Conheça o estado do Paraná

Paisagens impressionantes, como as Cataratas do Iguaçu, áreas verdes a perder de vista, como no Jardim Botânico de Curitiba, e recantos praianos, a exemplo das estâncias na Ilha do Mel, integram parte dos atrativos turísticos no Paraná

Por lá, o viajante é agraciado pela oportunidade de experienciar os diversos tipos de turismo, como cultural, gastronômico, rural, religioso e de aventura. Que tal planejar uma viagem às terras paranaenses?

 

Você vai ler sobre

Estado do Paraná

O Paraná reserva muitas atrações aos turistas que visitam seu território. Seja nos recantos litorâneos, na exuberância das Cataratas do Iguaçu, nos municípios integrantes da Rota da Lavanda ou do Café, o destino é procurado por viajantes brasileiros e estrangeiros pela diversidade de atividades em suas cidades.

O estado, banhado pelo Oceano Atlântico, está localizado na Região Sul do Brasil, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além de fazer fronteira com as terras catarinenses, o território é delimitado por Mato Grosso do Sul e São Paulo. A oeste, a fronteira é com Argentina e Paraguai.

O mapa do Paraná tem extensão aproximada de 200 mil km², que engloba cerca de 400 cidades, entre elas Curitiba (capital), Foz do Iguaçu e Ilha do Mel, lugares buscados pelos visitantes.

A população do Paraná conta com mais de 11 milhões de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2021). Outra curiosidade é que o gentílico de quem nasce no Paraná é paranaense.

Diversos aspectos também formam a identidade do estado sulista, como história, geografia, cultura e atrativos turísticos. O Conexão123 vai compartilhar mais detalhes deste destino, para você conhecer antes de embarcar para sua próxima viagem!

Aniversário de Foz do Iguaçu: curiosidades sobre a terra das Cataratas | Cachoeiras | Conexão123

275 quedas formam as Cataratas do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná

Capital do Paraná: Curitiba

Curitiba, capital do Paraná, é conhecida por suas inúmeras áreas verdes. Seu sistema de transporte coletivo é considerado modelo no Brasil e no mundo, o que a torna a capital brasileira do planejamento urbano.

Os curitibanos somam cerca de 2 milhões de habitantes, em um território de 434,892 km², de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2021).

A história da região teve início em meados de 1693, quando o capitão-povoador Matheus Martins Leme instalou a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que mais tarde se tornaria Curitiba.

A mudança de nome do local veio em 1721, inspirada na palavra de origem Guarani kur yt yba, que quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos povos originários. A proposta ocorreu com a visita do  ouvidor Raphael Pires Pardinho ao território, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade.

Curitiba viveu períodos de extrema pobreza, e sua economia voltou a crescer em 1812, quando o povoado se tornou um ponto estratégico na passagem de tropeiros que percorriam o caminho de Viamão a São Paulo e Minas Gerais. Em 1853, com a emancipação do Paraná, o município passou a ser definitivamente a capital do estado.

Após esse breve panorama, o que acha de apreciar de perto o destino? Separamos alguns espaços verdes, culturais e históricos para desfrutar o turismo em Curitiba:

  • Museu Paranaense
  • Museu Ferroviário
  • Museu Oscar Niemeyer
  • Jardim Botânico de Curitiba
  • Parque Barigui

Mais atrações podem compor seu roteiro por lá. Afinal, há muito o que fazer em Curitiba: destino nacional superarborizado.

A Estufa do Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões-postais de Curitiba

Cidades do Paraná

Dentre aproximadamente 400 cidades do Paraná, alguns destinos se destacam pela intensa procura dos viajantes e por suas belezas naturais. Além da capital paranaense, Foz do Iguaçu e Ilha do Mel oferecem aos turistas dias de lazer, descanso e paisagens belíssimas, como as praias e as cataratas.

O turismo em Foz do Iguaçu é marcado pelo contato intenso com a natureza, justamente por conta dos conhecidos pontos turísticos naturais da região. Entre as inúmeras opções, o Parque Nacional do Iguaçu conta com mais de 185 mil hectares no lado brasileiro e abriga uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu, que tem 275 quedas d’água de até 80 m de altura.

A paradisíaca Ilha do Mel, no litoral do Paraná, é um dos cenários mais bonitos do Brasil, a cerca de 120 km de Curitiba. A beleza natural e preservada do destino pode proporcionar uma viagem repleta de lazer e descanso. Por lá, as praias de Fora e do Miguel são excelentes escolhas de lugares para ir no Paraná.

Conheça o estado do Paraná: história, cultura e mais! | Ilha do Mel | Conexão123

A Ilha do Mel é o local perfeito para curtir dias tranquilos fora dos agitados centros urbanos

História do estado do Paraná

A criação da Capitania de Paranaguá, em 1660, é o pontapé inicial da história do Paraná. O território foi incorporado a mais duas capitanias da época, São Vicente e Santo Amaro, que, posteriormente, formariam a de São Paulo. A proposta de criar a província do Paraná foi firmada em 1853. A partir disso, a região tornou-se um estado brasileiro e foi desmembrada das terras paulistas.

Já o século XX foi marcado pela intensa expansão das atividades agropecuárias, com destaque para o café. O plantio do grão atraiu imigrantes para o norte paranaense, entre eles, italianos e alemães.

A cultura cafeeira no destino está tão arraigada que um dos programas turísticos mais procurados até hoje é a Rota do Café, ao norte do território. O percurso traz cerca de 30 atrações em nove cidades diferentes, como Londrina, considerada a capital do grão.

Listamos dois lugares para você visitar e conhecer mais sobre a bebida que conquista adeptos mundo afora:

  • Museu Histórico de Londrina
  • Vinícola Casa Muller

Outra curiosidade histórica é sobre a bandeira do Paraná. Ao todo, três tonalidades compõem a simbologia do estado: o verde, como representação das florestas que cobriam boa parte da região no final do século XIX; o branco corresponde ao espírito pacífico do povo paranaense; e o azul é a cor do firmamento. 

Geografia do estado do Paraná

A geografia do Paraná caracteriza-se pelo solo de terra roxa e fértil, entre outros aspectos. O pinheiro-do-paraná, popularmente conhecido como araucária, é a árvore símbolo da região. Sua semente é comestível e conhecida como pinhão. Aliás, a iguaria serve de ingrediente para pratos típicos locais.

O relevo paranaense engloba planaltos e serras. No Parque Estadual Pico Paraná está situado no ponto mais alto do sul do Brasil, com aproximadamente 1.900 m de altura. Os biomas da região são o Cerrado e a Mata Atlântica – este último representa 98% do território.

Cortam o território importantes rios brasileiros, como o Paraná, Paranapanema e Iguaçu. Chuvas bem distribuídas e temperaturas amenas caracterizam o clima subtropical do local,  mas, no inverno, as sensações térmicas são baixas. A temperatura anual em Curitiba, por exemplo, é de cerca de 16 ºC.

Conheça o estado do Paraná: história, cultura e mais! | Pôr do sol e Araucárias | Conexão123

As araucárias são símbolos do Paraná

Cultura do estado do Paraná

A cultura do Paraná foi influenciada pelos imigrantes que vieram para o estado em busca de melhores condições de vida, como os europeus. Entre as manifestações estão as festas tradicionais que ocorrem em diversas cidades do território.

Separamos algumas festividades para você curtir o turismo no Paraná: 

  • Festival do Caranguejo - Pontal (janeiro)
  • Fandango - acontece nos municípios do litoral paranaense (no período carnavalesco, principalmente)
  • Festa da Uva - Curitiba (fevereiro)
  • Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes - Morretes (maio)
  • BucovinaFest - Rio Negro (julho)
  • Festa Nossa Senhora do Rocio - Paranaguá (novembro)

Já a culinária recebeu influência de africanos, indígenas e europeus. Em relação às comidas típicas, pinhão, milho e erva-mate são alguns dos ingredientes que servem para os preparos:

  • Pinhão tropeiro
  • Sopa cremosa de milho com frango e couve
  • Creme de pinhão com calda de chá-mate e mel de abelha
  • Barreado: leva aproximadamente 12 horas para ficar pronto. Patinho, acém e músculo são as carnes populares utilizadas
  • Carne de onça: apesar do nome, o prato não é com carne do animal. Segundo a lenda, quem come a iguaria fica com um verdadeiro bafo de onça

Economia do estado do Paraná

A economia paranaense possui forte base agrícola e industrial. O Paraná é um dos principais produtores brasileiros de café, soja, milho, feijão e trigo. Além disso, na pecuária tem alto índice de criação de suínos, bovinos e aves.

No ramo das indústrias, destacam-se a automobilística, a eletrônica, a alimentícia, a eletroportátil e a de celulose. Os principais centros industriais do território são Curitiba, Ponta Grossa e Londrina.

Já o setor terciário é agraciado pelo comércio, que se beneficia da ótima rede logística, com portos, ferrovias e rodovias. Já a esfera turística ganha evidência, essencialmente, na região de fronteira, onde estão situadas as Cataratas do Iguaçu.

A viagem para o Paraná é repleta de opções, como vimos, relacionadas aos diversos tipos de turismo, desde o cultural, religioso e gastronômico até o de aventura. Que tal curtir os encantos paranaenses?

Para isso, conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros. Ah, se precisar, te ajudamos também com o seguro-viagem!

RESERVAR

RESPOSTAS123

Se você gosta de calor, os meses mais quentes no Paraná são janeiro, fevereiro e dezembro. Se aprecia um friozinho, planeje visitar em junho e julho.

Algumas cidades se destacam, mas existem diversas opções. Listamos três para você!

  • Curitiba
  • Ilha do Mel
  • Foz do Iguaçu

Existem muitos pontos turísticos para conhecer. Destacamos duas oportunidades incríveis: a Rota da Lavanda e a Rota do Café.