Lugares para comer

Tem que comer em São Luís do Maranhão

18 de novembro de 2021

A riqueza cultural de São Luís está presente na gastronomia. A mistura de franceses, holandeses, portugueses, índios e negros inspirou a criação de pratos típicos saborosos que sobressaem nas cozinhas da capital do Maranhão. Neste texto, saiba tudo o que você tem que comer em São Luís do Maranhão!

Andar pela capital do Maranhão é um convite para aguçar o paladar. Dois lugares são imperdíveis para os amantes da boa comida e bebida. No Mercado Central você pode experimentar produtos locais como a vinagreira, hortaliça de origem africana e ingrediente indispensável no preparo do arroz de cuxá.

Lá você também encontra vários temperos, doces e ervas medicinais. A tiquira é uma aguardente produzida com a mandioca fermentada e com alto teor alcoólico. A bebida também é muito procurada nesse mercado.

As várias barraquinhas da Casa da Tulha, também conhecida como Feira da Praia Grande, oferecem todas essas delícias e outros pratos típicos. Um deles é o cuxá, prato maranhense feito com vinagreira, farinha de mandioca, tomate, pimentão e outros ingredientes.

Porco preto e peixe frito também são comuns nos cardápios de restaurantes da capital do Maranhão. Então, se você quer descobrir todos esses sabores, vem com a 123Milhas conhecer o que você tem que comer em São Luís do Maranhão!

Frutas típicas de São Luís

Você encontra frutas nativas deliciosas das regiões norte e nordeste do país em São Luís, como buriti, cupuaçu, bacuri. Essas três marcam forte presença na culinária e nas bebidas da capital maranhense.

Fruta típica da região Amazônica, o bacuri é muito servido em São Luís na versão de suco, normalmente feito com leite. Também é comum encontrar sorvetes e cremes à base da fruta nos restaurantes.

Os cardápios ainda incluem sucos e doces deliciosos de cupuaçu, outra fruta da Amazônia. Já o buriti tem muito valor no Maranhão, inclusive na capital do estado. A polpa de cor amarela é bastante utilizada em sucos, doces e licores. As fibras do buriti ainda são usadas na produção de artesanatos e produtos de decoração, de casa, bolsas e acessórios.

As frutas buriti, cupuaçu, bacuri são usadas em sucos, doces e licores

Camarão e caranguejo

O Maranhão é o estado brasileiro com uma das maiores áreas de mangue do país, habitat natural de caranguejos. Por isso, São Luís é o lugar ideal para comer o crustáceo nas mais diversas receitas. Então, você tem que comer em São Luís uma boa caranguejada, torta maranhense recheada de caranguejo, patolas e casquinha do crustáceo.

A cozinha maranhense também se destaca pelo sabor das receitas que levam camarão seco ou fresco. São Luís é famosa pela torta de camarão maranhense. Outra comida deliciosa que você precisa provar!

Camarão é ingrediente comum da cozinha maranhense.

Bolo de tapioca

A tapioca é uma grande paixão nordestina que se espalhou pelo país inteiro. Mas, em cada canto, ela é preparada de um jeito. Quando estiver em São Luís, aproveite a estadia para provar o bolo de tapioca do Maranhão.

Na versão salgada, ele recorda um pão, preparado com tapioca granulada. Isto é, a receita leva a farinha mais grossa do amido extraído da mandioca (macaxeira ou aipim, conforme você prefira chamar essa raiz). Também contém leite e ovos na massa. O gosto é parecido ao pão de queijo.

Você também tem que comer em São Luís o típico beiju de tapioca da cidade. Por lá, a receita é bem molhadinha e servida enrolada. O recheio mais comum é com leite de coco e coco ralado fresco. Mas existem muitos outros para provar.

Drinks, cachaças temperadas e Guaraná Jesus

Quando o tema é bebida do Maranhão, possivelmente o Guaraná Jesus vem à sua mente. O refrigerante cor de rosa é um ícone do estado, facilmente encontrado em qualquer padaria, lanchonete e restaurante de São Luís.

A população local tem muito orgulho desse guaraná, que, por muito tempo, sofreu restrições e não podia ser vendido em outros lugares fora do Maranhão. Comprado pela Coca-Cola, atualmente o refrigerante é comercializado em vários lugares do Brasil. A bebida doce tem gosto de chiclete. Experimente!

Mas São Luís também conta com outra bebida símbolo da cidade. É a aguardente tiquira, normalmente de cor lilás ou incolor. Feita com mandioca, muitas receitas ainda levam folhas de tanja (tangerina) ou cristal violeta. Essa é uma ótima opção de bebida genuinamente brasileira, originária dos índios da Amazônia.

Além de ser imperdível de se tomar em São Luís, a tiquira é uma ótima lembrança para levar na mala de volta para casa.

Doce de espécie

Se você gosta de bombocado, também precisa experimentar o doce de espécie! Ele é feito com uma massa à base de farinha de trigo e manteiga, com o recheio de cocada mole.

Na verdade, o doce nasceu em Alcântara, município bem pertinho de São Luís. Mas é facilmente encontrado na Casa das Tulhas, localizada na rua Estrela, 171, no centro de São Luís.

Onde comer em São Luís

A Casa do Ogro

Reconhecido na cidade pelos amantes de sanduíches artesanais e churrascos avantajados, a Casa do Ogro é um ótimo lugar para quem quer comer bem. Além de hambúrgueres artesanais, o local oferece picanhas, pão com linguiça, bife ancho, anchova na brasa e cervejas artesanais.

O pão com linguiça é uma das especialidades da hamburgueria.

O endereço é rua Tumucumaque, sem número, no bairro Calhau. Abre de quinta a domingo, das 18h às 23h.

Restaurante Porto Seguro

Casa simples, mas acolhedora. O Restaurante Porto Seguro oferece várias opções de peixadas. Uma recomendação é o peixe escabeche com molho de camarão, com ou sem leite de coco. O acompanhamento inclui arroz, pirão, ovo de galinha, batata cozida e farofa.

A carne de sol também é uma das estrelas da casa. Para quem quer experimentar vários sabores, a dica é o prato misto de carne de sol, frango, calabresa, arroz branco, feijão e farofa.


Caranguejada ao molho.

São duas unidades em São Luís. Uma delas fica na avenida Senador Vitorino Freire, 2, no Centro. E a outra na avenida Litorânea, sem número, em São Marcos.

O restaurante funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h. E no domingo, das 10h às 17h.

Diverno Gelato

Essa sorveteria conquistou os moradores de São Luís. Destaque para o sorvete com biscoito maranhense e muito sabor de canela, chamado Zé Pereira. Torta de limão, petit gateau e capuccino estão no menu.


Uma das opções para espantar o calor é o waffle com mocha e creme

Localizada na avenida Litorânea, 9, no Parque Atlântico, a sorveteria funciona todos os dias, das 9h às 23h.

Armazém do Chef

Localizado no bairro do Calhau, o restaurante conta com uma bela área externa à beira da piscina. O cardápio é variado, mas vale experimentar fettuccine com sardinhas, peixada maranhense, espaguete com camarões no alho e óleo. Sem contar no carneiro no molho de vinho. Delícia!


Experimente patinhas de caranguejo ao vinagrete.

O restaurante fica na rua Uriacica, 15, Calhau. Abre todos os dias para almoço e jantar.

Biana Bistrô

O charmoso bistrô com vista para o mar oferece cardápio com muita gastronomia mediterrânea e os típicos pratos maranhenses. Experimente o carré de cordeiro com risoto de funghi, o fettuccine com frutos do mar ou o salmão em crosta de gergelim. Os três pratos são deliciosos.

O bistrô fica na movimentada avenida Litorânea, 11B, Calhau. O espaço abre todos os dias, exceto às segundas-feiras.

Cabana do Sol

Um dos restaurantes mais tradicionais de São Luís é o Cabana do Sol. Nele, uma das especialidades da culinária maranhense é o mocotó guarnecido com arroz, farofa e pirão. A carne de sol com macaxeira frita é um prato muito querido do restaurante.

O peixe frito com arroz de cuxá é mais uma das delícias da cozinha regional servida na casa. Outro prato especial é o camarão na moranga. Conheça o cardápio aqui.


A mariscada é um dos principais pratos da casa.

O restaurante fica na rua João Damasceno, 24 A, Farol de São Marcos, e abre todos os dias.

Restaurante Escola Senac

Com um cardápio sempre cheio de novidades, no Restaurante Escola Senac há várias opções de almoço à la carte. Peça o famoso prato regional arroz de cuxá e a torta de camarão. Apenas de saladas são mais de 10 opções.

A cada dia da semana, um tipo de prato é o carro-chefe da casa. Na quinta-feira, o destaque é para o bode ao leite de coco, carne de sol e caruru. Às sextas, serve frutos do mar. Aos sábados, a feijoada é garantida no menu.


O restaurante apresenta variadas opções ao longo da semana, com pratos da culinária nordestina, frutos do mar e feijoada.

Localizado na rua de Nazaré, 242, no Centro, o restaurante abre de segunda a sábado, das 12h às 15h.

Casa de Juja

Esse é um ateliê gastronômico especializado em frutos do mar e pratos típicos. Entre as especialidades da Casa de Juja estão o arroz do mar, nas versões com camarão, mexilhão, peixe, polvo, sururu e lula. Outra delícia é a torta de camarão fresco, acompanhada de arroz de cuxá, vatapá e farofa.


Creme de camarão servido no abacaxi, acompanha arroz de castanha.

O restaurante fica na rua Quatro, 20, em Vinhais. Abre de quinta a domingo, das 12h às 23h.

Agora que já te contamos tudo sobre as delícias que te esperam na capital maranhense, que tal descobrir também onde você tem que ficar em São Luís do Maranhão? Fique ainda mais perto do destino escolhendo as melhores opções de hospedagens com a 123Milhas.