Conheça Caracaraí

Conhecida como cidade-porto, Caracaraí abriga o maior movimento fluvial do estado de Roraima, região Norte do Brasil. O turismo em Caracaraí oferece aos viajantes intenso contato com a natureza, como no Parque Nacional do Viruá. 

O município tem como principal curso d’água o rio Branco, que fortalece a economia e a cultura da população local. Que tal conhecer mais de pertinho os encantos do destino roraimense? O Conexão123 preparou um guia de viagem completo e especial para você! Vamos viajar? 

Você vai ler sobre
  • Caracaraí
  • Turismo em Caracaraí
  • Quando ir para Caracaraí
  • Como chegar em Caracaraí
  • Quanto custa viajar para Caracaraí

Caracaraí

A cerca de 150 km de Boa Vista, capital de Roraima, fica a cidade de Caracaraí. O município está inserido no bioma da Amazônia, o que garante aos viajantes um grande contato com a natureza. A cidade também dispõe da beleza do rio Branco, que conecta o destino a Manaus, capital do Amazonas.  

Historicamente, o lugar ficou conhecido como “Caracaraí, cidade-porto” pelo suporte dado ao abastecimento de Roraima, essencialmente com derivados de petróleo. 

Caracaraí (RR) recebeu esse nome em homenagem ao gavião Caracará, espécie que habitava o local durante o povoamento e é ainda presente no centro-sul roraimense. 

A população de Caracaraí conta com aproximadamente 22.600 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE (2021). Além disso, a extensão territorial do município agrega cerca de 47 mil km². 

Mais uma peculiaridade regional é sobre o gentílico. Quem nasce em Caracaraí, em Roraima, é chamado de caracaraiense. 

O povoado da cidade surgiu onde os condutores de gado descansavam, ali era o antigo município de Moura, que originou o território de Roraima e, mais tarde, transformou-se em estado. 

Criado como Distrito de Caracaraí, a princípio, as terras que hoje integram a cidade pertenciam a Boa Vista. Porém, em 1955, ganhou status de cidade e foi desmembrado da atual capital de Roraima. 

Turismo em Caracaraí: guia de viagem | Baixo Rio Branco | Conexão123

A cidade de Caracaraí fica a cerca de 140 km da capital roraimense, Boa Vista | Foto: Prefeitura de Caracaraí (RR)

Turismo em Caracaraí

O turismo em Caracaraí tem como principal atrativo o pleno contato com a natureza. Agraciada pelo bioma da Amazônia, a região possui fauna e flora únicas, com uma riqueza inigualável, sendo alguns representantes de sua fauna a onça-pintada, suçuarana, veado-mateiro, tatu-canastra, anta, queixada, entre outros. 

Por lá, o viajante conta com opções de parques em plena mata e passeios nos rios locais. 

O Parque Nacional do Viruá foi criado em 1998 e abrange um mosaico de florestas aluviais, campinaranas e terra firme. Visitar o lugar é estar em contato com uma variedade de espécies de aves, mamíferos e plantas da Amazônia. 

Por lá, mais um atrativo disponível é o Mirante da Serra, construído para que o turista possa ter uma visão panorâmica, a cerca de 170 metros de altitude. O parque funciona diariamente, incluindo fins de semana e feriados, das 6h às 18h. 

Outro segmento turístico explorado na região é o de pesca esportiva, que oferece também a oportunidade de navegar pelos rios Branco, Baruana e Anauá. 

O passeio pelo rio Branco presenteia o viajante com uma experiência única, com trechos de corredeiras, extensas praias de água doce, a foz do rio Anauá e ilhas.

Já o embarque para contemplar o rio Baruana fica a aproximadamente 15 km da entrada do Parque Nacional do Viruá. A atração permite ao visitante a chance de se deslumbrar com espécies e paisagens típicas da região. Inclusive, a pesca é permitida no curso fluvial, respeitando as normas estaduais e federais vigentes. Consulte informações detalhadas durante sua viagem

Ademais, o rio tem um grande potencial para o turismo de base comunitária, possibilitando a troca e o encontro com as comunidades ribeirinhas da região.No destino, alguns festivais tradicionais também agregam ao turismo e fortalecem a cultural regional. Confira:

  • Festival Folclórico de Caracaraí (novembro)
  • Festejo de Nossa Senhora (setembro)

A viagem para Caracaraí é diversificada e para todos os estilos de turistas. Descubra mais o que fazer e os lugares para comer para uma estada inesquecível. 

Turismo em Caracaraí: guia de viagem | Ponte José Vieira de Sales Guerra, em Caracaraí | Conexão123

A famosa Ponte José Vieira de Sales Guerra, em Caracaraí, passa sobre o rio Branco | Foto: Prefeitura de Caracaraí (RR)

Quando ir para Caracaraí

O clima de Caracaraí é o tropical chuvoso, sendo o período de maior pluviosidade entre maio e setembro. 

A temperatura média anual é 28 ºC. A melhor época para viajar é de setembro a março, momento em que há formação das praias de água doce. 

Porém, qualquer mês pode ser uma incrível oportunidade para visitar a região, já que o clima quente está presente em boa parte do ano. 

Ao arrumar as malas para sua viagem a Caracaraí (RR), coloque alguns itens importantes para tornar sua estada mais agradável:

  • Roupas: camisetas, blusas leves, bermudas ou shorts confortáveis, biquíni, maiô ou sunga 
  • Calçados: tênis e chinelo
  • Cuidados pessoais: protetor solar, cremes pós sol, repelente, entre outros
  • Acessórios: chapéus e bonés, máquinas fotográficas, binóculo e mochilas pequenas 
Turismo em Caracaraí: guia de viagem | Ponte de Caracaraí | Conexão123

A cidade de Caracaraí oferece intenso contato com a natureza | Foto: Prefeitura de Caracaraí (RR)

Como chegar a Caracaraí

Atualmente, a alternativa de aeroporto mais próximo, aos viajantes que optam pelo avião, é o de Boa Vista, capital de Roraima. 

Após o desembarque, o turista pode optar pelo aluguel de carros e seguir viagem pela estrada por cerca de 140 km. Inclusive, o deslocamento pela região em automóvel próprio ainda facilita conhecer os pontos turísticos. 

Aliás, as duas maiores e principais rodovias federais roraimenses cruzam o município, a BR-174 e a BR-210 (Perimetral Norte). 

Outra opção é prosseguir de Boa Vista para Caracaraí de ônibus. O itinerário dura em média 2h30. 

Quanto custa viajar para Caracaraí

As belezas naturais de Caracaraí contribuem para uma experiência turística inesquecível! O custo da viagem para o destino vai depender de alguns fatores importantes, como alimentação, hospedagem, passeios e transporte. 

O ticket aéreo (ida e volta) varia de acordo com o local de embarque do viajante. Saindo de São Paulo para Boa Vista, cidade com aeroporto mais próximo do destino, o valor está a partir de R$ 1.185 (por passageiro). 

Ressaltamos que o preço informado neste guia de Caracaraí se refere a viagens fora da alta temporada e a pesquisa foi feita com antecedência.

Gostou de saber mais sobre o turismo em Caracaraí (RR)? Conte com a 123milhas para garantir as melhores alternativas em passagens aéreas, pacotes de viagens, hotéis e aluguel de carros!

RESERVAR

RESPOSTAS123

A cidade de Caracaraí fica no estado de Roraima, região Norte do Brasil.

A temperatura média anual em Caracaraí é 28 ºC. O clima é tropical chuvoso, com um período de maior pluviosidade entre maio e setembro. A melhor época para visitar a região é de setembro a março.

O custo da viagem para Caracaraí vai depender de alguns pontos importantes, como alimentação, transporte, hospedagem e passeios. A melhor alternativa para quem vai de avião é pousar em Boa Vista. 

Saindo de São Paulo para a capital de Roraima, o valor está a partir de R$ 1.185 (por passageiro).