Notícias

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) escolhe rainha e princesas da festa

13 de julho de 2022

No último domingo, dia 10, foram escolhidas a rainha e as princesas da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS), evento que marca o início da divulgação do festival, que neste ano chega a sua 37ª edição e ocorre entre os dias 6 e 23 de outubro na cidade gaúcha.

Daniele Andressa Müller foi escolhida rainha da Festa da Alegria. A “nova corte” conta ainda com as princesas Estéfani Aline Wegmann e Thaissy Balczarek.

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) escolhe rainha e princesas da festa | Trio de Soberanas da Oktoberfest | Conexão123

Trio de Soberanas da 37ª Oktoberfest é formado por Daniele, Thaissy e Estéfani | Foto: Divulgação

Confira abaixo os detalhes das festividades dedicadas à cerveja e as melhores opções de acomodação para os turistas que irão visitar a cidade e a Oktoberfest.

 Você vai ler sobre

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul celebra raízes germânicas

Segundo a organização da festa, a realeza formada pelo trio é quem leva o nome da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul “para os quatro cantos do Brasil e do mundo, carregando na mala a tradição, a alegria e a cultura germânicas, sempre presentes e marcantes na cidade e na festa”.

É um festival de celebração das tradições germânicas, que acontece na cidade gaúcha desde 1984, não tendo havido edição apenas em 1993, devido a dificuldades financeiras, e em 2020, em virtude da pandemia de Covid-19. 

A festa alemã foi inspirada na Oktoberfest de Munique. A versão de Santa Cruz do Sul já chegou a receber mais de 460 mil visitantes e são consumidos até 210 mil litros de chope durante as festividades. No local da festa, o Parque da Oktoberfest, acontece paralelamente uma feira de exposições. Lá, comerciantes, agricultores e indústrias da região e do estado expõem e divulgam seus produtos e serviços. Durante o festival são realizados ainda shows de música, e a escolha das “soberanas” em um concurso de beleza. 

Desde 2005, a festa tem adotado uma temática anual, iniciativa tomada em parte para desvincular o consumo de bebidas alcoólicas do foco do evento. A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é uma das maiores festas germânicas do estado e, desde 2006, é oficialmente Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o festival tem duração de 19 dias e conta com apresentações musicais, desfiles com bandas e danças típicas, gastronomia de origem alemã – e, claro, muita cerveja. Em 2022, a celebração começará no dia 6 de outubro, e segue até o dia 23 do mesmo mês.

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) escolhe rainha e princesas da festa | Desfile de inspiração germânica na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul | Conexão123

Desfile de inspiração germânica na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) | Foto: Divulgação

Entre uma caneca da bebida e outra, não deixe de conhecer os principais pontos turísticos de Santa Cruz do Sul. A cidade está localizada a 155 km de Porto Alegre e a 142 km de Santa Maria, no centro do estado. 

Os principais atrativos do município são a Catedral São João Batista, considerado o maior templo católico em estilo gótico da América do Sul, a antiga estação ferroviária e o Túnel Verde, rua apinhada de lojas e restaurantes cujas árvores formam um “túnel”, deixando os passeios de compras mais agradáveis. É possível ver tudo em um ou dois dias.

Para a hospedagem, o Hotel Charrua é uma ótima opção. Localizado na rua principal de Santa Cruz do Sul, o hotel passou recentemente por reforma, tornando-se mais moderno e aconchegante. O estabelecimento dispõe de 110 quartos, de diferentes categorias, todas com ar-condicionado split, frigobar, TV LCD, canais a cabo, telefone, internet Wi-Fi gratuita, janelas térmicas e acústicas, piso laminado e mesa de trabalho com cadeira ergonômica. 

Qual é a origem da Oktoberfest

Criada em 1810 para celebrar o casamento do rei Ludwig I, da Baviera, até hoje a Oktoberfest é a maior festa dedicada à cerveja do mundo. Mais de 6 milhões de foliões já passaram pelo enorme parque de exposições de Munique ao longo das duas semanas de festas.

Além da cerveja e do chope, o visitante encontra parque de diversões, lojas, barraquinhas com souvenirs, comidas típicas, jogos e muita música. O Wiesn ou Theresienwiese, parque onde a festa ocorre, tem 420 mil m².

A festa de Munique inspira diversas outras celebrações pelo mundo, em cidades e destinos que possuem influências das tradições germânicas. Outros exemplos são a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, considerada a maior da América Latina, a de Kitchener e Waterloo, em Ontário, no Canadá e a de Cincinnati, em Ohio.

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) escolhe rainha e princesas da festa | Salão da Oktoberfest de Munique, na Alemanha | Conexão123

Salão da Oktoberfest de Munique, na Alemanha

Para conhecer os melhores destinos do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite as condições para comprar passagens aéreas em promoção ou escolher pacotes de viagem!