Lugares para comer

Tem que comer em Guaíba

30 de novembro de 2021

Berço da Revolução Farroupilha e a 30 quilômetros de Porto Alegre, Guaíba é cheia de tradições e de muita história para contar. Os hábitos e legados dos antepassados permeiam a cidade e influenciam principalmente a gastronomia. A culinária tipicamente gaúcha é motivo de orgulho e conquista seus visitantes com os sabores. Quer saber mais? Venha descobrir com a 123Milhas tudo o que você tem que comer em Guaíba!

Churrasco

O churrasco gaúcho é tradicionalmente feito em parrilla – uma churrasqueira tipicamente argentina. Em vez do carvão, a carne é assada na brasa. Por não ter contato direto com a fumaça, o churrasco fica com um sabor especial. E os gaúchos têm o hábito de comer costela e carne de cordeiro. Até existem aqueles cortes mais nobres, como a picanha, mas é raro. Geralmente o churrasco gaúcho é mais parecido com o jeito de preparar carne na Argentina e no Uruguai.

Perceba a diferença do churrasco no Rio Grande do Sul

Churrascaria Farroupilha

A Churrascaria Farroupilha é um ótimo lugar para comer um autêntico churrasco gaúcho. O feitio tem o estilo de espeto corrido – também conhecido como rodízio. E tem o buffet livre para você ficar à vontade para servir os acompanhamentos.

A casa abre de terça a sexta, das 11h30 às 14h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 14h30. Pode se preparar para comer muito. E comer bem! O tempero e o ponto da carne arrancam elogios de apreciadores e clientes.

Arroz de carreteiro

O arroz de carreteiro faz parte da cultura e da história gaúcha. Foram os motoristas do transporte de cargas que trouxeram. Os carreteiros preparavam carne de charque com arroz em uma panela de ferro. O charque era usado porque se mantinha conservado, mesmo ficando fora da geladeira e acompanhando os carreteiros, Brasil afora. Era só salgar a carne, colocar no sol para secar e pé na estrada! Essa praticidade no preparo desse prato contava muito para garantir a nutrição dos condutores profissionais, entre um frete e outro.

É bem temperada e combina muito bem com o arroz.

O arroz de carreteiro é muito consumido em Guaíba

Se quiser incrementar, é só adicionar cebola, tomate, alho, tempero. Como não é mais preciso manter a carne fora da geladeira, nem sempre o charque é usado. É comum o preparo do Arroz Carreteiro com carnes que sobraram de um churrasco ou inovando com linguiça, condimentos e muita criatividade.

Xis

O nome sugere: parece um hambúrguer. Até alguns ingredientes são similares. Só que para por aí.

O pão do xis é bem maior que o usado em sanduíches convencionais. Costuma ter 16 centímetros de diâmetro!

O recheio vai de acordo com o lugar e a preferência do freguês. Pode ter milho, maionese, queijo, tomate, ovo, bacon, calabresa, carne de boi, de frango,… Costuma ter até miúdos, como coração de galinha.

O modo de preparo também diferencia esse lanche. O xis é levemente prensado para manter os recheios misturados e dentro do pão.

É um lanche tipicamente gaúcho que você tem que comer em Guaíba!

Delícia!

O xis é um dos lanches favoritos dos gaúchos

Xis 35

Para comer um saboroso e típico lanche gaúcho, vá ao Xis 35! Existe desde 1999, é supertradicional em Guaíba e vale conferir. Além do carro-chefe, hambúrgueres, torre de batata frita e açaí completam o cardápio.

O Xis 35 abre todos os dias, das 11h à 1h. Aos domingos, começa a partir das 18h.

Chimarrão

Talvez seja o mais gaúcho dos símbolos. O chimarrão está tão presente no cotidiano do rio-grandense que até os turistas pedem para experimentar. Em qualquer lugar, a mistura de erva-mate e água quente dá um chá. Mas quando entra a cuia e a bomba para tomar a bebida, aí vira chimarrão.

É porque o chimarrão vai muito além de uma bebida: é um ritual que só fica completo nas terras do extremo-sul brasileiro e nas mãos de um gaúcho… De um turista também!

Então experimente e sinta essa diferença!

A cuia e a bomba são utensílios indispensáveis para beber o chimarrão

Não deixe de ir

Caisinho

Um dos lugares mais tradicionais de Guaíba é o Casinho. O restaurante é uma excelente opção para almoço ou jantar com o cardápio mais completo que existe na cidade. São diversos pratos com filé, camarão, peixe, massas, omelete e mais. E o ambiente aconchegante com vista panorâmica através de grandes janelas fica mais original para quem está na orla do Lago Guaíba.

O Caisinho funciona todos os dias, exceto na segunda. De terça a quinta, abre das 11h30 às 14h e das 17h30 às 23h30. De sexta a domingo, você pode ir das 11h30 às 15h e das 17h30 às 23h30.

Bifão

Outro excelente restaurante é o Bifão – um lugar simples e com deliciosas refeições. Os pratos bem-servidos vêm com opções para todos os gostos. A salada de batata com maionese e o filé à parmegiana estão entre as porções preferidas dos clientes. O Bifão abre para o almoço, de segunda a sábado, das 11h30 às 14h.

Gostou do tour gastronômico por Guaíba? Então confira os pontos turísticos e os lugares que você tem que conhecer em Guaíba!