Tem que comer em Aracaju - Blog 123Milhas
Tem que comer em Aracaju

Tem que comer em Aracaju

17 de novembro de 2021

Que tal viajar ao paraíso gastronômico dos caranguejos, camarões e carnes de sol, com direito a sucos, sorvetes e doces de caju? Você encontra na capital do Sergipe todos esses pratos e muitos outros deliciosos. A cidade encanta pelas praias, forró e maravilhas culinárias. Ficou com vontade de conhecer? Saiba com a 123Milhas tudo o que você tem que comer em Aracaju!

O município é carinhosamente chamado de Aju pelos moradores. Contudo, a cidade tem outro apelido que explica seu nome. Dizem que bem no começo da formação de Aracaju, uma de suas ruas no centro da cidade era repleta de cajueiros.

Nessas árvores, as araras pousavam nos galhos para comer os frutos e descansar. Consequentemente, ao se juntar “ara”, de arara” e “caju”, de cajueiro, criaram o nome Aracaju! Por isso, a capital também é conhecida como “cidade das araras e dos cajus”.

Com esse nome, o caju não poderia ficar de fora dos alimentos típicos. Ele aparece em vários formatos criativos e deliciosos. Como toda boa cidade litorânea, os frutos do mar não ficam de fora do menu aracajuanse. Descubra os melhores pratos e restaurantes para montar seu roteiro de viagem à capital do Sergipe. Neste guia, você saberá o que tem que comer em Aracaju!

 

Peixes e frutos do mar

Os peixes e frutos do mar integram a culinária típica de Aracaju. O caranguejo é o alimento queridinho da cidade, servido em vários bares e restaurantes. A fama é tanta que este fruto do mar ganhou uma estátua de dois metros de altura e é o nome da famosa passarela gastronômica da cidade.

Além dos caranguejos de água salgada, os aracajuanos também consomem muito o aratu, que vem da água doce. Ele é servido principalmente em moquecas. Delícia!

Outros frutos do mar como camarão, lula, polvo e lagosta também são usados em vários pratos, juntamente com diversas espécies de peixes. Os ingredientes são parecidos, mas cada restaurante tem seu tempero e preparo, que fazem toda a diferença.

O camarão é muito consumido em Aracaju.

 

Duna Beach Club

O Duna é um beach club bem famoso, situado na Praia do Mosqueiro. O ambiente sofisticado e a música ao vivo são diferenciais dessa barraca, mas o grande destaque vai para o cardápio. Você encontra caranguejo, camarão, lula, lagosta, salmão, atum e outros deliciosos pescados.

O Duna conta com aperitivos, entradas e pratos mais elaborados, como moquecas e grelhados. Não deixe de experimentar o pastel de aratu! O menu de drinks também chama a atenção da clientela. Beba os deliciosos Moscou Mule, Sex On The Beach, Mojito, Margarita, Gin e Tônica, Caipirinha e outras bebidas da casa.

Localizado na avenida Inácio Barbosa, 3411, no bairro Mosqueiro, o restaurante abre todos os dias, das 9h às 18h. Às sextas o horário de encerramento é estendido para as 22h.


Mesas com sombrinhas ao ar livre na areia atraem moradores e turistas.

 

Carro de Bois

A culinária mediterrânea tem grande destaque no Carro de Bois, com ingredientes frescos e pratos criativos. Os camarões são bem populares na casa, vindo em massas, risotos e grelhados. Sempre enormes e bem suculentos! A lagosta e o bacalhau também são bem elogiados pelos clientes.


Lagosta, camarão e costela de novilho estão entre os pratos mais pedidos da casa

Situado na rua Nirceu Dantas, 1040, na Praia de Atalaia, o Carro de Bois fica aberto todos os dias, das 12h às 16h e das 19h à meia-noite. Perfeito tanto para o almoço quanto para o jantar. O acesso é bem fácil, pois está na orla de uma das principais praias de Aracaju. Não deixe de ir!

 

João do Alho

Um dos restaurantes mais tradicionais de Aracaju é o João do Alho, localizado no bairro Treze de Julho. Aproveite para comer deliciosas moquecas, principalmente a de cação. O prato é tão famoso que até aparece na canção “Aracaju”, de Caetano Veloso.

O endereço fica na rua Júlio Santana, 478, no Treze de Julho, localizado às margens do Rio Sergipe. O João do Alho fica aberto em horários diferentes em cada dia da semana, preste atenção nisso! Às segundas e terças, funciona das 9h às 17h. Às quartas e quintas, das 9h à 00h. Às sextas e sábados, das 9h à 1h, e aos domingos, das 9h às 20h.

 

Pitú com Pirão da Eliane

Você sabia que o pitu é um tipo de camarão? E, como não poderia deixar de ser, moqueca de peixe com camarão é um dos pratos mais pedidos do cardápio da Pitú com Pirão da Eliane. Acompanhado com arroz branco e pirão, o sabor arranca elogios de gente do mundo inteiro que experimenta o prato.

O destaque da casa também vai para as porções bem generosas, ótimo tempero e composições bem apresentadas do alimento.

O restaurante também fica na orla da Atalaia, localizado na avenida Santos Dumont, 957. O restaurante abre todos os dias, das 11h às 23h.

 

Frutas

Algumas frutas são bem populares na culinária aracajuana e aparecem em diversos pratos e bebidas. Como o próprio nome sugere, o caju é um dos queridinhos da cidade. Você encontrará sucos, drinks, doces e sorvetes feitos de caju, além da famosa castanha de caju. É tudo uma delícia!

Para quem quiser comprar a fruta ou a castanha de ótima qualidade e por preços acessíveis, a dica é ir ao Mercado Municipal Antônio Franco. Os produtos são sempre frescos e por ótimos preços.

Compre castanhas de caju pelo melhor preço no Mercado Municipal.

O fruto mangaba faz parte da identidade de Sergipe e a produção é bem grande. É ingrediente de sorvetes, geleias, compotas, sucos, vitaminas, chás e licores. O melhor lugar para comprar mangaba também é no Mercado Municipal, localizado no coração da cidade.

A mangaba é muito consumida em Aracaju.

Você também encontrará grande variedade de jaca e graviola. Preste atenção às barraquinhas do Mercado, pois escondem verdadeiros tesouros naturais e típicos. Experimente os deliciosos sucos, sorvetes e doces feitos com as frutas, pois não irá se arrepender.

 

Tapioca

A tapioca é um alimento muito comum na culinária nordestina. Feita à base de mandioca, vira uma espécie de panqueca bem fininha, que pode ser recheada com opções doces e salgadas. Queijo, coco e carne de sol são os mais tradicionais, mas a criatividade é o que não falta para tornar os alimentos ainda mais autênticos.

A tapioca pode ter recheios doces e salgados.

 

Tapioca do Jatobá

Para comer tapiocas criativas e deliciosas, vá ao quiosque Tapioca do Jatobá. Você pode montar do jeito que quiser, com base nos ingredientes disponíveis na casa. Dos queijos, aparecem os tipos coalho, cheddar, catupiry ou muçarela. Para carnes, escolha frango, calabresa, carne de sol, bacon, atum e camarão.

Além de tudo isso, complemente com milho, azeitona, presunto, banana, Nutella, coco ralado e outros ingredientes. Você pode montar sua própria tapioca e escolher entre as diversas opções já planejadas pelo cardápio do quiosque. O Tapioca do Jatobá também oferece sucos, sanduíches e açaí. Delícia!


Dezenas de combinações de recheio fazem sucesso no Tapioca do Jatobá.

 

Carne de sol

Um alimento bem comum e presente em diversos pratos nordestinos é a carne de sol. Para preparar, é necessário salgar a carne e deixar que seque em um ambiente coberto e bem ventilado.

No geral, é servida junto com macaxeira ou usada como recheio para sanduíche, pastel ou tapioca.

Experimente a carne de sol com macaxeira!

 

Carne de Sol do Ramiro

Um excelente restaurante para comer a autêntica carne de sol em Aracaju é o Carne de Sol do Ramiro. O prato mais tradicional, chamado de Completão, tem como acompanhamentos feijão tropeiro, arroz, macaxeira frita, paçoca de carne seca, pirão de leite, vinagrete e manteiga. A comida é muito farta e deliciosa!

Outro prato tradicional é a carne de sol cozida na nata, servida junto com tropeiro, arroz, macaxeira frita, farofa, vinagrete e manteiga. Delícia!

Para quem quiser mais opções, também pode pedir picanha argentina, linguiça de bode ou lombo suíno. Deu água na boca?

O restaurante é bem familiar e o próprio Ramiro faz questão de conversar com os clientes para saber se estão satisfeitos com os pratos.

O Carne de Sol do Ramiro está na avenida Beira Mar, 1250, no bairro 13 de Julho, e fica aberto todos os dias da semana. De segunda a sexta, funciona das 11h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário se estende até às 17h.

 

Não deixe de ir

 

Seu Sergipe

Para uma comida sergipense mais sofisticada, com toques autênticos aos pratos mais tradicionais, vá ao Seu Sergipe. O bistrô oferece degustação dos pratos de cada comida típica. A sequência conta com entradas, pratos principais e sobremesas, é bem completa!

O restaurante fica na rua Engenheiro Braz Melo Costa, 88, na Praia da Atalaia.
Abre de quarta a sábado, das 19h às 23h. Programe-se para ir!

Um dos pratos mais elogiados é o talharim ao molho de moqueca com polvo grelhado.

 

Mangará

Outro lugar para ter uma experiência completa da culinária em Aracaju é no restaurante Mangará. A decoração com elementos nordestinos típicos dá um charme a mais para cada ambiente, bem autêntico e aconchegante.

O Mangará funciona com sistema de buffet e tem muitas opções. Experimente deliciosos pratos com carne de sol, camarão, peixes e outros alimentos regionais. Além dos pratos salgados, o self-service também disponibiliza sobremesas tradicionais.

O estabelecimento está localizado na avenida Beira Mar, 1024, no bairro 13 de Julho. Abre para almoço, de terça a domingo, das 11h às 14h30. Para o jantar, a casa abre todos os dias, das 17h às 21h.

 

Terra Tupi

Se viajar para Aracaju, não deixe de ir ao restaurante Terra Tupi! O cardápio é super variado, com alimentos regionais para preparar opções diferentes e únicas.

Experimente o risoto de banana da terra com tilápia, o camarão com maionese de coco ou o caldinho de pescados. Tudo muito saboroso!

O excelente atendimento e menu de drinks bem variado também chamam a atenção dos visitantes, que fazem vários elogios à casa. O restaurante fica na famosa Passarela do Caranguejo e funciona de terça a domingo, de meio-dia às 23h. Não deixe de ir!

Ficou com mais vontade ainda de conhecer a Cidade do Caju? Fique ainda mais perto do destino escolhendo as melhores opções de hospedagens com a 123Milhas. Vem descobrir onde você tem que ficar em Aracaju!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!