Enoturismo no Brasil: conheça os principais destinos para apreciar um bom vinho
O enoturismo no Brasil tem se destacado como tendência nos últimos anos e ganhou força com a implementação de serviços e a construção de infraestrutura adequada nas vinícolas para atender melhor os visitantes.
Mas, afinal, o que é enoturismo? Uma viagem gastronômica imersiva, em que os turistas fazem visitas guiadas às vinícolas e aos vinhedos, além de conhecer as instalações onde o vinho é processado e produzido. Isso é enoturismo.
Quer conhecer as principais rotas do vinho no Brasil? Confira no Conexão123!
Você vai ler sobre
- Rotas do vinho no Brasil: o que é enoturismo?
- Enoturismo no Brasil: quais as melhores vinícolas para visitar no Brasil
Rotas do vinho no Brasil: o que é enoturismo?
O enoturismo é, em poucas palavras, uma visitação às vinícolas. Trata-se, portanto, de um segmento do mercado turístico que tem como objetivo principal a apreciação e degustação de vinhos, bem como as tradições das regiões envolvidas na produção da bebida.
É um tipo de viagem gastronômica para aqueles que querem se aprofundar na história e nas tradições da vinicultura. Nesse tipo de tour, o processo produtivo é apresentado ao longo dos vinhedos, com explicações técnicas pelas dependências e colheita simbólica (vindima), além, claro, da degustação dos rótulos produzidos pela vinícola. Há ainda passeios que incluem café da manhã, tour de harmonização com queijos e almoço com vinhos e pratos típicos da região.
Sendo assim, o segmento é limitado pela localização: esse tipo de experiência é realizado em regiões que se dedicam à produção vitivinícola. A sorte é que por todo planeta é possível encontrar diversas áreas onde se desenvolvem experiências incríveis relacionadas ao enoturismo. Veja aqui onde apreciar um bom vinho pelo mundo.
E o Brasil não fica de fora: vinícolas de qualidade se espalham pelas férteis terras brasileiras. Confira a seguir alguns dos lugares que tem que entrar para sua rota de enoturismo no país.
Enoturismo no Brasil: quais as melhores vinícolas para visitar no Brasil
A região Sul é a mais conhecida quando falamos de enoturismo no Brasil, por conta do clima mais frio que favorece a plantação das uvas. Mas outros estados também desenvolveram técnicas para otimizar o plantio da fruta e a produção do vinho, e já se destacam no segmento, como Minas Gerais e Pernambuco. Confira as dicas do Conexão123!
Sul de Minas (Minas Gerais)
Mais conhecido pela produção de café, o Sul de Minas Gerais vem ganhando destaque nos últimos anos por sua viticultura, com rótulos premiados internacionalmente. A colheita das uvas é realizada durante o inverno mineiro, garantindo frutas com mais aroma e concentração de cor. Por isso, se for visitá-las e quiser ver a plantação colorida e os parreirais carregados, realize a viagem entre os meses de junho e agosto.
As produtoras mais reconhecidas da bebida estão espalhadas por diferentes cidades. Uma boa solução é combinar o roteiro, aproveitando o trajeto para visitar mais de uma vinícola. Conheça duas que têm produtos premiados na região:
- Maria Maria, em Boa Esperança – situada aos pés da Serra de Boa Esperança fica a premiada produtora Maria Maria, que pertence a uma família de cafeicultores que decidiu investir no ramo dos vinhos em 2006
- Luiz Porto, em Cordislândia – a marca teve início em 2005, com mudas importadas da região de Bordeaux, na França. Os parreirais se espalham por 15 hectares de terra, com produção de até 50 mil litros de vinho por ano
Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)
Uma das rotas do vinho no Brasil mais conhecidas está no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, que tem longa tradição na viticultura, graças às condições climáticas e geográficas da região, que favorecem a produção. A cidade mais famosa e que costuma servir de base para os roteiros turísticos é Bento Gonçalves, mas o vale também inclui Monte Belo do Sul e Garibaldi.
O Vale dos Vinhedos foi a primeira região produtora a receber a Denominação de Origem para vinhos no Brasil. Esse selo certifica que as condições geográficas garantem aos vinhos qualidades únicas, específicas da região.
E quais vinícolas visitar? Confira:
- Casa Valduga, em Bento Gonçalves: a mais tradicional da região. É uma visita certeira para os amantes do vinho. É considerada o maior conjunto para turismo vinícola no Brasil
- Almaúnica, em Bento Gonçalves: moderna e muito tecnológica. O local tem um pôr do sol deslumbrante
- Cave de Pedra, em Bento Gonçalves: se destaca por ser inspirada em um castelo medieval todo construído de pedras
- Chandon, em Garibaldi: vinícola especializada em espumantes da renomada marca francesa
Quer saber mais? Assista à visita especial dedicada ao enoturismo na região realizada pelo programa Conexão 123 – Expedição Brasil.
Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia)
Topar com parreirais no meio do sertão nordestino é, no mínimo, algo inusitado. Dificilmente associamos a vitivinicultura ao clima quente e seco da Caatinga. No entanto, técnicas inovadoras de irrigação, associadas a novas cultivares, tornaram a região do Vale do Rio São Francisco, entre os estados da Bahia e Pernambuco, um polo de produção de uvas e vinhos.
Por lá, é possível fazer uma rota de enoturismo que inclui transfer de ida e volta da cidade de Petrolina, que fica a cerca de uma hora da região. O tour oferece visitas guiadas a todas as áreas, com direito a prova de uvas e até um passeio de catamarã pelo famoso São Francisco.
Quais vinícolas visitar? Escolhemos duas para você conhecer:
- Vinícola Terra Nova, em Casa Nova (BA): de propriedade do conceituado grupo Miolo. A produção se concentra nos espumantes, vinhos jovens e frutados e sucos de uva integrais
- Vinícola Botticelli, em Santa Maria da Boa Vista (PE): de menor porte, vinícola com atendimento de excelência e restaurante renomado com cozinha internacional
Agora que você já conhece os principais destinos do enoturismo no Brasil, partiu viajar! A 123milhas tem os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.