Colunistas

Em Lima, come-se o melhor ceviche do mundo

Por Nenel Neto

Em Lima, come-se o melhor ceviche do mundo. Ele é preparado em um restaurante simples, que não tem nem placa de identificação na porta.

Chez Wong é o nome do acanhado estabelecimento que comporta cerca de 25 pessoas e que também é a casa do lendário Javier Wong, que vem aperfeiçoando a arte da preparação de ceviche há mais de meio século.

Filho de pai chinês e mãe peruana, o septuagenário Wong prepara a iguaria em frente aos fregueses, em um pequeno balcão de fórmica.

O peixe utilizado é sempre o linguado, que chega inteiro para que o maestro o abra, retire os seus filés e depois o parta em cubinhos.

Wong finaliza com cebolas roxas finas como papel, polvo picado, muito limão, sal, pimenta preta e pimenta vermelha picada. Está pronto. Como último ato, ele distribui o ceviche nos pratos que vão à mesa.

Vale reparar que seu ceviche tem sabores limpos e poucos ingredientes. Todos eles de primeira linha, é claro.

Não há batata doce, milho ou alface no preparo. O peixe é o ator principal, que Wong deixa brilhar sozinho.

O processo de preparo no salão do restaurante não demora mais do que cinco minutos.

“Ao longo dos anos, tornou-se cada vez mais simples. Se eu pudesse utilizar menos ingrediente, eu o faria. É importante servi-lo assim que estiver pronto”, disse Javier Wong ao jornal New York Times, quando o mestre “cevichero” esteve nos Estados Unidos para ensinar a sua famosa receita a um ávido público.

Se você estiver na capital peruana, e só tiver a chance de ir a um lugar para comer, vá ao Chez Wong para uma experiência ímpar e inesquecível. Porque, reitero: em Lima come-se o melhor ceviche do mundo.

O restaurante funciona de terça a sábado somente no almoço, e para entrar é necessário fazer reserva.

CHEZ WONG
Endereço: Enrique León García 114 – La Victoria (Lima / Peru).
Experimente: Ceviche mixto.
Telefone para reserva: +51 1 4706217.
Página oficial: https://www.facebook.com/pages/Chez-Wong/1998740413716076