
Projeto transforma cidades brasileiras em Destinos Turísticos Inteligentes
Um projeto-piloto organizado pelo Ministério do Turismo tem ajudado cidades de todo o país a adotar iniciativas voltadas à criação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
O objetivo do programa é oferecer as melhores experiências e serviços turísticos a partir de ações que impactem positivamente a qualidade de vida dos turistas e também dos moradores.
Quer saber mais? Vem que o Conexão123 te conta!
Você vai ler sobre
- O que são Destinos Turísticos Inteligentes?
- Angra dos Reis é destaque entre os Destinos Turísticos Inteligentes
- Cidades participantes do projeto de DTI já têm certificados conferidos pelo MTur
O que são Destinos Turísticos Inteligentes?
Mas, afinal, o que são Destinos Turísticos Inteligentes? Em suma, são cidades que gerenciam seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometidas com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.
Boas práticas em temas como acessibilidade, governança, inovação, marketing, sustentabilidade e segurança são cruciais para que os destinos possam ser classificados com a denominação. Pelo mundo, cidades como Málaga, na Espanha, e Amsterdã, na Holanda, têm destaque no setor. Mas e no Brasil? Vamos conhecer a seguir os principais projetos de DTIs do país.
Angra dos Reis é destaque entre os Destinos Turísticos Inteligentes
Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, é um bom exemplo dos avanços alcançados com as ações destinadas à formação de Destinos Turísticos Inteligentes. O município implementou o projeto “Angra, Cidade Inclusiva”, que visa facilitar o acesso de pessoas com deficiência (PCDs) ou mobilidade reduzida aos atrativos turísticos da cidade.
O balneário fluminense dispõe, por exemplo, de dois ônibus elétricos, dotados de acessibilidade e rede Wi-Fi. Outra iniciativa chama a atenção: o projeto “Angra Mais Segura”, que envolve um novo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, responsável por monitorar 148 câmeras.
Avanços também podem ser notados em Campo Grande (MS). A prefeitura da capital sul-mato-grossense tem investido na nova Rede Municipal de Alta Velocidade, que terá capacidade para conectar mais de 400 localidades, oferecendo internet gratuita em mais de 100 pontos.

Angra dos Reis é um bom exemplo dos avanços alcançados com o projeto de Destinos Turísticos Inteligentes
Em Recife (PE), destacam-se ações como o lançamento de um e-book com os principais pontos turísticos acessíveis e o Programa Ilumina a Vista, para a instalação de iluminação cênica nos pontos turísticos da cidade. Outra novidade foi a criação do primeiro “Smartlet”, área no Bairro do Recife alimentada por energia solar e que oferece conexão à internet e carregadores de celular.
Avanços também são verificados em Salvador (BA), que já dispõe de iluminação pública 100% LED e câmeras de monitoramento no centro histórico e na orla atlântica. No Rio de Janeiro (RJ), foi lançado o LABTUR, incubadora de inovação destinada a micro e pequenas empresas; e em Rio Branco (AC), pela primeira vez na história da capital do Acre, foi criada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação.
Cidades participantes do projeto de DTI já têm certificados conferidos pelo MTur
As localidades acima, participantes do projeto-piloto de DTI no país, que também inclui Brasília (DF) e Palmas (TO), já contam com certificados de Destinos Turísticos Inteligentes em Transformação, que são conferidos pelo Ministério do Turismo.

Salvador investiu em iluminação pública 100% LED e câmeras de monitoramento no centro histórico e na orla
A iniciativa buscou adaptar ao Brasil a metodologia de DTI criada na Espanha. A adequação foi possível graças a uma parceria firmada pelo órgão brasileiro com o Instituto Ciudades del Futuro, que acompanha comunidades da Argentina na concepção e na implantação de ações inovadoras.
Em breve, os Destinos Turísticos Inteligentes brasileiros certificados devem ser novamente avaliados pelo MTur para a concessão do Selo DTI aos que cumprirem pelo menos 80% de seus planos de transformação.
Planejando uma visita a algum dos destinos citados aqui? Lembre-se que a 123milhas oferece aos seus clientes os melhores preços em passagens, pacotes de viagem e aluguel de carros. Boa viagem!