Conheça o estado de São Paulo

Estado mais populoso do Brasil, São Paulo conquista adeptos mundo afora. As diversas opções de cidades e atrações tornam o destino ideal para visitas badaladas, casuais ou mais tranquilas. O Conexão123 traz para você atrações, dicas e informações detalhadas para uma imersão à história de São Paulo. Vamos viajar?

Você vai ler sobre

Estado de São Paulo

A população de São Paulo conta com mais de 46 milhões de pessoas, segundo estimativa de 2021, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mapa de São Paulo agrega 645 municípios e está localizado na região sudeste do país, ao lado de Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

O estado oferece diversas oportunidades turísticas, desde centros urbanos, praias e cidades do interior. Além da capital paulista, tão conhecida por seus aspectos culturais, atividades, bares e restaurantes, São Paulo ainda pode surpreender os viajantes com outros destinos.

As opções são inúmeras, do agito das baladas nos centros urbanos à tranquilidade das cidades do interior, São Paulo é para todos!

Conheça o estado de São Paulo: história, dicas e muito mais | Ponte estaiada São Paulo | Conexão123

Mais de 45 milhões de pessoas residem no estado de São Paulo

Capital de São Paulo

O principal centro urbano do estado é a capital de São Paulo, que recebe o mesmo nome. A fundação ocorreu em 25 de janeiro de 1554, após um grupo de jesuítas construir um colégio em busca de novas pessoas para evangelizar, local conhecido hoje como Pátio do Colégio. Ao longo de 468 anos de existência, o município carrega uma rica tradição arquitetônica e é considerado o centro financeiro do Brasil.

O turismo em SP pode proporcionar uma verdadeira imersão cultural. O Monumento às Bandeiras, localizado no Parque Ibirapuera, é um marco para a cidade. A obra de 12 m de altura representa os bandeirantes que desbravaram o país, expandindo as fronteiras do estado. Esse é um exemplo de muitas atrações na cidade de São Paulo. Que tal se aventurar?

Lugares que precisam estar em seu roteiro turístico pela capital paulista:

  • Avenida Paulista
  • Rua 25 de março
  • Parque Ibirapuera
  • Bairro da Liberdade
  • Mercado Municipal
  • Estação da Luz
  • Museus de Arte de São Paulo
  • Mosteiro de São Bento
  • Praça e Catedral da Sé

Entre tantos outros, não se limite apenas às sugestões!

Principais cidades de São Paulo

O estado de São Paulo oferece diversas modalidades de passeios, hospedagens, atrações e atividades em seu território Desde os viajantes apaixonados por praias, aos turistas que desejam conhecer cidades do interior ou centros urbanos.

Em quesito de maiores populações, as principais cidades são: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Mauá, Carapicuíba, São José do Rio Preto, Diadema e Jundiaí. Porém quando falamos de turismo, todos os destinos são únicos e merecem um momento especial. Afinal, viajar é conhecer e se encantar por aspectos singulares de cada local.

Você é aquele viajante que ama tomar sol e curtir um drink à beira mar? Então temos “caminhos” certos para você! Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Cubatão e Bertioga estão mais ao sul do estado de São Paulo. Já Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba pertencem à parte norte.

Conheça o estado de São Paulo: hstória, dicas e muito mais | Ilhabela fica no litoral norte do Estado de São Paulo | Conexão123

Ilhabela, no litoral norte do estado, é conhecida como Capital da Vela pelas boas condições de vento e por pertencer ao mar do canal de São Sebastião, cidade vizinha

Aos turistas que optam por relaxar e vivenciar os ares do campo, vale visitar o Circuito das Águas Paulista. Localizado a cerca de 127 km da capital paulista, é composto por nove cidades: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Já a Serra da Mantiqueira agrega oito municípios, são eles: São José dos Campos, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba e Piquete. De descanso à adrenalina, todos os destinos afastados das metrópoles são ideais para dias em família, em casal ou a sós. Afinal, viajar é o propósito e com a 123milhas sempre é possível!

História de São Paulo 

Viajar para São Paulo é sinônimo de respirar a cultura local e, ao mesmo tempo, conhecer a história por trás de um povo acolhedor. A colonização de São Paulo teve início a partir da Vila de São Vicente, a mais antiga do Brasil, fundada por Martin Afonso de Souza, em 1532. Formado por diversos povos, principalmente índios que já estavam na região, também é conhecido por agregar outras línguas e culturas, de regiões brasileiras e estrangeiras. 

O estado paulista vivenciou diversos momentos da história do Brasil, por exemplo, a independência do país proclamada por Dom Pedro I, em solo paulistano, em 7 de setembro. Por isso, montar um roteiro de viagem pode incluir os pontos turísticos e cidades históricas. Listamos para você alguns deles, que valem a visita!

  • Estação Ferroviária – Paranapiacaba
  • Basílica de Nossa Senhora Aparecida – Aparecida
  • Igreja Matriz de Santa Ana – Santana do Parnaíba
  • Capela das Mercês – São Luiz do Paraitinga
  • Museu do Café  – Santos
  • Museu Frei Galvão – Guaratinguetá
  • Fazenda Vila Rica – Itatiba
  • Chácara do Rosário – Itu    
  • Praça Bom Jesus e Santuário Bom Jesus – Monte Alegre do Sul

Personagens e personalidades de São Paulo 

Parte da construção de um local é baseada na cooperação de pessoas que contribuem com a história. Em São Paulo existem ruas, bairros e cidades que receberam nomes de grandes personalidades. Por exemplo, Ayrton Senna - piloto de automobilismo; Fernão Dias - bandeirante paulista; Francisco Matarazzo - empresário e fundador do MASP; Monteiro Lobato – escritor; entre outros.

Quando falamos em personagens e personalidades, também agregamos as curiosidades que envolvem o estado de São Paulo. Ao falar do setor de comunicação, Julio de Mesquita Filho e Chateaubriand são considerados os capitães da imprensa brasileira. Outra imponente figura foi Padre Manoel da Nóbrega, que escreveu e enviou uma carta ao rei Dom João III, e hoje tem seu nome na rodovia paulista que liga cidades praianas do litoral sul aos centros urbanos.

Conheça o estado de São Paulo: história, dicas e muito mais | Bandeira do estado de São Paulo | Conexão 123

A bandeira do estado de São Paulo homenageia a miscigenação populacional

Até aqui deu para perceber o quanto a formação de um estado é complexa e traz muito conhecimento, certo? Mas não paramos por aqui! Outra informação importante sobre o estado de São Paulo é sobre sua bandeira, que, aliás, traz mais uma personalidade como foco.

O escritor e jornalista Júlio Ribeiro, em 16 de julho de 1888, propôs a criação da bandeira de São Paulo. A ideia foi simbolizar as raças, branca, preta e vermelha, com quatro estrelas representando o Cruzeiro do Sul e um globo com o perfil geográfico do país. Você sabia disso?

Geografia de São Paulo

A viagem ao estado ainda pode proporcionar a convivência com a geografia de São Paulo, com diferentes temperaturas, dependendo da região. O clima de São Paulo é predominante tropical, que se caracteriza por verão quente e chuvoso, e inverno seco e pouco frio. Entretanto pode variar de acordo com o relevo (altitude), a proximidade do mar e a latitude. Por isso, pode-se dividir o estado de São Paulo em três climas: tropical úmido, tropical de altitude e subtropical.

A extensão territorial é de 248 mil m² e o ponto mais elevado é a Pedra da Mina, localizada na serra da Mantiqueira, com altitude de 2.797 m. Localizado na região sudeste, os limites de São Paulo fazem divisa com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

O relevo de São Paulo é dividido em:

  • Planície Litorânea: nas proximidades de Santos e em sua máxima extensão no vale do rio Ribeiro do Iguape
  • Serra do Mar: situada entre a planície litorânea e o planalto
  • Planalto Cristalino: tipografia regular, porém com cristas montanhosas e colinas
  • Planalto Ocidental Paulista: ocupa aproximadamente a metade da extensão territorial do estado de São Paulo

Cultura de São Paulo

A cultura de São Paulo é enraizada em três povos: indígenas, italianos e portugueses. As comidas típicas de São Paulo são um quesito fundamental, né? Conhecer as cidades paulistas e provar pratos regionais é quase dar a volta ao redor do mundo, justamente pela influência de outros povos. Por exemplo, quem visita a capital de São Paulo precisa experimentar o delicioso lanche de mortadela no Mercado Municipal.

Conheça o estado de São Paulo: história, dicas e muito mais | Lanche de mortadela do Mercadão de São Paulo | Conexão123

Provar o lanche de mortadela é requisito turístico na capital paulista

A culinária de São Paulo varia de região para região dentro do próprio estado. A capital foi eleita como a sétima melhor cidade gastronômica do mundo! O cotidiano frenético nos grandes municípios acaba favorecendo os lanches rápidos, como hot-dog e hambúrguer. No interior, o virado à paulista é figura carimbada, especialmente quando se trata de regiões serranas. Já no litoral, destacam-se as opções de frutos do mar, em Cananéia, por exemplo, é famosa pelo cultivo de ostras grandes e suculentas. 

Outros pratos também incluem o cardápio paulistano, a imigração trouxe também sabores únicos por meio das cozinhas árabes e orientais.

Mas a cultura vai além das comidas. São Paulo também possui um calendário cultural diversificado. Consideradas as maiores festas e festivais, algumas datas atraem turistas e, até mesmo, os próprios paulistas. Veja nosso destaque!

  • Carnaval
  • Virada Cultural
  • Festival de Campos do Jordão
  • Festa do Peão Boiadeiro
  • Festa de Iemanjá
  • Maratona de São Silvestre

Já entre os patrimônios culturais, a maior parte da riqueza do estado concentra-se na capital e podem-se destacar três estilos culturais percebidos. Com aspectos mais históricos relacionam-se monumentos antigos, como a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, entregue no século XVIII e de estilo barroco. Em relação às artes, a diversidade de museus é um importante aliado para os turistas que almejam visitar, como o Museu Lasar Segall. Já a cultura urbana é sentida na oferta de parques, como Ibirapuera, que foi projetado por Oscar Niemeyer e Burle Marx.

Economia de São Paulo

O estado de São Paulo contribui com a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A economia concentra-se, principalmente, na região metropolitana, onde está o maior parque industrial do país. A agricultura também merece destaque nesse quesito, afinal, a região colabora com a pecuária de corte e a produção de cana-de-açúcar.

O posicionamento geográfico é o grande responsável pelos números significativos da economia paulista. No centro-sul do Brasil e com saída pelo mar, São Paulo tem o maior e mais movimentado porto do país, na cidade de Santos.

A população de São Paulo também colabora com os recursos financeiros, a região metropolitana concentra cerca de 200 shoppings-centers e abriga uma importante rede de multinacionais.

O turismo para a economia no estado movimenta cerca de 60 setores da economia e contribui, significativamente, com o PIB de São Paulo. Além disso, gera oportunidade de renda, especialmente no setor de serviços. Outro dado importante é que apenas a capital paulista tem mais de 1.300 hotéis. Então hospedagem não falta e com a 123milhas é ainda mais fácil viajar!

Ficou com vontade de conhecer o estado? Encontre um hotel em São Paulo com a 123milhas!

RESERVAR

RESPOSTAS123

A diversidade famosa da capital paulista também se estende às outras cidades do estado. As centenas de municípios trazem influências em sua formação, entre gastronomia, atrações turísticas, atividades culturais e muita história. São Paulo agrega a miscigenação de povos, dos indígenas às culturas europeias, árabes e ocidentais. Por isso, a cultura de cada local pode ser vivenciada em cada detalhe.

Separamos uma lista para você colocar em seu roteiro, mas não fique só nela. São Paulo pode oferecer muita coisa boa para conhecer. 

  • Museu de Arte Sacra
  • Museu do Ipiranga, em SP
  • Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico de Monteiro Lobato, em Taubaté
  • Suiça Brasileira, em Campos do Jordão
  • Festa do Peão, em Barretos
  • Campos de Flores, em Holambra
  • Aulas de origami e artesanato japonês na Liberdade, em SP
  • Pinacoteca, em SP
  • Projeto Tamar, em Ubatuba
  • Parque da Cidade Roberto Burle Marx, São José dos Campos

Faça uma imersão cultural na capital paulista:

  • Theatro Municipal
  • Museu Catavento
  • Itaú Cultural
  • Museu do Futebol
  • Museus da Imigração

E muito mais!

São Paulo reserva um cardápio vasto e com influência de povos de outros estados e países. Vale cada pedaço!

  • Virado à paulista
  • Picadinho de carne
  • Coxinha
  • Pão na chapa
  • Frutos do mar
  • Sanduíche de pernil