Blog 123

VIAGEM COM CÃO-GUIA

viagem com cão-guia

As companhias aéreas estão cada vez melhor preparadas para transportar pessoas com necessidades especiais. Um exemplo disso são as estruturas cada vez mais bem definidas para a viagem desse perfil de passageiro com seus animais de assistência, como os cães que acompanham deficientes visuais. Inclusive, você sabia que um cão-guia, em trabalho, não precisa sequer estar acomodado em caixa de transporte para animais durante um voo? Sim, ele viaja dentro da cabine, gratuitamente, ao lado ou à frente de seu tutor. Neste post, saiba tudo sobre viagem com cão-guia.

Em uma viagem de avião, o cão-guia deve ser transportado sem cobrança de qualquer taxa a mais por isso por parte da companhia aérea. O animal deve estar identificado com coleira e será acomodado sempre ao lado do assento do tutor ou bem à sua frente, no chão da aeronave.

A necessidade de embarque com cão-guia deve ser comunicada com antecedência à companhia aérea que irá operar o voo (de preferência, na hora da compra da passagem) e o assento é escolhido pela empresa. O tutor deve estar munido de toda documentação do animal exigida (isso serve para qualquer outro animal-guia), então, fique atento às regras de cada empresa. Comumente, as solicitações são as seguintes:

O cão deve estar equipado com coleira;

O cachorro deve usar um distintivo oficial que o identifique como cão-guia;

Apresente o comprovante da vacinação antirrábica assinado pelo médico veterinário – a vacina é obrigatória para animais a partir de três meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano;

Garanta também o Certificado de Saúde emitido pelo médico veterinário. O prazo de validade do Certificado é de 10 dias a contar da data de sua emissão.

Além disso, fique atento a outro tópico:

Em voos saindo do Brasil não é permitido que o cão-guia utilize focinheira, mas algumas companhias (como a LATAM, por exemplo) exigem o uso da focinheira em todos outros voos e durante toda a viagem. Desta maneira, recomenda-se que sempre que você viajar com o cão-guia leve uma focinheira.

ATENÇÃO: Em voos comprados com a 123Milhas, informe a necessidade de inclusão de auxílio especial para o transporte do cão-guia no campo “OBSERVAÇÕES”, no momento de preenchimento dos dados do passageiro.

Confira agora, em detalhes, o que estipula cada uma das três companhias aéreas com as quais a 123Milhas emite seus bilhetes a respeito de viagem com cão-guia:

Azul 

Gol

LATAM

O que achou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de fazer algum comentário? Preencha o campo abaixo e deixe sua mensagem. Será um prazer respondê-la!

Gostou? Compartilhe:

Comentários