Colunistas

Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos

Por Raphael Ursino

Você já ouviu falar em Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos? Pois este é o nome da maior e mais populosa metrópole do Vietnã, localizada no sul do país, a cerca de 1.500 km da capital Hanói. 

Saí de Macau, na região da China, e desembarquei no aeroporto de Ho Chi Minh com muita curiosidade de conhecer mais sobre esta metrópole multicultural e cosmopolita, cercada de arranha-céus. Dê o play e confira!

A terra das motos  

O que mais me impressionou nas ruas do centro de Ho Chi Minh foi a absurda quantidade de motos que existe na cidade. Sério, não há exagero nenhum em afirmar que, por lá, os carros é que pedem licença para as motos.  

Fiquei hospedado em uma região bem agitada, muito procurada por mochileiros e demais viajantes do mundo inteiro. São várias ruas lotadas de bares, restaurantes, lojas e albergues. 

Os dois dias que fiquei por lá foi tempo suficiente para ver a maioria das atrações turísticas de Ho Chi Minh. E quer saber? Foi, simplesmente, surpreendente.  

Não tem como falar em Vietnã sem lembrar da trágica guerra contra os Estados Unidos, entre os anos de 1959 e 1975. Por isso, para entendermos melhor as atrações turísticas de Ho Chi Minh, vale uma breve explicação do conflito.

Como os EUA entraram na guerra 

Antigamente, o Vietnã era dividido entre a parte norte e a sul, com governos diferentes. O Vietnã do Norte, aliado à União Soviética, era comandado pelo revolucionário Ho Chi Minh. A capital era Hanói. 

Já o Vietnã do Sul, cuja capital era Saigon, estava aliado aos Estados Unidos, e o seu presidente era Ngo Diem Dinh. 

Diante da dificuldade do governo sul-vietnamita em combater os comunistas do norte, os Estados Unidos acabaram intervindo, o que acabou ocasionou a famosa Guerra do Vietnã. 

Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos

Protestos contra a ocupação dos EUA no Vietnã

Marcada pela violência exagerada contra civis e pela quantidade de soldados americanos mortos no conflito, a participação americana não era vista com bons olhos pela sociedade civil, que acabou pressionando pela saída do exército dos Estados Unidos.  

Sem o apoio dos americanos, o exército comunista, liderado por Ho Chi Minh acabou invadindo a capital, decretando a reunificação do país e mudando o nome de Saigon para Ho Chi Minh, em homenagem ao revolucionário que liderou as tropas contra as forças americanas. 

Orgulho de ser a cidade que venceu os Estados Unidos  

Acredita-se que entre 1,5 milhão e 3 milhões de pessoas morreram nesta guerra, que durou entre 1959 e 1975. Os americanos contabilizam que 58 mil dos seus soldados perderam a vida nesta batalha contra os Vietcongs, que é considerada a maior derrota militar da história dos Estados Unidos. Este é um grande orgulho de Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos. 

Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos

Estátua em homenagem ao líder comunista Ho Chi Minh

Palácio da Reunificação 

Este é, sem dúvida, um dos espaços mais importantes do Vietnã. Ele foi construído em 1966 para ser a residência do Presidente do Vietnã do Sul, sendo palco de decisões importantes sobre as guerras que já aconteceram no país.  

Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos

Palácio da Reunificação

Fiz o tour pelo local e vi diversas salas de reunião, luxuosos gabinetes e móveis da época da guerra. Ah, este prédio, que já foi chamado de Palácio da Independência e Palácio de Norodom, possui também um bunker com toda estrutura para dar suporte ao presidente em caso de um bombardeio. Incrível, né? 

Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos

Dependências internas do Palácio da Reunificação

Museu da Guerra do Vietnã̃ 

Este incrível museu de três andares no centro de Ho Chi Minh tem o objetivo de contar a história das guerras do país, principalmente a que aconteceu contra os Estados Unidos, e mostrar os estragos provocados no Vietnã durante os confrontos. 

Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos

O Museu da Guerra do Vietnã é um dos principais atrativos de Ho Chi Minh

Ainda do lado de fora já podemos ter uma ideia do riquíssimo acervo deste museu. Vários aviões, helicópteros, tanques americanos e outros veículos usados na época estão expostos e nos dão uma noção do que aconteceu durante o conflito. 

Fiquei impressionado com o que vi do lado de dentro, com painéis e fotos chocantes da tragédia. 

Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos

Acervo do Museu da Guerra do Vietnã

Tuneis de Cu Chi 

De todas as atrações, a mais emblemática e interessante, na minha opinião, são os túneis utilizados como esconderijos pelos Vietcongs durante a guerra contra os Estados Unidos. 

Localizados no distrito de Cu Chi, a cerca de 30 km de Ho Chi Minh, os Túneis de Cu Chi foram criados em uma área de mata, onde aconteciam os confrontos, e foram uma das principais estratégias contra o exército americano.

Entrada de um dos túneis

Apesar de apertados, eles tinham mais de 100 quilômetros de extensão e serviam de abrigo para muitas famílias e combatentes, com uma estrutura de armazéns de comida, quartéis generais e até hospitais. 

O interessante é que os visitantes podem entrar nos túneis e ter a noção de como era o funcionamento deles. Ah, se você for claustrofóbico, te aconselho a ficar longe dos túneis. 

Surpreendendo o inimigo 

Outra tática de guerra subterrânea dos vietnamitas para surpreender os inimigos eram os buracos feitos no chão da mata, onde um soldado por vez, em pé, podia se esconder, ficar camuflado com folhagem e, por uma pequena fenda, deixar a arma apontada. 

Esconderijos construídos pelos vietnamitas

Em um outro espaço deste incrível museu de guerra a céu aberto, o guia mostra algumas das engenhosas armadilhas, como estacas de bambu afiadas com substâncias venenosas nas pontas, buracos camuflados com cobras, bombas, dentre outras. Diga-se de passagem, o que não faltava nos soldados vietnamitas era criatividade para surpreender os inimigos. 

Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos

Uma das armadilhas usadas pelos soldados vietnamitas

Preparar, apontar… fogo 

Para deixar a experiência ainda mais realista, o local possui um stand de tiro a céu aberto, onde você pode brincar de tiro com uma AK47 usada na guerra, com o auxílio de um oficial do exército.

No Stand de tiro dos Túneis de Cu Chi você pode atirar com uma AK-47 usada na Guerra do Vietnã

Um destino surpreendente 

Ho Chi Minh é uma metrópole que está sempre pronta para sair do convencional, seja por seu centro lotado (quando eu digo lotado, é lotado mesmo) de motociclistas que tomam conta da paisagem, seja pelo estilo de vida urbano com um ar de camponês dos seus moradores, ou até mesmo pelos seus pontos turísticos que guardam uma rica e tradicional cultura oriental.  

Os encantos do Delta do Rio Mekong  

Depois de conhecer Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos, chegou a hora de percorrer algumas comunidades ribeirinhas na região do delta do Rio Mekong.  Mas essa aventura eu conto na próxima coluna. Até lá!

Ho Chi Minh, a cidade que venceu os Estados Unidos

Passeio de canoa no Rio Mekong