Lugares para conhecer

O que fazer em Fortaleza (CE): pontos turísticos e passeios

28 de dezembro de 2021

Quando se trata de pontos turísticos estonteantes e passeios divertidos, Fortaleza é um destino queridinho de muitos brasileiros e brasileiras. Quer saber tudo o que conhecer em Fortaleza? Então, vem com a Conexão123!

Você vai ler sobre

Principais atrações em Fortaleza

Fortaleza, com seus 2,6 milhões de habitantes, é uma capital cheia de lugares incríveis para visitar e conhecer. Além de que, é um lugar democrático e possui opções para todos os tipos de turistas. O que privilegia muitas regiões onde se pode ficar na cidade.

Conhecer Fortaleza consiste em passar por lugares marcantes da história e das culturas que formam as identidades brasileiras. Só de passar por alguns lugares, você já consegue ter uma dimensão do que a cidade tem para oferecer. 

Do centro histórico à beira-mar, passeio divertido para todas as idades é o que não falta em Fortaleza.

Pontos turísticos em Fortaleza

Fortaleza transpira arte e cultura nordestina, sobretudo cearense, que são facilmente vistos pelas praças, igrejas, museus, feiras, entre outros aparelhos culturais.

Entre os principais pontos turísticos em Fortaleza, podemos destacar:

  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
  • Catedral Metropolitana de Fortaleza.
  • Museu do Ceará.
  • Teatro José de Alencar.
  • Praça José de Alencar e Praça dos Mártires.
  • Mercado Central.

Vamos conhecer mais sobre cada um deles?

Pontos turísticos em Fortaleza | Teatro José de Alencar | Conexão123

Teatro José de Alencar: Fortaleza (CE) é o destino perfeito para aqueles que procuram visitar patrimônios históricos e culturais do nordeste brasileiro

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo de cultura situado num bairro boêmio de Fortaleza (CE), a Praia de Iracema. Este centro cultural é gerido numa parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com o Instituto Dragão do Mar.

Por lá, você pode experienciar a arte e a cultura, por meio de visitas à exposições dos museus; assistindo espetáculos de artes cênicas no Teatro Dragão do Mar; curtindo filmes nas salas do Cinema do Dragão; e ainda, visitando o Universo no Planetário Rubens de Azevedo.

Para quem gosta de shows nacionais e internacionais, existem programações no Anfiteatro Sérgio Motta, no Auditório e na Praça Verde do Dragão.

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Passear na Catedral Metropolitana de Fortaleza é uma das opções do que fazer no centro de Fortaleza. Seu estilo arquitetônico neogótico é de tirar o fôlego de qualquer um, principalmente, daquelas pessoas que têm apreço pela história.

Aos domingos, as missas acontecem em quatro horários diferentes: 9h, 11h, 17h e 19h.

Também chamada de Paróquia São José, o local é aberto e tem visitação gratuita. Inclusive, para os interessados em participar das missas. 

Museu do Ceará

Outro ponto turístico imperdível em Fortaleza é o Museu do Ceará, a primeira instituição museológica do estado do Ceará, inaugurada em 1933, sob o nome Museu Histórico do Ceará.

Além de concentrar o maior acervo do estado, o local oferece cursos, oficinas, palestras e visitas guiadas a todos que se interessarem. Basta ficar de olho na programação do site oficial da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT). 

O museu é situado no centro histórico de Fortaleza, e é aberto ao público de terça-feira à sábado, das 9h às 17h, com acesso gratuito. 

Teatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar é um dos lugares turísticos de Fortaleza que vale a pena visitar. Considerado o maior teatro da cidade e um Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural e um dos pontos turísticos mais visitados da capital cearense. 

O nome deste teatro, construído em 1910, foi dado em homenagem ao grande escritor nordestino José de Alencar, autor de obras ilustres como Iracema, O Guarani, Lucíola, Til, entre outros.

Também é localizado no centro da cidade e a visitação é aberta e gratuita ao público, exceto a participação nas peças, shows e concertos, que são feitas pela compra de ingressos. 

Praça José de Alencar e Praça dos Mártires

Entre as praças públicas, destacamos duas que merecem passeios em Fortaleza, por sua história pulsante e cultura efervescente. Ambas estão localizadas no centro da capital.

Uma delas é a Praça José de Alencar, batizada no ano de 1929 para homenagear o grande escritor cearense. Inclusive, o teatro de mesmo nome é situado nos arredores da praça. 

A outra é a Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, é a mais antiga da cidade e que guarda muito do contexto histórico do momento em que foi criada, no século XIX. 

Mercado Central

Também para aqueles que desejam fazer compras em Fortaleza, o Mercado Central é um dos pontos turísticos mais indicados para a atividade. São mais de 500 lojas distribuídas em cinco pavimentos.

Lá você encontra uma enorme variedade de produtos como lembranças, artesanatos variados, cachaças artesanais, artigos em couro, toalhas em renda, redes, e muito mais. 

Outra dica para quem gosta de compras é visitar os outros mercados, como por exemplo, o Mercado dos Pinhões e as feiras de artesanato de Fortaleza.

As praias mais bonitas de Fortaleza

O litoral de Fortaleza, com seus 34 quilômetros de faixa litorânea, é perfeito para curtir, relaxar e admirar as belezas naturais do nordeste brasileiro. As praias urbanas mais populares da cidade são: 

  • Praia do Futuro
  • Praia de Iracema
  • Praia Meireles
  • Praia de Cumbuco

Cada uma delas tem suas próprias características, algumas são mais pacatas e outras mais baladas, mas todas elas são praias bonitas em Fortaleza. Vamos ver um pouco mais sobre cada uma delas.

Praia do Futuro

Começamos a listagem com a Praia do Futuro, uma das praias mais bonitas de Fortaleza (e uma das mais populares também). Por suas ondas fortes, é frequentemente escolhida pelos praticantes de surf e kitesurf.

Além disso, a praia possui uma grande faixa de areia e mar transparente. Passar um dia na Praia do Futuro é quase que sinônimo de conhecer as famosas barracas de lá, o que garante a experiência completa.

Praia do Futuro é uma das praias mais bonitas de Fortaleza | Conexão123

Conheça a Praia do Futuro uma das praias mais bonitas de Fortaleza

Praia de Iracema

A Praia de Iracema, situada na orla urbana de Fortaleza, é perfeita para caminhadas à beira-mar, apreciar um pôr-do-sol belíssimo e, em alguns momentos do ano, avistar golfinhos no horizonte. Apesar disso, as águas dessa praia não são as melhores para banho.

Praia de Meireles

Situada na região do Clube Náutico, a praia do bairro de Meireles é uma das mais movimentadas de Fortaleza. Essa é uma das melhores praias da região para banho, já que o seu mar é tranquilo e com poucas ondas. 

Além disso, a areia é firme, o que é favorável para a prática de esportes, caminhadas pela orla e andar de bicicleta. 

Praia de Cumbuco

A Praia de Cumbuco fica a cerca de 30 quilômetros de Fortaleza, situada na região metropolitana. Ela é uma praia perfeita para quem busca relaxar, com boa estrutura, mar calmo e boas opções de locais para experimentar a comida típica

A faixa litorânea é extensa, com areia firme e muitas pedrinhas próximas à água. Uma das principais atrações do lugar é um passeio de buggy, o famoso quadriciclo, passando pelo litoral de Cumbuco, por dunas nos arredores e pela Lagoa Cauípe. 

Passeios em Fortaleza

Fortaleza é o destino certo para todos os tipos de turistas, desde passeios divertidos com a família e com os amigos até passeios românticos com seu(sua) parceiro(a). 

Entre as principais excursões em Fortaleza você pode escolher entre:

  • Passar um dia no Beach Park
  • Trilhas aventureiras em Fortaleza
  • Visitar os sabores nordestinos nos restaurantes em Fortaleza
  • Conhecer as produções artísticas e culturais locais
  • Passeio de buggy pela Praia de Cumbuco

É opção que não falta para garantir a diversão de todos. Afinal, viajar é pra todos!

Passeio divertido em Fortaleza Beach Park | Conexão123

Faça um passeio divertido em Fortaleza Beach Park

Ficou com vontade de fazer todos esses passeios em Fortaleza? Encontre pacotes exclusivos para a capital do Ceará com a 123milhas

RESPOSTAS123

Quem visita Fortaleza não pode deixar de visitar atrações famosas como o Beach Park de Fortaleza, as trilhas com belezas naturais, passeios de buggy pelas dunas, e é claro, as belíssimas praias da região

Para curtir o ar livre de Fortaleza, você pode visitar as praias, conhecer as barracas de cada uma delas, passear pela feirinha Beira Mar, andar pelas ruas do centro histórico da cidade e fazer refeições em restaurantes abertos e ao livre

Em um domingo passeando por Fortaleza você pode realizar diversas atividades, dentre elas:

Fazer compras na Feira de Artesanato, ou no Mercado Central
Visitar o Teatro José de Alencar
Passar o dia em uma das belíssimas praias de Fortaleza
Ver o Pôr do Sol na orla da praia
Conhecer o Jardim Japonês
Degustar comidas típicas em restaurantes regionais

E muito mais!