Conheça a bandeja paisa, prato símbolo de Medellín - Blog 123Milhas
Conheça a bandeja paisa, prato símbolo de Medellín

Conheça a bandeja paisa, prato símbolo de Medellín

17 de dezembro de 2021

Por Nenel Neto

Arroz, feijão com pé de porco, chouriço, linguiça, torresmo, ovo frito, banana e carne moída são ingredientes nada estranhos para nós, mineiros. Eles poderiam ser servidos em qualquer boteco de Belo Horizonte, seja em um prato feito ou em uma caprichada porção para compartilhar.  

Mas estes itens também fazem parte da bandeja paisa, prato símbolo do Departamento (Estado) colombiano de Antioquia, cuja capital é Medellín. O único ingrediente deste preparo que pode nos soar estranho é o abacate. Isso porque, no Brasil, esta fruta costuma ser entendida como algo doce, geralmente comida com açúcar. 

Na Cidade da Eterna Primavera, a bandeja paisa é vendida em qualquer esquina, mas, para uma experiência autêntica, indico o restaurante La Gloria de Gloria, que fica em Envigado, cidade colada em Medellín. É fácil chegar ao local utilizando o moderno metrô que atende muito bem aos moradores e turistas.

 

 

Além dos ingredientes básicos citados no primeiro parágrafo, cada restaurante dá o seu toque. No estabelecimento da folclórica dona Gloria, a bandeja paisa ainda chega à mesa com batatas fritas caseiras, saladinha de alface e tomate e um delicioso molho de tomates com cebola e pimentão. 

O mais impressionante do prato é o chicharrón (torresmo de barriga) de cerca de 40 centímetros. Duas pessoas comem muito bem uma bandeja paisa no restaurante.

 

 

Pequenas arepas, quentinhas, acompanham o prato, já que os colombianos não abrem mão destas “panquequinhas” redondas e achatadas. 

Se prepare para tomar algumas doses da aguardiente antioqueña, uma espécie de cachaça local com um potente toque de anis. Enquanto dona Gloria bebe uma dose, ela serve outras aos clientes. E no fim, se bobear, ela cobrará na conta a sua dose e as dela. 

Paisa é como são conhecidos informalmente os colombianos que nascem no Departamento de Antioquia, e é impressionante a semelhança deste prato com a nossa comida mineira, ainda mais se ele for acompanhado pela aguardente local. 

Outra curiosidade: Minas Gerais é o Estado onde mais se come carne suína no Brasil. Na Colômbia, os paisas consomem 50% da produção nacional de porcos. 

A bandeja paisa é um daqueles pratos imperdíveis que todo mundo merece experimentar ao menos uma vez na vida. E os mineiros se sentirão muito bem na amigável Medellín, ainda mais se eles gostarem de comer bem. 

 

Restaurante La Gloria de Gloria  

Endereço: Cl. 37 Sur ##35-06, Envigado, Antioquia, Colômbia. 

Experimente: Bandeja paisa. 

Instagram: @lagloriadegloria

Nenel Neto
Nenel é o jornalista por trás do perfil Baixa Gastronomia, dedicado à pesquisa e aos roteiros de comida boa e acessível em qualquer cantinho do mundo.
Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!