Lugares para vivenciar a natureza em centros urbanos
Com mais de cinco biomas continentais e cerca de 60% de seu território coberto por matas preservadas, o Brasil abriga alguns dos melhores destinos para os amantes do meio ambiente. E, em comemoração ao Dia da Natureza, 4 de outubro, o Conexão123 elencou alguns lugares para vivenciar a natureza em centros urbanos.
Você vai ler sobre
- Dia da Natureza
- Lugares para vivenciar a natureza em centros urbanos: Jardim Botânico (RJ)
- Lugares para vivenciar a natureza em centros urbanos: Instituto Butantan (SP)
- Lugares para vivenciar a natureza em centros urbanos: Instituto Inhotim (MG)
Dia da Natureza
Você sabia que o Dia da Natureza foi criado em homenagem a São Francisco de Assis, um frade apaixonado pelos animais? Mas, para além do tributo, o momento serve de conscientização para a preservação ambiental, dos rios, lagos, oceanos e para a conservação da fauna de todos os biomas do Brasil e do mundo.
Essenciais para a manutenção da vida na Terra, as matas, florestas e biomas que se espalham pelo globo também são capazes de proporcionar momentos únicos a quem os visita. O contato com a natureza tem um efeito poderoso sobre o nosso bem-estar, nos ajuda a recarregar as energias e melhora a qualidade de vida.
Pensando nisso, elencamos 3 lugares para você vivenciar a natureza em centros urbanos, aproveitando a calmaria das árvores, apreciar a brisa e ainda adquirir conhecimento sobre a causa ambiental!
Lugares para vivenciar a natureza em centros urbanos: Jardim Botânico (RJ)
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um lugar perfeito para quem deseja fugir da loucura do centro urbano. A área é protegida e preservada pelo governo, visando ao desenvolvimento de pesquisas na área botânica e educação ambiental, e lá existem coleções de diversas plantas vivas para observar.
São cactos, rosas, ervas medicinais, orquídeas e outras espécies de muitos lugares do mundo. Já imaginou conhecer tudo isso? A tranquilidade, a beleza e a ótima estrutura para os visitantes são apenas alguns dos pontos altos do espaço.
Com 214 anos de existência, o Jardim Botânico do Rio é um dos mais importantes do mundo. Calmo e tranquilo nos dias de semana, o complexo recebe famílias, visitantes, escolas e turistas o ano todo. E, além da flora, existem diversos pássaros selvagens que habitam o local. Uma ótima pedida para os fotógrafos de plantão, né?
Uma das primeiras imagens que os turistas observam ao chegar no jardim é uma estátua, o busto de Frei Leandro do Sacramento. Um frade carmelita que foi o primeiro diretor do espaço e professor de botânica da antiga Escola de Anatomia Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, mundialmente conhecido por suas pesquisas sobre a flora brasileira.
As atrações pelo parque são inúmeras. Por lá, os visitantes podem conhecer a Casa dos Pilões ou antiga Casa da Pólvora do Jardim Botânico, uma construção típica da arquitetura e engenharia do período colonial, restaurada e aberta para visitação.
Existe o portal que pertenceu ao edifício da antiga sede da Academia Real de Belas Artes, projetado pelo arquiteto Grandjean de Montigny, um dos fundadores da academia no tempo de D.João VIl.
As visitas guiadas acontecem diariamente, mas nos fins de semana são mais concorridas em razão da alta demanda. No site do Jardim Botânico você consegue solicitar com antecedência.
E para ajudar nessa viagem para conhecer o espaço, que fica na Rua Jardim Botânico, 1008, confira o nosso conteúdo sobre onde se hospedar no Rio de Janeiro!
Lugares para vivenciar a natureza em centros urbanos: Instituto Butantan (SP)
Além das riquezas naturais, o Instituto Butantan tem um núcleo de pesquisa científica imenso. Vizinho da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto possui quatro museus, além de macacário, serpentário, reptilário e até mesmo um parque, onde é possível contemplar a natureza.
Lá encontramos:
- Museu Biológico
- Museu Histórico
- Museu de Microbiologia
- Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
No Museu Histórico, o visitante conhece a história do centro científico e as pesquisas realizadas na área da ciência e tecnologia.
O de Microbiologia é mais reservado aos estudantes e curiosos sobre imunologia e microbiologia, onde são realizadas palestras, oficinas e apresentações. Por fim, o Museu Emílio Ribas é especializado na história da saúde pública. Atualmente este museu é reconhecido como patrimônio cultural de São Paulo.
Uma das partes mais legais do Instituto Butantan, adorada pelas crianças, é o macacário, onde é possível observar uma colônia de símios da espécie Macaca Mulatta, originária da Índia, mantida pelo Butantan desde 1929.
O serpentário abriga diferentes espécies de cobras da fauna brasileira. Já no reptilário, os visitantes podem ver jacarés, crocodilos e outros animais da classe.
Deu vontade de conhecer o Instituto Butantan? Que tal planejar uma viagem à cidade e conhecer o nosso Guia de Turismo em São Paulo?
Lugares para vivenciar a natureza em centros urbanos: Instituto Inhotim (MG)
A visita ao Instituto Inhotim é perfeita para os amantes de natureza e arte. Considerado o maior museu ao ar livre do mundo, está localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Instalações artísticas realizadas em meio a jardins de rara beleza oferecem uma experiência única para pessoas de todas as idades.
O Instituto fica dentro de uma área preservada entre a mata atlântica e o cerrado. Já imaginou o quão exuberante é esse lugar, né? Foi idealizado na década de 1980 por Bernardo Paz, mas só em 2006 o empresário resolveu transformar sua propriedade em um museu.
No mesmo ano de fundação, foi qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Além disso, é reconhecido internacionalmente por centros culturais e galerias de arte.
A paisagem do lugar é simplesmente incrível, e vale muito passar pelo menos um dia todo para conhecer o Instituto. Para os interessados em botânica, são seis jardins temáticos, como o Desértico, o Pictórico e o Jardim Todos os Sentidos. Plantas como a tamareira-das-canárias e a árvore-do-viajante integram o projeto de paisagismo do complexo.
No site da instituição você encontra um ótimo guia de visitação, além de materiais sobre acervos em movimento, ocupação Inhotim e muito mais!
Fica localizado na Rua B, 20, Fazenda Inhotim, e funciona das 9h30 às 17h30, exceto de segunda e terça.
E aí, gostou das nossas dicas de destinos para vivenciar aspectos naturais? Com a 123milhas você garante diversos benefícios para realizar a sua tão desejada viagem. Contamos com passagens aéreas, seguro-viagem, top ofertas, aluguel de carros e muito mais!