Dicas para o viajante

Conheça quais são as regras de cancelamento e reembolso com a 123milhas

23 de agosto de 2023

Está precisando reformular seus planos de viagem? O Conexão123 traz para você as regras para cancelamento e reembolso de passagens aéreas e pacotes de viagem adquiridos com a 123milhas.

Conheça com o Conexão123

Formulário de Ajuda da 123milhas

As solicitações de cancelamento e pedidos de reembolso são feitas pelo Formulário de Ajuda da 123milhas. No Formulário de Ajuda você deve informar os seguintes dados para iniciar pedidos de cancelamento, reembolso ou de outras situações:

  • o código do pedido ou localizador
  • e-mail ou CPF do pagante

O Formulário de Ajuda  é muito importante, pois é por meio dele que você dá início a todos os processos de cancelamento, pedidos de troca ou reembolso. Qualquer outra solicitação que envolva pagamento pode ser feita por este recurso também.  

Certifique-se de que o e-mail cadastrado na compra esteja funcionando corretamente para recebimento tanto do seu formulário de viagem, como do retorno do Formulário de Ajuda, além de demais comunicações da 123milhas. 

Regras para cancelamento de passagens e pacotes

No formulário, há duas situações para cancelamento: quando você não puder viajar na data do voo ou quando a companhia aérea altera o seu voo.

Em caso de cancelamento involuntário do voo por parte da companhia aérea ou de algum dos trechos da sua passagem, você pode solicitar reacomodação ou cancelamento do bilhete com reembolso integral.

Para solicitar o cancelamento ou a reacomodação da sua passagem, preencha o Formulário de Ajuda da 123milhas, informando o código do pedido ou localizador, além do e-mail ou CPF do pagante.

Agora, quando você não puder viajar na data da passagem aérea adquirida por qualquer motivo, a recomendação é solicitar o cancelamento do pedido. 

Para solicitar o cancelamento de um bilhete, o titular deve acessar o Formulário de Ajuda no site da 123milhas e informar o código do pedido de compra e e-mail do pagante. Pelo Formulário de Ajuda o cliente 123milhas solicita atendimento com agilidade e simplicidade.

Quero cancelar a compra de voos e pacotes. O que preciso saber? 

O cancelamento voluntário do seu pacote ou voo pode acarretar a cobrança de multa, de acordo com as motivações da desistência da viagem e as regras do produto. 

Caso você não tenha realizado o seu check-in (registro de entrada) na data prevista de sua reserva, é estabelecido o no-show (não comparecimento) e sua reserva é cancelada, não sendo possível solicitar remarcação ou reembolso da compra. 

Confira as regras do cancelamento de pacotes e voos

  • Cancelamento até 24h depois da emissão e com embarque superior a 7 dias: não há cobrança de multa para os bilhetes aéreos e o valor pago será 100% devolvido. Será necessário consultar as condições de cancelamento da reserva de hotel no pacote. 
  • Cancelamento até 24h depois da emissão e com embarque inferior a 7 dias: poderá ocorrer cobrança de multas em seus bilhetes aéreos, a depender da classe tarifária deles. Será necessário consultar as condições de cancelamento da reserva de hotel no pacote. 
  • Cancelamento após o não comparecimento (no-show): cobrança de multa de 100% do valor pago, com os serviços considerados utilizados. 
  • Cancelamento por óbito do passageiro ou de parente de primeiro grau: você deverá encaminhar a solicitação por meio do Formulário de Ajuda, informando o código do seu pedido, além do e-mail ou CPF do pagante, com uma antecedência máxima de 4h para o seu embarque, constando a seguinte documentação: Certidão de óbito, cópia RG (legível) e cópia do CPF (legível). Válido se já estiver incluído no documento de identidade.  Em casos de óbito de um familiar de primeiro grau, nos encaminhe também um documento que comprove o parentesco.  A aprovação depende da companhia aérea. Caso seja aprovado, o reembolso ocorrerá integralmente por Voucher123. Com ele, você tem até 1 ano para utilizá-lo (em um único pedido) em compras de voos ou pacotes. 
  • Cancelamento por questões de saúde: com base nas doenças consideradas no regulamento da ANAC, a companhia aérea irá analisar sua solicitação de cancelamento. Geralmente, as empresas costumam admitir o cancelamento apenas em casos de doenças infectocontagiosas. Para pedir o cancelamento, você deverá encaminhar a sua solicitação por meio do Formulário de Ajuda, com até 72h de antecedência em relação ao embarque, constando a seguinte documentação: Laudo Médico – Documento deve conter número do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas Relacionados com a Saúde) com assinatura e carimbo médico; Documento de identidade – foto frente e verso do RG ou CNH. Caso você tenha parentes de primeiro grau vinculados ao mesmo localizador, é necessário enviar um documento que prove tal vínculo. O solicitante do cancelamento deve indicar para qual passageiro e qual trecho deverá ser feito o cancelamento.  

Após comprar o pacote, consigo cancelar apenas o voo e manter a hospedagem?  

O cancelamento de passagens aéreas pode acarretar cobrança de multa, conforme a regra de cada bilhete. Assim como no cancelamento da reserva do hotel. Para verificar a possibilidade de cada cancelamento, preencha o Formulário de Ajuda, informando o código do seu pedido, além do e-mail ou CPF do pagante. Após o preenchimento, aguarde a resposta no e-mail cadastrado.

Se você comprou passagens aéreas para mais de uma pessoa, e quer cancelar somente um dos passageiros, a recomendação é que você  também preencha o Formulário de Ajuda, informando o código do pedido ou localizador, além do e-mail ou CPF do pagante.

Regras de cancelamento e reembolso com a 123milhas | Check in | Conexão123

O Formulário de Ajuda é o melhor canal para os pedidos que envolvem alterações na passagem aérea

Cancelamento involuntário de passagens 

O cancelamento involuntário acontece quando sua viagem é cancelada pela empresa aérea ou ainda quando datas ou horários são modificados pela companhia.

Em caso de cancelamento involuntário do seu voo por parte da companhia aérea ou de algum dos trechos da sua passagem, você pode solicitar reacomodação ou cancelamento do bilhete com reembolso integral.

Para solicitar o cancelamento ou a reacomodação da sua passagem, preencha o Formulário de Ajuda, informando o código do pedido ou localizador, além do e-mail ou CPF do pagante.

O mesmo procedimento vale quando o hotel cancelar a reserva.

Se houver algum imprevisto no destino e o passeio for cancelado pelo parceiro local, existe a possibilidade da empresa entrar em contato com o responsável pela atividade por telefone informando o ocorrido e verificando a disponibilidade para novo agendamento. Se você precisar falar com o responsável pela atividade, as informações de contato estarão disponíveis no voucher que encaminhamos por e-mail.  

Quando a viação rodoviária cancela a viagem de ônibus

Nestes casos, a viação sugere uma nova opção de viagem para você. Isso não altera a origem, o destino e nem a empresa que irá operar sua rota. Você pode entrar em contato pelos canais telefônicos, plataformas digitais ou ir direto ao guichê da viação na rodoviária para que possam te informar o motivo do cancelamento e a nova opção escolhida pra você. 

Regras para cancelamento da reserva do hotel

É importante lembrar que a aprovação do pedido de cancelamento de hospedagem é de atribuição do hotel, reservando a ele a decisão pela cobrança ou isenção de taxas. 

O cancelamento deve ser solicitado com, no máximo, 24h de antecedência ao check-in (entrada). Não será possível realizar o cancelamento de sua reserva no dia ou após a data do seu check-in

Caso você não tenha realizado o seu check-in na data prevista de sua reserva, é estabelecido o no-show (não comparecimento) e sua reserva é cancelada, não sendo possível solicitar remarcação ou reembolso da compra. 

Ou seja, a partir da data de embarque e check-in, não é possível solicitar qualquer tipo de reembolso em nenhum dos serviços.   

Para fazer o pedido de cancelamento, você deve preencher o Formulário de Ajuda da 123milhas, informando o código do pedido, além do e-mail ou CPF do pagante. Após o envio do contato, aguarde a resposta no e-mail cadastrado.

Quais são as condições especiais para cancelamento da reserva no hotel?

Se você precisa cancelar a reserva no hotel por motivos especiais, como saúde, falecimento ou alteração do concurso público no qual você se inscreveu, o cancelamento entra na categoria de condições especiais. 

As condições especiais para o cancelamento da reserva no hotel são: 

Cancelamento por motivo de doença

Preencha o Formulário de Ajuda informando o código do pedido ou localizador, além do e-mail ou CPF do pagante. Além disso, é preciso anexar os seguintes documentos na solicitação:  

  • Foto do RG ou CNH do hóspede doente (frente e verso)
  • Laudo Médico: o documento deve conter número do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas Relacionados com a Saúde) com assinatura e carimbo médico, contendo CRM (número de registro no Conselho Regional de Medicina)

Após o envio destes documentos, aguarde a resposta no e-mail cadastrado, que será enviada o mais breve possível.  

Cancelamento por motivo de óbito

Preencha o Formulário de Ajuda, informando o código do pedido ou localizador, além do e-mail ou CPF do pagante. Além disso, para solicitar cancelamento por motivo de óbito do hóspede ou de parente de 1º grau, anexe os seguintes documentos no formulário:  

  • Certidão de óbito 
  • Cópia RG (legível) tanto do solicitante quanto do parente falecido
  • Cópia CPF (legível), caso não constar no documento de identidade

Após o envio destes documentos, aguarde a resposta no e-mail cadastrado, que será enviada o mais breve possível.  

Cancelamento por motivo de alteração de concurso público

Para solicitar o cancelamento por alteração de concurso público, preencha o Formulário de Ajuda, informando o código do pedido ou localizador, além do e-mail ou CPF do pagante. Você precisa anexar os seguintes documentos na solicitação:  

  • Foto do RG ou CNH do hóspede (frente e verso)
  • Edital
  • Comprovante de inscrição
  • Notificação de alteração de data ou cancelamento do concurso

Após o envio destes documentos, aguarde a resposta no e-mail cadastrado, que será enviada o mais breve possível.  

Regras para cancelamento do aluguel de carros

Após a reserva do veículo, não é possível alterar a data ou horário para retirada de um carro. Também não é possível alterar a categoria do carro alugado.  

A recomendação é que você solicite o cancelamento, por meio do Formulário de Ajuda, informando o código do seu pedido, além do e-mail ou CPF do pagante, e efetue uma nova reserva de aluguel de carro.  

É importante lembrar que o cancelamento está sujeito a cobrança de taxa, conforme política do site. 

Caso não seja possível retirar o veículo devido à não apresentação de algum documento obrigatório ou quando o cancelamento for solicitado em prazo inferior a 48h antes da retirada do veículo, há multa de 25% do valor pago e o reembolso do restante na forma de pagamento utilizada pelo cliente. 

Se o cancelamento for solicitado com prazo superior a 48h antes da retirada, não há multa e o reembolso ocorrerá na forma de pagamento utilizada pelo cliente. 

Para reservas com retirada com prazo inferior a 48h, se o cancelamento for solicitado até 4h após a confirmação da reserva, não há multa e o reembolso ocorrerá na forma de pagamento realizado pelo cliente. 

Nas reservas em que o cliente não comparecer para retirada no dia e horário agendados (no-show), não haverá reembolso. 

Regras para cancelamento do 123assist

Caso você tenha contratado o seguro-viagem 123assist, ele pode ser cancelado nos casos em que a compra do voo ou pacote também seja cancelada durante a etapa de emissão. Outra situação que resulta no cancelamento da contratação do 123assist é quando ocorre a inadimplência por parte do segurado. 

O cancelamento poderá ser solicitado em até 24h antes da viagem e o valor do reembolso será realizado integralmente, na mesma forma de pagamento utilizada na compra, em até 7 dias úteis. Se o cancelamento do seguro for solicitado em prazo inferior a 24h para o embarque, ele não será reembolsado. 

Regras para cancelamento do 123fidelidade

Se você faz parte do programa de pontos 123fidelidade, estas são as principais dúvidas sobre cancelamento. 

Quando os pontos são expirados ou cancelados

Seus pontos podem ser cancelados ou expirar nas seguintes hipóteses: 

  • Quando a data de vencimento dos pontos é atingida, marcada para 23h59 do horário de Brasília.  
  • Se você não cumprir as cláusulas do regulamento do 123fidelidade ou dos parceiros de acúmulo. 
  • Caso você solicite voluntariamente o cancelamento de sua participação no Programa, qualquer tipo de resgate deverá ocorrer antes do pedido de cancelamento, uma vez que os pontos restantes na conta 123fidelidade serão automaticamente zerados no momento da solicitação de cancelamento. Os pontos retirados da conta 123fidelidade não podem ser prorrogados e você não terá direito a indenização ou reembolso. 
  • Se você deseja retornar ao Programa após o cancelamento, deverá criar uma nova conta 123fidelidade, mas não poderá recuperar os pontos de sua conta anterior.  
  • Após a transferência dos pontos para o 123fidelidade, eles não podem retornar para os parceiros de acúmulo. 
  • O 123fidelidade pode cancelar o cadastro de um participante em algumas circunstâncias específicas. Uma delas é o não cumprimento das obrigações estabelecidas no regulamento do programa ou nos regulamentos de parceiros de acúmulo. 
  • Em caso de falecimento do cliente ou prestação de informações falsas, o 123fidelidade pode cancelar a conta do participante e recusar um novo cadastro.
  • Outra situação que pode levar ao cancelamento é a prática de fraude durante o resgate de recompensas. Nesses casos, o participante pode ser excluído do programa, além de estar sujeito a medidas cíveis e penais. 

Cancelamento do resgate do 123fidelidade

Se você fez um resgate de pontos no 123fidelidade, mas mudou de ideia e não quer mais realizar a troca, é possível solicitar o cancelamento do resgate. No entanto, é importante estar ciente dos prazos e regras para o cancelamento. 

Caso você solicite o cancelamento dentro de um prazo de até 24 horas após a realização do resgate, você terá direito a um reembolso integral dos pontos utilizados para o resgate. Ou seja, todos os pontos serão devolvidos para a sua conta no 123fidelidade. Porém, não haverá reembolso dos pontos caso você solicite o cancelamento do resgate após este prazo de 24 horas.  

Se você quer cancelar uma compra de pontos no 123fidelidade, o pedido pode ser feito no período de sete dias contados da aquisição e desde que o participante não tenha utilizado os pontos – total ou parcialmente – ou efetuado qualquer ação no programa. 

Agora, se você não deseja mais participar do programa 123fidelidade, o cancelamento no programa é possível, mas lembre-se que os pontos adquiridos e não utilizados serão automaticamente eliminados da sua conta na 123fidelidade após a conclusão do seu pedido. Portanto, se você tiver alguma pontuação acumulada e ainda quiser utilizá-la, é importante realizar o resgate antes de solicitar a exclusão da conta. 

Para todos os casos preencha o Formulário de Ajuda, mencionado no início da matéria, inserindo o código do seu pedido, além do seu e-mail ou CPF.  Importante ler, com atenção, o regulamento do 123fidelidade

Regras para reembolso

Como você viu, o reembolso vai depender das condições de cancelamento. 

  • O cancelamento voluntário (solicitado pelo comprador) não é reembolsável. 
  • O cancelamento involuntário (realizado pelo fornecedor, por motivo de força maior), prevê a devolução integral do valor. 
  • O cancelamento por motivos especiais (óbito ou doença), caso seja aprovado pelo hotel, prevê a devolução integral do valor, por meio da mesma forma de pagamento em que foi realizada a compra. 

Atenção: As taxas de inclusão de bagagens não são reembolsadas em caso de cancelamento da passagem já emitida.

Quais os prazos para o reembolso

Depois que seu pedido de cancelamento for aprovado, os prazos para reembolso ocorrem de forma distinta, conforme a forma de pagamento utilizada:

  • Cartão de crédito: após o cancelamento confirmado, será enviada a autorização de devolução do valor a ser reembolsado à sua operadora de cartão de crédito. A visualização do estorno poderá ocorrer em até 90 dias, conforme regra da operadora do cartão. A solicitação de reembolso será processada nos limites legais de acordo com a forma escolhida, respeitando também os prazos estabelecidos nas políticas de cada cartão de crédito. 
  • Pix: a devolução dos valores será realizada diretamente na conta bancária informada pelo cliente em formulário durante o pedido de cancelamento ou pela conta origem de realização do Pix. O prazo para reembolso é de até 7 dias úteis. 

Reembolso da passagem de ônibus

Nas solicitações de cancelamento feitas até 24h após a compra, você receberá o reembolso integral na mesma forma de pagamento em que o pedido foi feito. Esta regra não é aplicável para compras com embarques realizados em até 24h. 

No caso de cancelamento após 24h da compra e dentro do limite de até 5h antes do embarque, desde que os bilhetes não tenham sido impressos e nem alterados no guichê da viação, você deve entrar em contato por meio do Formulário de Ajuda.

Caso a sua passagem já tenha sido impressa, alterada ou adquirida dentro do período de 5 (cinco) horas para o embarque, entre em contato diretamente com a viação rodoviária, seja no guichê da rodoviária ou nos canais de atendimento da empresa, para verificar se há a possibilidade de reembolso. 

Como você viu, a melhor forma de solicitar o cancelamento e verificar se há condições de reembolso, é por meio do Formulário de Ajuda. Se ocorreu algum imprevisto com sua viagem, entre em contato com a central de ajuda da 123milhas.

RESPOSTAS123

Em caso de cancelamento involuntário do seu voo por parte da companhia aérea ou de algum dos trechos da sua passagem, você pode solicitar reacomodação ou cancelamento do bilhete com reembolso integral.

Você deve preencher o Formulário de Ajuda da 123milhas, informando o código do pedido, além do e-mail ou CPF do pagante. Após o contato, aguarde a resposta no e-mail cadastrado.

Não. Caso você não tenha realizado o seu embarque ou check-in na data prevista de sua reserva, é estabelecido o no-show (não comparecimento) e sua reserva é cancelada, não sendo possível solicitar remarcação ou reembolso da compra.