Dicas para o viajante

Regras para cancelamento e reembolso

Tem alguma dúvida sobre o que fazer caso precise reformular seus planos de viagem? Neste post, confira as regras para cancelamento e reembolso de passagens aéreas adquiridas com a 123milhas.

De antemão, é válido ressaltar que a 123milhas apenas realiza remarcações de passagens emitidas em determinadas categorias tarifárias. Para saber se seu voo é elegível para remarcação de acordo com a tarifa em que foi emitido, entre em contato por meio de nossos canais de atendimento.

Bom, se você não puder viajar na data do bilhete adquirido, a recomendação é solicitar o cancelamento* do pedido. Já se seu voo foi alterado pela companhia aérea, confira aqui as instruções. 

Outro ponto importante é que somente a companhia aérea pode analisar e validar as tratativas solicitadas. A 123milhas atua como intermediadora entre o cliente e a empresa aérea e não tem autonomia no que diz respeito às decisões definidas pela cia.  

Acesse o “Formulário de Ajuda” para solicitar o cancelamento da passagem.

Processo de cancelamento

Para solicitar o cancelamento de um bilhete, o titular deve acessar o Formulário de Ajuda em nossa plataforma e informar o código do pedido de compra e e-mail do pagante. 

Pelo formulário de ajuda o cliente 123milhas solicita atendimento com agilidade e simplicidade.

Reembolso 

O reembolso é igual à quantia paga pela passagem (tarifa + taxas), subtraído do valor da multa por cancelamento – que é informada ao cliente no momento de fechamento do pedido, na tela de check-out. O reembolso não é corrigido pelo  Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Atenção: As taxas de inclusão de bagagens não são reembolsadas em caso de cancelamento da passagem já emitida.

A restituição será feita de acordo com a forma de pagamento. Confira os procedimentos:

  • Cartão de crédito: o valor é creditado no mesmo cartão usado na compra. O prazo é de até sete dias, contados a partir da aprovação da companhia aérea. Feito o procedimento, a liberação depende exclusivamente do banco e pode levar até duas faturas para ser creditado.  
  • Pix: caso o bilhete não seja emitido, o valor é devolvido pela mesma conta usada no ato do pagamento. 
  • Boleto e/ou SafetyPay: o valor é reembolsado para a conta bancária do titular pagante/cadastrado, em até sete dias, contados a partir da aprovação da companhia aérea. Para o recebimento do valor, encaminhe os dados bancários por meio do formulário

Reembolso via Pix, boleto e SafetyPay

Os dados bancários fornecidos para reembolso devem ser da mesma titularidade do responsável que realizou o pagamento do pedido. A solicitação deve conter:

  • Nome completo
  • CPF
  • Banco
  • Agência
  • Tipo de conta
  • Foto do comprovante de compra
  • Código do pedido da 123milhas

As informações devem ser encaminhadas via Formulário de Ajuda, disponível na plataforma 123milhas (site e app).

Como funciona o cancelamento?

As informações sobre valores de multas para cancelamento estão disponíveis no momento da finalização da solicitação de compra em nosso site, quando é feito tanto o preenchimento de dados de passageiros quanto o pagamento. As regras estão disponíveis no e-mail encaminhado pela 123milhas assim que o pedido é emitido com sucesso e também podem ser acessadas aqui.

Em casos de bilhetes com o mesmo código localizador, o cancelamento do bilhete de ida acarreta, automaticamente, o cancelamento do bilhete de volta.

Se seu bilhete for elegível para cancelamento com reembolso, é importante observar as seguintes regras:

  • As solicitações de reembolso devem ser efetuadas em até 60 dias após a emissão do bilhete. Depois desse prazo, a 123milhas não realiza ressarcimentos.
  • O cancelamento é feito sem custo caso seja solicitado em até 24 horas depois da emissão da passagem e se o embarque estiver marcado para ocorrer em período superior a sete dias.
  • Em relação ao cancelamento solicitado em menos de 24 horas, mas que o voo esteja agendado para ocorrer em menos de sete dias, aplica-se multa.
  • Para a solicitação de cancelamento feita em menos de 3 horas antes do embarque é aplicada multa por “no-show” (“não comparecimento”).
  • O cancelamento depois do embarque também acarretará multa por “no-show”.

Para solicitações de cancelamento involuntária (alteração ou cancelamento pela companhia aérea, doença infectocontagiosas, concurso, etc.), é realizada uma análise pela companhia aérea.

Importante: Somente a companhia aérea pode analisar e validar as tratativas solicitadas. A 123milhas atua como intermediadora entre cliente e cia. aérea e não tem autonomia nas decisões da empresa aérea.

Coronavírus (COVID-19)

Estamos atuando conforme a Medida Provisória nº 1.101, de 21 de fevereiro de 2022. Para saber mais, clique aqui.

 

* Cancelamento Azul (concurso público)
A partir de 19/05/2022, solicitações de cancelamento por motivo de concurso público para voos emitidos pela companhia aérea Azul são tratadas como cancelamento voluntário com cobrança de multa, por trecho e passageiro, e segue as mesmas regras de cancelamento voluntário.