Colunistas

Chivito, o Rei dos Sanduíches de Carne

Por Nenel Neto

Juntamente com o churrasco, o chivito é o prato nacional uruguaio. O sanduíche de carne é considerado patrimônio nacional e é encontrado em qualquer bar ou restaurante país afora.

Ele foi criado por Antonio Carbonaro, no restaurante El Mejillón, em Punta del Este, numa madrugada de inverno, em meados de julho de 1946.

A receita original tinha como ingredientes o pão roseta, típico do balneário, quente e amanteigado, uma fatia de presunto e um bife de filé mignon.

Hoje, um chivito é preparado, basicamente, com pão, bife bem fininho (preferencialmente de filé mignon), presunto, muçarela, ovo cozido ou frito, bacon, alface, tomate e maionese. Muitas vezes, a estes itens são adicionados ingredientes como cogumelo, cebola, pimentão vermelho e picles variados. Quase sempre o sanduíche é escoltado por batatas fritas. Existe também a versão “al plato”, sem o pão.

O restaurante El Mejillón não existe mais – foi vendido por Carbonaro em 1961 e encerrou suas atividades dez anos depois.

Mas é na capital Montevidéu que se encontra o mais famoso e respeitado deles, no Bar Arocena.

Localizado na avenida de mesmo nome, no tradicional e nobre bairro Carrasco, o bar é um clássico que guarda milhares de histórias e anedotas que fazem parte da vida de muitos montevideanos e uruguaios.

Com 93 anos de bons serviços prestados, o Bar Arocena serve um chivito de encher os olhos. Ele é montado em camadas perfeitas, nesta ordem: alface, tomate, ovo cozido, bife de filé, bacon, presunto e queijo muçarela e maionese entre duas fatias de pão.

O sanduíche em questão ficou tão famoso que, em uma de suas viagens ao Uruguai, o chef/celebridade /apresentador Anthony Bourdain foi ao Arocena para conhecer o famoso chivito que preparam lá.

Quando os Rolling Stones passaram pelo Uruguai com sua turnê “América Latina Olé Tour”, em 2016, o vocalista Mick Jagger tirou uma selfie com a entrada do Bar Arocena ao fundo. Isso para citar apenas dois exemplos das inúmeras pessoas reconhecidas que por lá estiveram.

Estando no Uruguai, não deixe de experimentar esta maravilha da gastronomia mundial que é o chivito. E, se puder, dê uma passada no Bar Arocena.

Como bem definiu o próprio Anthony Bourdain, em 2008, em seu programa Sem Reservas, “o chivito é o Rei dos Sanduíches de Carne”. É provar e se apaixonar.

 

BAR AROCENA
Endereço: Avenida Arocena, 1564 – Carrasco (Montevidéu).
Experimente: Chivito.
Site: www.bararocena.com