Guia turístico

Tem que ir para Búzios

2 de novembro de 2021

O ensolarado balneário de Búzios é um verdadeiro paraíso próximo à capital do estado do Rio de Janeiro. O município, localizado na chamada Região dos Lagos, fica a apenas duas horas e meia da capital fluminense. E oferece opções para todos os gostos ao longo de 23 praias de mar transparente e azulado, em sua grande maioria, de águas calmas. Neste post, entenda por que você tem que ir para Búzios!

Búzios conta com variedade de hotéis e pousadas sem perder o ar de vila.

Búzios garante passeios incríveis para quem quer aproveitar a badalação de uma das melhores infraestruturas hoteleiras do litoral fluminense ou curtir a paz que só a exuberante natureza é capaz de trazer. Então, quem está querendo passar um fim de semana ou tirar férias num pedaço do paraíso é preciso ir para Búzios!

História

Búzios é uma típica aldeia que no passado foi habitada por índios, portugueses e piratas franceses. A vila ainda foi ponto de tráfico de escravos negreiros e a pesca da baleia era a principal fonte de renda local. Um belo exemplo do período é a bela igreja de Sant´Anna, construída no século XVIII.

Mas foi quando a atriz francesa Brigitte Bardot pisou nas areias de Búzios e passou uma temporada no balneário, em janeiro de 1964, é que o vilarejo entrou na rota do turismo internacional, atraindo milhares de turistas ano após ano.

O mar calmo e claro de Búzios em harmonia com estátua de Brigitte Bardot

Tanto que ganhou o título internacionalmente conhecido como Saint-Tropez brasileira, sinônimo de sofisticação e maravilhosas praias. O glamour das últimas décadas permanece e é rota certa no Brasil!

Pontos turísticos

Considerada uma das praias mais bonitas de Búzios, a Praia da Tartaruga é um oásis incrustado na Mata Atlântica. Vista do mirante, o desenho do conjunto de rochas forma uma grande tartaruga, cenário perfeito para o fim de tarde. Além disso, da orla é possível avistar iates e cruzeiros. O seu canto esquerdo é rico em corais e peixes. Imperdível para o banho de mar.

Mas, calma, ela é apenas uma entre as mais de 20 praias paradisíacas de Búzios. Não existe decepção entre as opções. Aliás, Búzios é um paraíso onde é possível apreciar o nascer e o pôr do sol de diversos lugares, como na Orla Bardot e no Porto da Barra.

A Orla Bardot é ponto certo de visitação dos turistas no fim da tarde.

Não é por menos que Búzios continua sendo um dos destinos praianos mais visitados do Brasil. O balneário conta com diversos hotéis, casas de veraneio, bares, restaurantes, exposições e uma vida cultural intensa.

Além dos passeios pelo mar e o agitado percurso feito de buggy, em Búzios não perca a chance de se aventurar em voos duplos de asa delta e parapente. Eles acontecem na Reserva Ambiental das Emerências e o ponto de partida é na Praia de Tucuns.
Para qualquer tipo de passeio – pelo mar, pelo ar e pela cidade, procure com antecedência as empresas que realizam a aventura, logo no primeiro dia que chegar à cidade. Badalada como é, os passeios esgotam rapidinho na alta temporada. Entre em contato com a Búzios Escola de Asa Delta.

 

A visão panorâmica da mata atlântica e das belas praias atraem turistas para voos e passeios de helicóptero.

Se você procura os melhores destinos para viajar com crianças, Búzios conta com alternativas de sobra para a criançada. Conheça a cidade de trolley, uma espécie de ônibus aberto que faz um tour pela cidade. Espaço kids é o que não falta: difícil é tirar a meninada do Radical Parque sem chorar para ir embora. O espaço conta com 18 atividades, como kart, boliche, tirolesa, escalada, entre outros.

Gastronomia

A bucólica província também é uma rica opção para apreciadores da alta gastronomia inspirada na culinária de vários países. Os sabores da cozinha mediterrânea combinam bastante com o clima de praia de Búzios. A grande variedade de frutos do mar e peixes são o principal prato típico do balneário. Dos menus refinados, uma das opções exóticas e saborosas são as fatias de melancia ao vinho do Porto com queijo da Serra da Canastra.

Búzios concentra a fartura das culinária nacional com a internacional

Maior polo gastronômico da cidade, os restaurantes na Rua das Pedras e na Orla Bardot apresentam cardápios para todos os gostos e bolsos, que vão dos populares PF’s a menus assinados por chefs renomados. Em julho, é garantido o Festival Gastronômico de Búzios. Vários restaurantes espalhados por diversas praias montam uma mesa na calçada em frente ao estabelecimento e o chef cozinha porções menores ao ar livre. Você precisa experimentar essa explosão de sabores!

A Rua das Pedras concentra grande variedade de restaurantes e bares.

Conheça os melhores restaurantes onde você tem que comer em Búzios!
Quer saber mais por que você tem que ir para Búzios? Separamos algumas opções incríveis aqui! Vem com a 123Milhas!