Notícias

Taxa de entrada de turistas na Europa será cobrada a partir de novembro de 2023

5 de agosto de 2022

Aquela tão sonhada viagem para a Europa vai ficar um pouco mais cara. A partir de novembro de 2023, a União Europeia exigirá dos turistas de países isentos de visto, como é o caso do Brasil, uma autorização antes de embarcar para o continente. O valor será de 7 euros (R$ 37,80) e a cobrança tem por objetivo combater a imigração ilegal e aumentar a segurança dentro dos países do bloco.

Confira abaixo com o Conexão123 mais informações sobre a taxa de entrada de turistas e como isso afeta os planos de viagem.

Você vai ler sobre

Taxa de entrada para viagens à Europa

Após anos de discussões entre os países-membros da União Europeia, o bloco decidiu exigir dos turistas de países isentos de visto, como é o caso do Brasil, uma autorização antes de viajar para o continente. A taxa será cobrada a partir de novembro de 2023 e terá o valor de 7 euros (R$ 36,95).

O ETIAS (Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização) será exigido de visitantes de países que não precisam de visto para entrar no chamado Espaço Schengen – zona de livre circulação de pessoas que engloba a maioria dos países da União Europeia (UE), além da Islândia, Noruega e Suíça.

A cobrança tem por objetivo combater a imigração ilegal e aumentar a segurança dentro dos países da UE, visto que os visitantes poderão ser vetados antes mesmo do embarque, se tiverem histórico de ligação com organizações terroristas ou prática de crimes no cruzamento de fronteiras. 

Segundo as autoridades europeias, a permissão de viagem não é um visto e deve facilitar a entrada dos turistas de países isentos, posto que a ideia é que a passagem pela imigração seja mais rápida e as filas nos postos de fronteira diminuam com essa checagem pré-viagem.

A autorização via ETIAS terá uma validade de três anos ou, caso o passaporte do viajante expire antes, terá a mesma validade do documento em questão. Ela permitirá ainda múltiplas entradas e será válida para estadas de até 90 dias na Europa, a turismo ou negócios.

Taxa de entrada de turistas será cobrada a partir de maio de 2023 na UE | Turista com mala no aeroporto | Conexão123

Turista anda com mala em aeroporto

Quem vai precisar da permissão para entrar na UE?

Para obter a permissão para entrada na União Europeia, o viajante deve preencher um breve formulário online apenas com os dados do passaporte. Turistas entre 18 e 70 anos oriundos de países que não precisam de visto para entrada nos países do bloco devem, em seguida, pagar a taxa, por via eletrônica. 

O documento também será exigido de menores de idade ou idosos com mais de 70 anos, mas, para eles, a emissão será isenta de taxa. Os pais também poderão fazer o preenchimento para os filhos menores de idade, já que cada viajante precisará da sua autorização.

Viajantes que cheguem às fronteiras sem o documento terão sua entrada negada, assim como aqueles que cometam quaisquer infrações durante a estada no país podem perder seu direito à permanência e nova entrada no bloco.

Prazo de retorno ao turista será de até quatro dias

A expectativa é que a grande maioria (cerca de 95%) dos turistas deve receber o retorno de sua candidatura à autorização em até 96 horas, de maneira automatizada, já que cada estrangeiro deve ser checado em bases de dados selecionadas.

O candidato à autorização poderá receber uma solicitação para enviar mais informações e, nesses casos, a resposta pode chegar em até quatro semanas da viagem. Ou seja, é importante realizar o procedimento com antecedência, antes do início das férias. 

Se a autorização for negada, o turista poderá apelar diretamente às autoridades do país responsável pela avaliação de sua candidatura, uma informação que deve ser oferecida pelo próprio ETIAS

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo do turismo com o Conexão123, a plataforma de incentivo a experiências de viagem da 123milhas. E lembre-se que para conhecer os melhores pontos turísticos do Brasil e do mundo,  a 123milhas tem as melhores condições para comprar passagens aéreas em promoção, adquirir seu seguro-viagem ou escolher pacotes de viagem!