Conheça o melhor da arte urbana em São Paulo em galerias ao ar livre
O Dia Nacional das Artes, 12 de agosto, é uma data que merece ser comemorada, não acha? E São Paulo é o destino perfeito para isso.
Neste dia especial, o Conexão123 preparou um roteiro artístico, por lugares bem bacanas com galerias de arte urbana em São Paulo. Então, bora lá explorar com a gente esses locais onde a arte inspira e encanta os transeuntes.
Conheça com o Conexão123
- Três galerias de arte ao ar livre em São Paulo
- Beco do Batman
- MAAU: Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo
- Minhocão
Três galerias de arte ao ar livre em São Paulo
São Paulo carrega a fama de selva de pedra devido à quantidade de prédios que compõem a metrópole.
Mas não é só de cinza que vive a cidade. Com mais de 12 milhões de habitantes, a capital paulista oferece muitos atrativos turísticos.
Atualmente, ao andar pelas ruas de São Paulo, é possível se deparar com diversos murais de grafite, que fazem qualquer pessoa se sentir em uma verdadeira exposição de arte.
Para aqueles que querem aproveitar o Dia Nacional das Artes para conhecer novos lugares, existe uma grande variedade de “museus” de arte urbana em São Paulo. Veja, com o Conexão123, como é possível aproveitar ao máximo as artes expostas nos muros e empenas da metrópole.
Beco do Batman
Quem anda pelas ruas da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, está propenso a se deparar com belos grafites e murais urbanos.
O Beco do Batman é considerado uma das atrações turísticas mais instagramáveis da cidade e surgiu de forma inesperada, graças a uma figura do personagem grafitada num dos muros do beco. O desenho chamou a atenção de estudantes de artes plásticas da região, que, por volta de 1980, começaram a deixar mais contribuições coloridas nas paredes e muros do seu entorno.
Atualmente, o beco é totalmente coberto por trabalhos de artistas nacionais e internacionais, e os seus mais de 50 painéis o tornam uma verdadeira galeria ao ar livre.
Desde 2015, carros não são permitidos no Beco, então o passeio é uma ótima oportunidade para caminhar à vontade e conferir os grafites nos 140 metros de muros e paredes.
Aliás, quem quiser curtir um pouco mais a área, pode conhecer o Bar do Beco.
O local proporciona um happy hour de respeito, com cervejas especiais e drinques deliciosos, além de sanduíches e porções. Esse é um dos melhores lugares para comer em SP.
Como chegar ao Beco do Batman
Para chegar ao Beco do Batman, o melhor acesso é de metrô, pelas estações Vila Madalena (Linha Verde) ou Fradique Coutinho (Linha Amarela), que ficam a pouco menos de 2 km da atração.
Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 – Jardim das Bandeiras, São Paulo – SP.
MAAU: Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo
Quem quer curtir o Dia Nacional das Artes na capital paulista pode se direcionar à Zona Norte e apreciar uma verdadeira mostra de arte urbana em São Paulo conhecendo o MAAU: Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo.
Os grafites decoram as pilastras das estações do Metrô no trecho elevado da Linha-1 Azul, entre as estações Tietê, Santana e Carandiru.
Como se trata de arte ao ar livre, não se paga nada para visitar o museu, até mesmo porque não há grades, portas ou algo que separe o público das obras expostas. Pode-se visitar o espaço passeando pela ciclovia existente ao longo das 33 pilastras que compõem o MAAU.
A pé, de bicicleta, ou até mesmo enquanto se passa de carro pela Avenida Cruzeiro Do Sul, tanto no sentido centro quanto no sentido bairro, é possível apreciar as obras.
A idealização do MAAU surgiu de uma situação vivida pelos artistas que grafitavam as pilastras do metrô. Enquanto estavam grafitando, sem autorização, foram denunciados e levados para a delegacia. Depois desse incidente, tiveram a ideia de criar o museu, concebendo, assim, o projeto que, além das obras, visa trazer o incentivo à arte, promovendo programas nas escolas da região, berço do grafite paulista.
Hoje o MAAU é um dos passeios gratuitos em São Paulo mais legais parase fazer.
Como chegar ao MAAU: Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo
Os visitantes que querem conhecer os grafites podem chegar via Linha 1 Azul do Metrô e descer nas estações Portuguesa-Tietê, Armênia, Santana ou Carandiru.
Então é só percorrer a Avenida Cruzeiro do Sul para ver de perto a belíssima galeria de arte urbana em SP.
Minhocão
As pilastras que sustentam o famoso Minhocão (Elevado Presidente João Goulart) também viraram tela para artistas urbanos em São Paulo. O elevado é querido por quem reside no centro da cidade, pois é uma das poucas áreas abertas para lazer na região.
O local pode ser conhecido a pé, de carro ou de bicicleta, já que, desde 2015, uma ciclovia percorre todo o elevado.
Para celebrar o Dia Nacional das Artes, com certeza um dos melhores lugares para observar a arte urbana de São Paulo é o Minhocão.
O lugar, desde o começo da década de 2010, vem se transformando em uma imensa galeria de painéis e grafites de artistas famosos, evidenciando a importância da arte ao ar livre. É essa arte que vem mudando cada vez mais a cara do Minhocão.
Os prédios, empenas e pilastras do viaduto se tornaram telas para os artistas. Ao longo de seus 3,5 km de extensão, a via abriga obras de grafiteiros renomados como o argentino Tec e os brasileiros Nina Pandolfo e Kobra.
Como chegar ao Minhocão
A entrada no Minhocão pode ser feita a partir de um dos pontos abaixo, vários com fácil acesso pelo metrô:
- Praça Roosevelt (Rua da Consolação) com fácil acesso pela Estação de Metrô Mackenzie / Higienópolis (linha amarela).
- Largo do Arouche com acesso pelas escadas.
- Largo da Santa Cecília (Rua Ana Cintra) com fácil acesso pela Estação de Metrô Santa Cecília (linha vermelha).
- Praça Marechal Deodoro com acesso por escadas ou pela rampa em frente à Estação de Metrô Marechal Deodoro (linha vermelha).
- Barra Funda (Avenida Francisco Matarazzo) distante cerca de 1 km da Estação de CPTM e Metrô Barra Funda (linha vermelha).
O Minhocão abre para lazer de segunda a sexta, das 20h às 22h, e aos fins de semana e feriados, das 7h às 22h.
Dia Nacional das Artes
O 12 de agosto foi escolhido para ser o Dia Nacional das Artes em razão do dia da fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, em 1816, atualmente a Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A data celebra as mais diversas expressões artísticas, como artes plásticas, música, dança, literatura, teatro, circo, entre outras. Além disso, reforça a importância de reconhecer tais atividades como fundamentais para o desenvolvimento humano.
Se você já curte esse tipo de programa, ou deseja conhecer mais sobre o assunto, aproveite as dicas da 123milhas para curtir galerias de arte ao ar livre.
Não deixe de viajar para São Paulo. Aproveite voos para a capital paulista para curtir a metrópole que também oferece o melhor da gastronomia e excelentes opções de hospedagem. Reserve tudo com a 123milhas e economize na sua viagem!
RESPOSTAS123
Em 12 de agosto comemora-se o Dia Nacional das Artes, sendo um excelente dia para explorar o turismo em São Paulo.
São muitas as opções de passeio turísticos para conhecer a arte urbana em São Paulo, mas 123milhas recomenda os seguintes lugares:
- Beco do Batman
- MAAU: Museu Aberto de Arte Urbana
- Minhocão