tv. Dom Romualdo de Seixas, 1139, Umarizal, Belém, PA.
Sorveteria da Ribeira, em Salvador (BA)
A Sorveteria da Ribeira fica em Salvador, capital da Bahia, e foi inaugurada em 1931. O cardápio traz 65 sabores de sorvete. Além dos tradicionais, estão os de frutas brasileiras como umbu, biribiri, jaca, jenipapo, pinha, sapoti, amarena, coco verde e mangaba.
O sabor da Sorveteria da Ribeira que conquistou os jurados da plataforma TasteAtlas foi o de tapioca. De acordo com o TasteAtlas, a sorveteria “tem uma variedade de sabores de sorvete que incluem não apenas os tradicionais, mas também frutas brasileiras exóticas. Seu sabor mais icônico é a tapioca”.
O sorvete de tapioca é feito com farinha de tapioca e misturada com gelato cremoso. Além de sabores típicos brasileiros, quem frequenta a Sorveteria da Ribeira pode apreciar o visual da praia, com barquinhos de pescadores e veleiros.
Para conhecer a Sorveteria da Ribeira, eleita uma das 100 mais icônicas do mundo e provar o sorvete de tapioca, há voos para Salvador oferecidos pela 123milhas. Há unidades também na Praia do Forte e em Morro de São Paulo.
Para estes destinos, a 123milhas recomenda pacotes com passagens aéreas de ida e volta, hotel com café da manhã e transfer:
Endereço: Praça General Osório , 87, Ribeira, Salvador, BA.
A 123milhas oferece passagens aéreas para esses e outros destinos brasileiros, além de hospedagens para os viajantes conhecerem os sabores da gastronomia brasileira.